O Enacon e os lemingues

“Teremos uma plataforma intuitiva,
com interação com palestrantes,
patrocinadores, expositores e entre
os participantes” Hubert Gebara*

Recentemente, o impagável Luis Fernando Verissimo publicou neste Estadão mais uma daquelas crônicas para guardar: “Geração Lemingue”. Compara as pessoas que, sem máscara ou distanciamento, superlotam praias bares etc. a uma espécie de bicho roedor que migra em bando seguindo um líder. E quando este se lança ao mar, todos fazem o mesmo. Morrem com ele.

Especialistas afirmam que não é bem assim. Que a migração em massa decorre da busca por alimento, que escasseia quando há explosões populacionais. E se acontece de haver um rio ou penhasco no caminho, os lemingues costumam cair. Daí a fama de suicidas. 

A questão é entender por que seres racionais e, espera-se, conscientes, estão se comportando da mesma forma. E como ficará a situação em São Paulo, por exemplo, já na fase verde, flexibilizando gradualmente atividades até então vedadas?

Quando estávamos idealizando o Enacon 2020, nosso tradicional Encontro Nacional de Administradoras de Condomínios, a covid-19 nos colheu de surpresa. Pela data programada, dias 11 e 12 de novembro, consideramos que a pandemia estaria bastante controlada. Por precaução, pensamos em fazer um evento híbrido, parte presencial, parte on-line. Obviamente, cumprindo rigorosamente todos os protocolos de segurança.

Entretanto, o número de casos e óbitos, embora decrescentes, evidenciavam que o vírus continuava ativo. Então, seria correto expor as pessoas a risco, especialmente aquelas que vêm de outros Estados e se utilizam de avião? Não estaríamos irresponsavelmente reproduzindo o comportamento dos lemingues?

A decisão mais prudente foi tomada. Este ano, nosso Enacon será 100% digital, assim como foi a Convenção Secovi, extremamente bem-sucedida.

O mais importante para os empresários, CEOs, gerentes e profissionais de nosso setor é informação, atualização e antecipação de tendências. E tudo isso estará literalmente à mão, pouco importando de que parte do País ou do mundo venham.

Teremos uma plataforma intuitiva e didática, que permitirá interação com palestrantes, com nossos patrocinadores, expositores e entre os participantes, pois o networking é um dos grandes valores do Enacon.

A programação do evento está disponível em www.enaconsecovi.com.br. Ótimos temas, excelentes expositores e, o principal, um público sempre disposto a aprender e a fazer cada vez melhor pelo nosso setor.

*Vice-presidente de Administração Imobiliária e Condomínios do Secovi-SP

MoviMente 2020 - Iniciativa do grupo Novos Empreendedores do Secovi-SP para aproximar startups e mercado imobiliário, o MoviMente chega à sua quarta edição. “Este ano, fizemos um chamamento àquelas que desenvolveram projetos durante a pandemia, destacando-se com soluções de maior contribuição ao mercado imobiliário”, afirma Rodrigo Abrahão, coordenador do NE. Uma bancada de especialistas do setor irá eleger os três melhores cases.

→ Ver coluna em PDF

 

Voltar


  • Ampliar
  • Câmara de Mediação Secovi-SP
  • Certificação Digital
  • Geosecovi
  • Milenium
  • PQE - Programa Qualificação Essencial
  • Rede Imobiliária Secovi
  • Revista Secovi
  • Secovi Novos Empreendedores
  • Universidade Secovi-SP
  • Gentilezas Urbanas
  • Núcleo de Altos Temas