Cursos - Universidade Secovi

Administração de Condomínios - Módulo I - 31ª Turma

das 19h às 22h 

Objetivo:
Geral: contribuir com a profissionalização do mercado através do exercício eficaz da administração condominial, oferecendo de forma integrada e multidisciplinar a aquisição de conhecimentos fundamentais e básicos que propiciem o desenvolvimento de competências profissionais, habilidades e atitudes propositivas para a gestão e administração qualificada de condomínios.

Específico: de forma integrada e relacional, propicia a aquisição de conhecimentos básicos e específicos do universo condominial referentes às questões jurídicas, administrativas, financeiras, manutenção, segurança e comportamentais. Visando qualificar, otimizar e agregar valor ao atendimento das demandas e necessidades coletivas e individuais da comunidade condominial.

Público-alvo: Síndicos; subsíndicos; profissionais de administração imobiliária e condominial; gestão de patrimônio imobiliário; flats e shoppings; gestores prediais e interessadas na área.


Programação

Pré-requisitos
Conhecimentos básicos de aritmética: porcentagem, fração e regra de três.

Competência
Este curso contribui para o desenvolvimento da seguinte competência: preparar os participantes a ampliar seus conhecimentos sobre Administração Condominial. Para isso, este curso envolve os seguintes tópicos e ações:

  • Noção histórica do surgimento e evolução social do conceito condomínio
  • Conhecer as características fundamentais da estrutura formal do condomínio edilício
  • Identificar direitos e deveres com relação à propriedade e o uso entre proprietários, inquilinos e usuários
  • Identificar os principais aspectos da legislação condominial para o funcionamento legal do      condomínio
  • Identificar as principais características e diferenças de função entre a convenção e o regimento interno
  • Compreensão básica da natureza jurídica e os tipos de assembleia
  • Identificar as responsabilidades da administradora e do síndico
  • Compreensão básica da estrutura técnica da gestão financeira do condomínio e seus parâmetros legais
  • Conhecer a legislação condominial específica que regra as multas e estabelece relações com os direitos e deveres dos condôminos
  • Conhecer as principais obrigações relativas à legislação trabalhista e sua hierarquia: Constituição, CLT e Convenção Coletiva
  • Conhecer a composição da folha de pagamento: salário, adicionais, benefícios e encargos     sociais
  • Compreender de forma básica os tipos de manutenção e as relações custos x benefícios x     segurança
  • Compreensão básica de como montar um programa de manutenção preventiva para agregar    valor a gestão e administração condominial
  • Compreender as limitações legais do síndico para autorizar e monitorar obras nas unidades privativas e a importância do condomínio ter um manual de obras e reformas
  • Ter compreensão básica de como elaborar um programa de gerenciamento de riscos como ferramenta de segurança e agregação de valor à gestão e administração condominial
  • Conhecer basicamente a estrutura e finalidade dos programas PPRA, PCMSO e CIPA
  • Saber identificar e classificar os riscos potenciais de incêndio no sistema condomínio e compreender de forma básica os métodos de extinção do fogo
  • Compreender basicamente as características e função dos equipamentos de combate a          incêndio obrigatório no sistema condomínio
  • Compreender basicamente as normas, legislação e procedimentos de manutenção preventiva dos sistemas e equipamentos de combate a incêndio do sistema condomínio


Ementa

  • Perfil Histórico do Conceito Condomínio
  • Estrutura Formal do Condomínio Edilício
  • Perfil da Legislação Aplicada ao Condomínio
  • Organização e Funcionamento do Condomínio Edilício
  • Assembleia Condominial
  • Gestão e Administração do Condomínio Edilício
  • Administração Financeira do Condomínio Edilício
  • Cobrança Extrajudicial
  • Administração de Pessoal - Legislação Trabalhista
  • Atendimento ao Cliente
  • Gestão do Sistema de Manutenção Predial
  • Gestão de Reformas e Alterações de Uso
  • Gerenciamento de Riscos no Condomínio
  • Sistema de Segurança Contra Incêndio


Programa

1. Breve Perfil Histórico do Conceito Condomínio

  • Comunhão
  • Condomínio
  • Direito de Posse
  • Função Social da Propriedade
  • Propriedade Condominial

2. Estrutura Formal do Condomínio Edilício

  • Condomínio Edilício
  • Área privativa (unidade exclusiva)
  • Áreas de uso comum
  • Fração ideal
  • Propriedade pública/entorno
  • Condômino - Proprietário
  • Inquilino – Usuário
  • Tipos de condomínio

3. Perfil da Legislação Aplicada ao Condomínio

  • Costumes - Legislação
  • Hierarquia da legislação
  • Legislação – Singularidades

4. Organização e Funcionamento do Condomínio Edilício

  • Convenção do Condomínio
  • Regimento Interno
  • Corpo Diretivo
  • Assembleia Condominial
  • Assembleia como ato jurídico

5. Assembleia Condominial

  • Natureza jurídica
  • Tipos e procedimentos para realização
  • Descrever o relacionamento do administrador com o conselho, moradores e colaboradores.
  • Reconhecer as mais comuns barreiras de comunicação
  • Demonstrar a habilidade de saber ouvir
  • Interpretar o comportamento não verbal
  • Comparar estilos de resolução de conflitos
  • Descrever o relacionamento do administrador com o conselho, moradores e colaboradores
  • Reconhecer as mais comuns barreiras de comunicação
  • Demonstrar a habilidade de saber ouvir
  • Interpretar o comportamento não verbal
  • Descrever a autoridade do Conselho Administrativo e a importância de educar o Conselho sobre suas responsabilidades
  • Definir os diversos tipos de reuniões (do conselho, especiais, anuais, emergenciais, executivas etc) e suas políticas e procedimentos.
  • Conduzir os processos de reunião pertinentes, incluindo as atas e a exigência legal de aviso prévio.

6. Gestão, Administração e Administradoras

  • Gestão Condominial
  • Administração Condominial
  • Autogestão e Autoadministração
  • Sindico Profissional

7. Administração Financeira do Condomínio Edilício

  • Despesas ordinárias
  • Despesas extraordinárias
  • Tipos de Rateios
  • Fundo de reserva
  • Previsão orçamentária
  • Prestação de contas
  • Tipos de contas
  • Contas contábeis

8. Cobrança Extrajudicial

  • Cobrança Extrajudicial
  • Proprietário Condominial
  • Inadimplência Condominial
  • Notificação Extrajudicial

9. Administração de Pessoal

  • Legislação Trabalhista
  • Admissão e Demissão
  • Piso Salarial
  • Convenção Coletiva
  • Profissões existentes no condomínio
  • Contratos de Trabalho
  • Encargos Sociais
  • Hora Extra
  • Compreender a importância da análise da função nos seguintes aspectos: identificar práticas de contratação eficazes; orientar o colaborador de forma bem-sucedida; realizar avaliações de desempenho efetivas; lidar com ações disciplinares legalmente; gerenciar a rotatividade de colaboradores

10. A transformação do atendimento em Relacionamento em uma Administradora de Condomínios

  • Conceitos e tendência do mercado de atendimento ao Cliente na área de Condomínio
  • Relacionamento cliente interno x cliente externo
  • Como construir um Relacionamento no Atendimento aos Síndicos/ Condôminos
  • Como lidar com diferentes perfis de Síndicos/ Condôminos

11. Introdução à Manutenção e Operação Predial

  • Conceito de Manutenção e Operação Predial
  • Introdução à Manutenção e sua importância
  • Manutenção no contexto da relação custo e benefício
  • Programa de manutenção preventiva
  • Círculo virtuoso e círculo tortuoso como processo de valorização social e patrimonial

12. Vistoria Predial

  • Vistoria como ferramenta de prevenção
  • Relação de competências entre inspeção, vistoria e fiscalização
  • Vistoria simulada de um edifício

13. Gerenciamento de Risco

  • Gerenciamento de riscos no condomínio
  • Riscos existentes no sistema condomínio
  • Dimensões do risco: probabilidade e impacto
  • Gerenciamento de riscos: método e estratégias
  • Classificação dos tipos de riscos conforme origem e causas

14. Prevenção e Combate a Incêndio

  • Incêndio - como fenômeno passível de ser prevenido e controlado
  • Riscos potenciais de incêndio no sistema condomínio
  • Ciência do Fogo: causa, composição e extinção
  • Combustível, comburente e calor
  • Métodos de extinção: abafamento, remoção de material e resfriamento
  • Ações preventivas: normatização e procedimentos específicos
  • Equipamentos e sistemas fundamentais: normatização, funcionamento e manutenção preventiva
  • Legislação específica
  • Brigada de incêndio e equipe de emergência

Avaliação da Aprendizagem
Será realizada prova de avaliação ao término do curso com a finalidade de identificar o nível de aprendizagem conforme os objetivos estabelecidos. A avaliação terá os seguintes critérios:

  • Aplicação no último dia de aula
  • Nota: de 0 a 10 pontos
  • Média de aprovação: 6,0 (seis)
     

Perfil dos Docentes

Carlos Eduardo Soares - Formado em Arquitetura e Urbanismo pela UMC; Pós-Graduado em Gestão de Marketing de Serviços pela FAAP; atuando desde 1996 em nas maiores empresas administradoras de condomínio do mercado e como sócio-diretor na Robotton Master Assessoria Imobiliária até 2002. Nesse período especializou-se na realização de assembleias de instalação e atualmente atua numa incorporadora na área de pré-implantação de condomínios.

Guilherme de Barros Monteiro Ribeiro – Engenheiro, corretor de imóveis, consultor, pós-graduado em Perícias e Avaliações, mestrando em Administração – FGV, executivo e empreendedor do mercado imobiliário (Diretor Inovação Imobiliária, Regus & HQ Group, Fernandez Mera, Cia. Bandeirantes, Secovi, IREM), Instrutor da Universidade Secovi, FGV, FAAP, ESPM, FIA, UBS e CRS; Certificações imobiliárias: ARM, CPM, CIPS, ABR, TRC, e-Buyer, Fire/Up e CERSIM. Autor de 2 livros e diversos manuais do mercado imobiliário.

Marco Cesar Braga Gubeissi – Administrador de Empresas pela FAAP; Advogado pela FMU; ARM - pelo IREM/EUA; CPM - pelo IREM/EUA; Coordenador do Núcleo das Administradoras de Condomínios; Vice-Presidente do Capítulo Brasileiro do IREM; Sócio da Verti Administração e Assessoria Imobiliária.

Michel Rosenthal Wagner - Advogado especialista em Direito Imobiliário, Contratual e Educacional. Membro da LARES – Latin American Real Estate Society
Membro Técnico das Vice-Presidências de administração imobiliária, condomínios e sustentabilidade do Secovi. Presidente da Comissão de Direito Imobiliário, Urbano e de Vizinhança da OAB/SP – seccional Pinheiros. Membro da Câmara Ambiental do Instituto Brasileiro de Avaliações e Pericias de Engenharia do Estado de São Paulo - IBAPE/SP. Mestre pela PUC/SP em Direitos difusos e coletivos com o trabalho: situações de vizinhança no condomínio edilício: soluções de conflito, mediação e paz social - aspectos filosóficos, urbanísticos e ambientais.

Ricardo Barreto - Advogado graduado pela UNG; Pós graduado em Direito imobiliário pela EPD (Escola Paulista de Direito); ARM (Accredited Residential Manager) pelo IREM/EUA (Institute of Real Estate Management); 17 anos de experiência na administração de propriedades residenciais e comerciais; Instrutor da Universidade Secovi.

Ricardo dos Santos Ferreira Gonçalves – Engenheiro Civil formado pela FAAP; Especialista em Gerenciamento de Empreendimentos Imobiliários formado pela Fundação Getúlio Vargas; Membro da Vice-Presidência de Administração Imobiliária e Condomínios do Secovi; Instrutor da Universidade Secovi.

Wanda Sanchez - Psicóloga, Escritora e Palestrante em Customer Services em todo Brasil. Fez parte do corpo docente do Centro Universitário Ibero-Americano, estruturando o curso Gestão de Relacionamento com o Cliente. Contribuiu em empresas como: Correios, Sabesp, AES Eletropaulo, Bradesco, Natura, Senac, entre outras. É autora do livro premiado pela Associação Brasileira de Teleserviços: "Monitoria do Relacionamento com o Cliente – Desenvolvendo Talentos e Alcançando resultados no Relacionamento com o Cliente”.

Wilson Cedismondi – Formado em Administração de Empresas pela Fecap (Fundação Escola Álvares Penteado) e Fatec-Uniesp, com especialização em Psicologia Empresarial. Especialista em Auditoria Trabalhista e Gestão de Pessoal. Professor da Universidade Secovi-SP, Faculdade e Colégio Radial,, ministrando os temas Administração Financeira, Administração de Recursos Humanos, Administração Mercadológica, Organização Técnica Comercial, Treinamento Motivacional e Desenvolvimento Pessoal. É consultor do setor de treinamento do SindusCon-SP, Sindeprestem-SP e do Sescon-SP. Com especialidade na área condominial e construção civil desde 1998.


Certificado
Serão fornecidos certificados aos alunos aprovados na avaliação e que tiverem frequência mínima de 75%.

Referências Bibliográficas

ANGÉLICO, Américo Izidoro. Condomínio no Novo Código Civil. 3a Edição. Editora Juarez de Oliveira,2005.

RIBEIRO, Guilherme de Barros Monteiro. Condomínios: Gestão Financeira para Administradores. Millenium Editora, 2002

RIBEIRO, Guilherme de Barros Monteiro e outros. Inspeção Predial - Check-up Predial: Guia da Boa Manutenção. 3ª edição. Leud, 2012.

SOUZA, Agnaldo Celino. Condomínio em Edifícios – Manual do Condômino. 5a Edição. Editora Atlas S.A, 2007.

ELIAS FILHO, Rubens Carmo. As despesas do condomínio edilício. São Paulo: Editora Revista dos Tribunais, 2006.

FUCCI, Paulo Eduardo. Condomínio, Estatuto da Cidade e o novo Código Civil. São Paulo: Juarez de Oliveira, 2003.

LOPES, João Batista. Condomínio. 6ª ed. São Paulo: Editora Revista dos Tribunais, 1997.

MALUF, Carlos Alberto Dabus, MARQUES, Márcio Antero Motta Ramos. O condomínio edilício e o novo Código Civil. São Paulo: Saraiva.

KOJRANSKI, Nelson. Condomínio edilício: aspectos jurídicos relevantes. Rio de Janeiro: GZ, 2011.

PEREIRA, Caio Mário da Silva. Condomínios e incorporações. Rio de Janeiro: Forense, 1999.

QUEIROZ, Luiz Fernando de. Guia do condomínio IOB. São Paulo: IOB, 1994.

RUGGIERO, Biasi Antonio. Questões imobiliárias. São Paulo: Saraiva, 1997.

TARCHA, Jorge, SCAVONE JÚNIOR, Luiz Antonio. Despesas ordinárias e extraordinárias de condomínio: manual de orientação para condôminos, síndicos, locadores, locatários e profissionais de direito. São Paulo: J. de Oliveira, 1999.

TERRA, Marcelo. Temas jurídicos nos negócios imobiliários. São Paulo: IOB, 1991.

VIANA, Marco Aurélio S. Manual do condomínio edilício. Rio de Janeiro: Forense, 2009.

BERGAMINI, M.C. Capital Humano – O que é e por que as pessoas investem nele, São Paulo, Nobel, 2001.

FITZ-ENZ J. Retorno do investimento em capital humano, medindo o valor econômico dos desempenhos dos colaboradores, São Paulo, Futura, 2000.

GUBMAN, E. L. Talento, Desenvolvendo pessoas e estratégias para obter resultados extraordinários, São Paulo, Campus, 5ª Edição, 1999.

MATOZO, L., Call Center modismo ou realidade? Rio de Janeiro, Editora Record 2000.

PEPPPERS AND ROGERS GROUP, CRM Series Marketing 1 to 1, São Paulo, Makron Books, 2000.

PEPPPERS AND ROGERS GROUP, Call Center 1 to 1, São Paulo, Makron Books, 2001.

SANCHEZ, WANDA, Monitoria em Call Center – Desenvolvendo talentos e alcançando resultados no relacionamento com o cliente, São Paulo, Nobel, 2010.

AMORIM José Roberto Neves/CASCONI Francisco Antonio - Condomínio Edilício - aspectos relevantes - Editora Método - 2ª edição - São Paulo - SP – 2002.

ARAUJO Lino/ JAFET Sergio/Rocha Gabriela - Ser Síndico Não É Padecer no Condomínio - Amaral Gurgel Editorial - 1ª edição - São Paulo - SP – 2014.

FRANCO J. Nascimento - Condomínio - Editora Revista dos Tribunais - 2ª edição - São Paulo - SP – 1999.

LOPES João Batista - Condomínio - Editora Revista dos Tribunais - 8ª edição - São Paulo - SP – 2003.

NETO João Alfredo Mello - Manual Teórico e Prático do Condomínio - Editora Aide - 2ª edição - Rio de Janeiro - RJ  -1996.

OLIVEIRA Cristiano de Souza - Sou Síndico e Agora ? - Grupo Direcional - 1ª edição - São Paulo - SP – 2012.

WAGNER Michel Rosenthal - Situações de Vizinhança no Condomínio Edilício, desenvolvimento sustentável das cidades, soluções de conflitos, mediação e paz social - Editora Millennium - 1ª edição - São Paulo - SP – 2015.

Carga horária e organização curricular: 60 horas
Duração: 14/08 a 30/10/17 (segundas e quartas-feiras), das 19h às 22h

Este curso é pré-requisito para as certificações:

O Institute of Real Estate Management (Instituto de Administração de Propriedades Imobiliárias) - IREM® é uma comunidade internacional de administradores de propriedades dedicados a práticas comerciais éticas, visando maximizar o valor do investimento no mercado imobiliário e promover um conceito superior de se gerir propriedades por meio da educação e do compartilhamento de informações. Fundado em 1933, tem sede em Chicago e mais de 90 capítulos distribuídos em 8 países, incluindo o Brasil (Chapter 111 – São Paulo). Afiliado à National Association of REALTORS® (Associação Nacional de Corretores de Imóveis dos Estados Unidos) - maior e mais importante associação do mercado imobiliário do mundo, o IREM® é a casa de todos os profissionais ligados ao segmento de administração de propriedades.

 

A ACCREDITED RESIDENTIAL MANAGER (Administrador de Propriedades Residenciais Credenciado) - ARM® é a certificação conferida pelo IREM® que reconhece profissionais de acordo com os mais altos padrões em educação, experiência e ética na administração de propriedades residenciais, contando com mais de 3.400 profissionais certificados em 8 países, incluindo o Brasil.

 

CPM® – CPM® Certified Property Manager identifica o profissional como especialista em administração de propriedades residenciais de grande porte, comerciais, propriedades industriais ou portfólios mistos.

 

 

Informações Importantes:
1) Os pagamentos parcelados só serão aceitos desde que a última parcela seja quitada até o penúltimo dia do curso.

2) Em casos de cancelamento ou adiamento do curso:

  • O curso poderá ser cancelado ou adiado por falta de quórum, com até 24 horas de antecedência da data prevista para seu início;
  • Na hipótese de cancelamento, serão devolvidos 100% do valor pago, por meio de depósito em conta bancária indicada pelo PARTICIPANTE, correspondente a PESSOA FÍSICA ou PESSOA JURÍDICA apontada na ficha de inscrição como responsável pelo pagamento, em até 20 (vinte) dias úteis após indicação dos dados bancários;
  • Na hipótese de adiamento, serão devolvidos, MEDIANTE REQUERIMENTO do PARTICIPANTE endereçado ao e-mail da universidade@secovi.com.br, 100% do valor pago, também por meio de depósito em conta bancária indicada por ele, em até 20 (vinte) dias úteis após indicação dos dados bancários;
  • O reembolso em ambos os casos será feito única e exclusivamente em nome de quem efetuou o pagamento.

3) Inclui material didático fornecido pelos docentes (disponibilizado na área do aluno ou impresso), coffee-breaks e certificado da Universidade Secovi.
Observação: aos alunos da Transmissão Simultânea ponto a ponto não será entregue material impresso.

4) A Universidade reserva-se o direito de alterar as datas, horários ou mesmo cancelar programas, dependendo do número de interessados.


PONTUAÇÃO

 

INVESTIMENTO

                                                                                          Presencial
Participantes À vista com desconto                                                   Parcelado
Sócios Secovi-SP R$ 3.139,00 2X R$ 1.632,00 3X R$ 1.109,00 4X R$ 847,00 5X 690,00
Demais interessados R$ 3.923,00 2X R$ 2.040,00 3X R$ 1.386,00 4X R$ 1.059,00 5X 863,00
Aceitamos inscrições de transmissão simultânea para as regionais do Secovi, empresas, entidades e órgãos públicos localizados na capital, interior de São Paulo e outros estados. Formação de turma para transmissão simultânea dependerá do número de interessados.
                                                                          Transmissão Simultânea
Participantes À vista com desconto                                                   Parcelado
Sócios Secovi-SP R$ 1.773,00 2X R$ 922,00 3X 626,00 4X 478,00 5X R$ 390,00
Demais interessados R$ 2.217,00 2X R$ 1.152,00 3X 783,00 4X 598,00 5X R$ 487,00

REALIZAÇÃO

INFORMAÇÕES

Contato: (11) 5591-1306. E-mail: universidade@secovi.com.br
Local: Sede da Universidade Secovi-SP: Av. Brigadeiro Luiz Antonio, 2344 – 10º andar. São Paulo – SP – Próximo à Estação Brigadeiro do Metrô.
Outras informações: A Universidade Secovi reserva-se o direito de alterar a data, os horários ou mesmo cancelar o curso/evento, dependendo do número de interessados.

O Secovi-SP reserva-se o direito de alterar a data, os horários ou mesmo cancelar o curso/evento, dependendo do número de interessados


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