A constante evolução do sistema condominial

José Roberto Graiche Júnior*

Com a crescente urbanização no Brasil, viver em condomínios passou a ser uma tendência natural para otimizar os espaços. Em quatro décadas de atuação, a AABIC (Associação das Administradoras de Bens Imóveis e Condomínios de São Paulo) tem visto os números do setor crescerem a cada dia. Juntos, nossos associados administram mais de 15 mil condomínios na cidade de São Paulo - sendo 85% do perfil residencial. São cerca de 120 mil funcionários e presença em quase 70% do mercado imobiliário da Capital.

Essa evolução exigiu e exige constante profissionalização e aperfeiçoamento do setor de administração condominial. Se antes as administradoras limitavam-se aos seus escritórios, apenas tratando de documentação e questões de contabilidade, hoje elas precisam estar preparadas com uma gama de conhecimentos nas mais variadas áreas, como Finanças, Relações Humanas, Economia, Engenharia, Direito e Administração. Afinal, a todo instante as necessidades se transformam, os hábitos consequentemente mudam e novas exigências surgem.

As administradoras se têm debruçado nos temas que envolvem a realidade dos condomínios, qualificando seus multiprofissionais para lidarem com as particularidades de cada empreendimento, trazendo estratégias e soluções. Estando elas aptas, não apenas respaldam seus clientes, mas também propiciam a eles qualificação para que, da mesma forma, tenham ciência de como proceder nas situações corriqueiras e estejam preparados até para o que ainda pode ocorrer.

Para isso, as empresas vêm investindo em treinamentos, palestras e workshops, promovendo a frequente troca de informações necessárias para fazer a engrenagem girar sem “empenar”.

O desenvolvimento do setor traz, além de deveres, ferramentas que contribuem com a fluidez e a otimização do trabalho das administradoras. Por isso, têm-se investido cada vez mais em tecnologias que garantam aos moradores toda a eficiência e segurança que ela é capaz de proporcionar. São novos equipamentos, softwares, enfim, aparato que, aliado à profissionalização de todas as partes envolvidas (administradoras + síndicos + outros trabalhadores + moradores), reformulam constantemente o processo de trabalho, tornando-o mais aprimorado a cada dia.

Esse aprimoramento diário ganha ainda mais força com o Enacon (Encontro Nacional das Administradoras de Condomínio), evento promovido anualmente pelo Secovi-SP, que em outubro chega à sua 15ª edição e que tem o apoio da AABIC desde sua primeira realização.

A AABIC reconhece essa iniciativa como um instrumento essencial para a atualização e a qualificação do trabalho das administradoras de condomínios. É uma oportunidade valorosa, por reunir empresários e profissionais do segmento e por trazer soluções inovadoras para a melhoria da gestão das empresas especializadas. Uma experiência tão agregadora que não é à toa que o Enacon faz parte do calendário de todo bom administrador de condomínio.

A vida em condomínio mudou e continuará mudando com a constante evolução da tecnologia, das cidades e, claro, das administradoras, que devem estar cada vez mais engajadas para entender, executar e planejar ações, cumprindo integralmente o papel que lhes cabe: proporcionar conveniência e eficiência ao dia a dia das pessoas.

*Presidente da AABIC (Associação das Administradoras de Bens Imóveis e Condomínios de São Paulo) e associado ao Secovi-SP

25 de setembro de 2019

 

Voltar


  • Ampliar
  • Câmara de Mediação Secovi-SP
  • Certificação Digital
  • Geosecovi
  • Milenium
  • PQE - Programa Qualificação Essencial
  • Rede Imobiliária Secovi
  • Revista Secovi
  • Secovi Novos Empreendedores
  • Universidade Secovi-SP
  • Gentilezas Urbanas
  • Núcleo de Altos Temas