Cursos - Universidade Secovi

Gestão de crise de imagem de marca no mundo com redes sociais

Das 9h às 12h

Objetivo: No mundo contemporâneo, marca é um dos ativos mais valorizados pelos mercados. Com o empoderamento da sociedade, as marcas ficaram mais frágeis e expostas: aumento da quantidade de crises de marca, aumento da comunicação entre consumidores e aumento da velocidade de troca de informação. Redes sociais, Reclame Aqui, blogs de notícias sensacionalistas, o poder de comunicação está na mão da sociedade como um todo.  No competitivo mercado imobiliário, estar preparado para a gestão de crise de marca pode fazer a diferença entre a sobrevivência e a morte do negócio.

Público-alvo: Responsáveis pela gestão de marca e comunicação de incorporadoras, incluindo profissionais de gestão, marketing, comunicação e agências. Demais públicos de interesse no mercado imobiliário.


Programação

Pré-requisitos
Conhecimentos básicos de administração e marketing.

Competência
Ao final deste curso, o participante deverá ser capaz de: entender e relacionar os principais conceitos de marca, sistema de informação de marketing e gestão de crise de marca; criticar os processos atuais e localizar fragilidades; organizar um processo básico de gestão de crise de marca de incorporadoras, envolvendo as atividades de prevenção, gestão e recuperação. 

Ementa

  • Contexto contemporâneo – Marcas mais fortes e mais fragilizadas.
  • Principais conceitos – marca, imagem, posicionamento, comunicação, crise de imagem, comitê de crise, sistema de informação de marketing, inteligência de marketing, pesquisa de marketing, comitê de crise.
  • Gestão de crise, exemplos reais e simulações (RPG).
  • Matriz de risco e sua elaboração.


Programa

1º bloco - Contexto e conceitos.

2º bloco – A característica das crises de marca.

3º bloco – Uso da informação para gestão de crises de marca.

Estratégias de Aprendizagem
Foram organizadas como estratégias várias situações ativas de aprendizagem que possibilitarão ao participante trocar constantemente de ideias e dividir com os docentes suas experiências individuais.
Serão utilizadas proposições de problemas, discussões em grupo, casos, enriquecidos com exemplos reais trazidos pelo professores e alunos.

Avaliação da Aprendizagem
A avaliação é realizada considerando os seguintes critérios:

  • Participação nas discussões em sala.
  • Participação nos exercícios individuais e em grupo em sala.
     

Perfil do Docente
Alexandre Borba Salvador: professor, palestrante e consultor e facilitador de treinamentos.

Professor de pós-graduação e MBA em grandes faculdades como ESPM, FIA, FGV, FAAP e SENAC. Facilitador de treinamentos de desenvolvimento de líderes. 15 anos de experiência como executivo de marketing, com passagem por bancos, empresas de tecnologia e empresas de alimentos e bebidas. Grande experiência em desenvolvimento de marcas, gestão de negócios, inteligência, gestão de crise de marca e processo de inovação. Doutorando em Administração de Empresas - Marketing pela FEA-USP. Mestre em Administração de Empresas – Marketing pela FEA/USP. Graduado em Administração de Empresas pela FEA/USP, com especializações em Administração de Marketing pela Madia Marketing School, Gestão de Produto pela ESPM, Gerenciamento de Produto pela FGV, Fundamentos da Psicanálise pelo Instituto Sedes Sapientiae e MBA Executivo pelo Insper.

Certificado
Serão fornecidos certificados aos alunos que tiverem frequência mínima de 75%.

Referências Bibliográficas

CHIUSOLI, C. L.; IKEDA, A. Sistema de Informação de Marketing (SIM): ferramenta de apoio com aplicações à gestão empresarial. São Paulo: Atlas, 2010. 

COOMBS, W. T. Protecting Organization Reputations During a Crisis: The Development and Application of Situational Crisis Communication Theory. Corporate Reputation Review, v. 10, n. 3, p. 163–176, 2007a. 

COOMBS, W. T. Attribution Theory as a guide for post-crisis communication research. Public Relations Review, v. 33, n. 2, p. 135–139, jun. 2007b. 

DE MATOS, C. A.; ROSSI, C. A. V. Consumer reaction to product recalls: factors influencing product judgement and behavioural intentions. International Journal of Consumer Studies, v. 31, n. 1, p. 109–117, jan. 2007. 

DEAN, D. H. Consumer Reaction to Negative Publicity: Effects of Corporate Reputation, Response, and Responsibility for a Crisis Event. Journal of Business Communication, v. 41, n. 2, p. 192–211, abr. 2004. 

LAUFER, D.; COOMBS, W. T. How should a company respond to a product harm crisis? The role of corporate reputation and consumer-based cues. Business Horizons, v. 49, n. 5, p. 379–385, set. 2006. 

LIPOVETSKY, G. Metamorfoses da cultura liberal. Porto Alegre: Editora Sulina, 2004. 

MATOS, C. A. DE; VEIGA, R. T. Os efeitos da publicidade negativa nas atitudes dos   consumidores. Caderno de Pesquisas em Administração, v. 10, n. 2, p. 69–86, 2003. 

ROSA, M. Como lidar com crises de imagem: a síndrome de Aquiles. São Paulo: Editora Gente, 2001. 

SALVADOR, A. B.; IKEDA, A. A. Big Data Usage in the Marketing Information System. Journal of       Data Analysis and Information Processing, v. 2, n. August, p. 77–85, 2014. 

 SALVADOR, A. B.; IKEDA, A. A. BIG DATA NA GESTÃO DE CRISE DE MARCA: UM ENSAIO       EXPLORATÓRIO. RIMAR, v. 5, n. 1, p. 3–14, 2015. 

SALVADOR, A. B.; STREHLAU, V. I.; IKEDA, A. A. LOCAL CRISIS OF GLOBAL BRAND AND MONITORING OF USE OF SOCIAL MEDIA. Remark, v. 14, n. 4, p. 438–450, 2015. 


Carga horária e organização curricular: 9 horas
Duração: 9, 16 e 23/8/2017 (quartas-feiras), das 9h às 12h.

Informações Importantes:
1) Os pagamentos parcelados só serão aceitos desde que a última parcela seja quitada até o penúltimo dia do curso.

2) Em casos de cancelamento ou adiamento do curso:

O curso poderá ser cancelado ou adiado por falta de quórum, com até 24 horas de antecedência da data prevista para seu início.
Na hipótese de cancelamento, serão devolvidos 100% do valor pago, por meio de depósito em conta bancária indicada pelo PARTICIPANTE, correspondente à PESSOA FÍSICA ou PESSOA JURÍDICA apontada na ficha de inscrição como responsável pelo pagamento, em até 20 (vinte) dias úteis após indicação dos dados bancários.
Na hipótese de adiamento, serão devolvidos, MEDIANTE REQUERIMENTO do PARTICIPANTE endereçado ao e-mail universidade@secovi.com.br, 100% do valor pago, também por meio de depósito em conta bancária indicada por ele, em até 20 (vinte) dias úteis após indicação dos dados bancários.
O reembolso em ambos os casos será feito única e exclusivamente em nome de quem efetuou o pagamento.

3) Inclui material didático, coffee-breaks e certificado da Universidade Secovi.

4) A Universidade reserva-se o direito de alterar as datas, horários ou mesmo cancelar programas, dependendo do número de interessados.


PONTUAÇÃO

 

INVESTIMENTO

Participantes À vista com desconto 2 Parcelas
Sócios Secovi-SP R$ 522,00 R$ 271,00
Demais interessados R$ 652,00 R$ 340,00

 


REALIZAÇÃO

INFORMAÇÕES

Contato: (11) 5591-1306. E-mail: universidade@secovi.com.br
Local: Sede da Universidade Secovi-SP: Av. Brigadeiro Luiz Antônio, 2344 – 9º andar. São Paulo – SP – Próximo à estação Brigadeiro do metrô.

O Secovi-SP reserva-se o direito de alterar a data, os horários ou mesmo cancelar o curso/evento, dependendo do número de interessados


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