Cursos - Universidade Secovi

Branding para imobiliárias: ferramentas para desenvolvimento e gestão de marcas

Das 9 às 12 horas

Objetivo: Oferecer para o proprietário ou gestor de imobiliárias as ferramentas necessárias para criar uma marca com diferenciais que levem a uma maior chance de sucesso, mesmo com limitações de recursos para o seu desenvolvimento.
O curso detalha as características de uma marca para ela ser bem sucedida no ambiente contemporâneo de negócios, discute os principais métodos de criação de marca e sugere um processo para a criação de marcas com baixo investimento.
A partir do material apresentado, o participante conseguirá criar um modelo para a construção da sua marca e usar as ferramentas de branding para melhorar a eficácia dos gastos em mídia e de prospecção de clientes por meio de: melhor direcionamento do planejamento e desenvolvimento da empresa; criação de cultura organizacional de construção de marca e valor; envolvimento de fornecedores de comunicação para a criação de materiais mais eficientes.
Ao aplicar as metodologias desenvolvidas durante o curso, o participante será capaz de definir melhor para quem vender e, como consequência, o que e como vender. Uma boa descrição de público-alvo leva a escolher imóveis mais adequados para eles, a definir melhor com quais corretores trabalhar e até a maneira de entrar em contato com os potenciais clientes, melhorando, assim, os resultados de negócio.

Público-alvo: Este curso destina-se a proprietários e gestores de imobiliárias e para colaboradores que centralizem as funções de marketing e comunicação.


Programação

Pré-requisitos
Não há.

Competência
Este curso visa preparar os participantes a entender a importância da diferenciação de propostas de   valor e de comunicação para suas imobiliárias.
O curso, em formato workshop, irá fazer com que os participantes trabalhem nas suas próprias marcas, aprendendo que podem realizar experiências e ajustes nelas, com apoio dos colegas e do professor. O aprendizado se dá pela prática.
O curso envolve também as seguintes ações:

  • Compreender as características das marcas contemporâneas;
  • Entender conceitos básicos de marcas como público-alvo, análise de concorrência, diferenciação, posicionamento e identidade de marca;
  • Definir como o público-alvo direciona os imóveis a serem trabalhados, os corretores que farão parte da equipe e como abordar os possíveis clientes de maneira mais assertiva;
  • Refletir sobre sua própria marca no contexto competitivo, pensando em alterações que possam melhorar suas perspectivas de negócios;
  • Planejar uma marca, seja a sua ou a de algum colega de curso, com as ferramentas disponibilizadas, gerando uma experiência que pode ser replicada dentro de sua própria empresa.


Ementa
Fundamentar o que é uma marca, como ela é percebida pelas pessoas e entender o processo de utilização e papel da marca na sociedade contemporânea. Entender os diferentes processos de criação de marcas como aqueles propostos por Aaker, Keller e Kapferer, seus potenciais e limitações. Dar ferramentas aos participantes para fazer as escolhas essenciais para o planejamento de uma marca, num método desenvolvido pelo próprio facilitador.
Preparar os alunos para aplicar um processo de marca especificamente desenvolvido para que as imobiliárias tenham um impacto rápido e relevante nos seus negócios.
 

Programa
Contexto atual das marcas e desenvolvimento de maneira prática dos principais conceitos e ferramentas para o planejamento e gestão de marcas.

  • Contextualização do papel das marcas
    • A marca no contexto contemporâneo.
    • A importância da marca no mercado B2C e no mercado B2B.
       
  • Criação da promessa essencial da marca
    • A origem da marca: criação do seu propósito essencial.
    • Análise do mercado: segmentação, definição de público-alvo e análise da concorrência.
    • Definição do posicionamento – o caminho que a empresa/marca irá trilhar.
    • Como o posicionamento impacta no processo das definições essenciais de uma imobiliária: que imóveis anunciar, como abordar um potencial cliente e como direcionar ações de comunicação de maneira assertiva.
       
  • Desenvolvimento da marca estendida
    • Atributos: dando sustentação ao posicionamento.
    • Construção da reputação: os valores da marca no mercado.
    • Associações e identidade: como a marca deve ser diferenciada.
    • Atributos de personalidade: como esta marca irá se relaciona com os seus consumidores?
    • Modelos de descrição de posicionamento.
    • Definir como a marca poderá ser usada para ajustar discursos de vendas e orientar fornecedores de comunicação a serem mais assertivos nas suas criações e estratégias.
       
  • Tangibilização da marca
    • Naming - desenvolvimento do nome da marca e sua importância.
    • Elementos visuais e logotipo – desenhando a mensagem da marca.
    • Tom de voz e comunicação – transmitindo a mensagem da marca através do não verbal.
    • Avaliar os seus materiais atuais: eles estão passando a imagem necessária?

 

Atividades: aulas dialogadas, com reflexão sobre o papel das marcas na sociedade contemporânea. Dinâmicas de grupo do tipo “workshop” para a criação de materiais das marcas dos alunos participantes. Criação de planejamentos preliminares de marcas dos alunos que desejarem ter suas empresas discutidas nos grupos.
 

Estratégias de Aprendizagem
Situações ativas de aprendizagem que possibilitarão ao participante trocar constantemente ideias, dividir com os docentes suas experiências individuais e criar planejamentos a partir das ferramentas fornecidas pelo curso, num projeto prático e real.
 

Avaliação da Aprendizagem
A avaliação é realizada considerando os seguintes critérios:

  • 60% participação nas dinâmicas de aulas
  • 40% apresentação de projeto aplicando os conceitos estudados

 

Perfil do Docente

Marcos Bedendo é publicitário pela ESPM-SP e mestre em administração de empresas pela    EAESP-FGV na disciplina de estratégias de marketing e doutorando em Gestão de Marcas no departamento de Marketing da FEA-USP.
É professor de Gestão de Marcas (Branding) e Marketing para os cursos de pós-graduação da ESPM-SP, da FIA e da FGV.
Foi gerente de produtos, marca e marketing de grandes empresas nacionais e multinacionais como Parmalat, Whirlpool, Unilever e Bauducco. Lançou mais de uma centena de produtos no Brasil e outros países da América Latina. Coordenou campanhas nacionais e globais de comunicação. É consultor associado da Brandwagon Consultoria de Marca onde desenvolve marcas para empresas como Merck Sharp & Dome, ItaúBBA, Ultracargo, Somos Educação e Bacardi, entre outras.
Lançou, em 2015, o livro Branding para Empreendedores, onde detalha um processo de desenvolvimento de marcas para empresas de pequeno e médio porte, lançado pela Mbooks. É mentor de startups na ACE, maior e mais premiada aceleradora de startups do Brasil. É autor do blog “Branding, Consumo e Negócios”, no portal da revista Exame, e participa como fonte de publicações como Estadão, Folha de São Paulo, Meio e Mensagem, Propmark, Época, entre outras publicações de negócios.
 

Certificado
Serão fornecidos certificados aos alunos que tiverem frequência mínima de 75%.


Referências Bibliográficas

  1. RIES, Al; TROUT Jack. Posicionamento: a batalha por sua mente. São Paulo: Pearson Makron Books, 2002.
  2. KOTLER, P.; KELLER, K.L. Administração de Marketing. 12ed. São Paulo. Pearson, 2012
  3. AAKER, David e JOACHIMSTHALER, Erich. Como Construir Marcas Líderes. São Paulo: Futura, 2007.
  4. AAKER, David A. Brand Equity: Gerenciando o Valor da Marca. São Paulo: Negócio Editora, 1998
  5. KAPFERER, J. N. As marcas, capital da empresa: criar e desenvolver marcas fortes. Porto Alegre: Bookman, 2004.


Carga horária e organização curricular: 15 horas
Duração: 18/09 a 2/10/2017 (segundas e quartas-feiras), das 9 às 12 horas


Informações Importantes
1)
Os pagamentos parcelados só serão aceitos desde que a última parcela seja quitada até o penúltimo dia do curso.

2) Em casos de cancelamento ou adiamento do curso:
O curso poderá ser cancelado ou adiado por falta de quórum, com até 24 horas de antecedência da data prevista para seu início.

  • Na hipótese de cancelamento serão devolvidos 100% do valor pago, por meio de depósito em conta bancária indicada pelo PARTICIPANTE, correspondente à PESSOA FÍSICA ou à PESSOA JURÍDICA apontada na ficha de inscrição como responsável pelo pagamento, em até 20 (vinte) dias úteis após a indicação dos dados bancários.
  • Na hipótese de adiamento serão devolvidos, MEDIANTE REQUERIMENTO do PARTICIPANTE endereçado ao e-mail universidade@secovi.com.br, 100% do valor pago, por meio de depósito em conta bancária indicada por ele, em até 20 (vinte) dias úteis após a indicação dos dados bancários.

O reembolso em ambos os casos será feito única e exclusivamente em nome de quem efetuou o pagamento.

3) Inclui material didático (disponibilizado na área do aluno em nosso site), coffee-breaks e certificado da Universidade Secovi.
4) A Universidade Secovi reserva-se o direito de alterar as datas, os horários ou mesmo cancelar programas, dependendo do número de interessados.


PONTUAÇÃO

 

INVESTIMENTO

Participantes À vista com desconto Parcelado
Sócios Secovi-SP R$ 870,00 2x R$ 452,00
Demais Interessados R$ 1.090,00 2x R$ 567,00

REALIZAÇÃO

INFORMAÇÕES

Contato: (11) 5591-1306. E-mail: universidade@secovi.com.br
Local: Sede da Universidade Secovi: Av. Brigadeiro Luiz Antônio, 2344 – 9º andar. São Paulo – SP – Próximo à estação Brigadeiro do metrô

O Secovi-SP reserva-se o direito de alterar a data, os horários ou mesmo cancelar o curso/evento, dependendo do número de interessados


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