Cursos - Universidade Secovi

Incorporação Imobiliária – 14ª Turma

das 19h às 22h

Objetivo:
Proporcionar aos participantes, conhecimentos gerais sobre a atividade de incorporação imobiliária, desde a prospecção e aquisição do terreno até a construção e entrega do empreendimento, passando pelos aspectos relacionados ao direito imobiliário, a sustentabilidade, ao zoneamento da cidade de São Paulo e a estimativa de áreas de projeto, ao processo de comercialização das unidades, a análise econômica e financeira de empreendimentos, além do compartilhamento de casos reais vivenciados pelo corpo docente, composto por experientes profissionais do setor.

Público-alvo:
Este curso destina-se a empresários, gerentes de incorporação, engenheiros, arquitetos, advogados, gerentes de vendas, investidores e qualquer outro profissional interessado em conhecer a atividade de incorporação imobiliária.


Programação

Pré-requisitos

Ter conhecimentos básicos de operação de planilha eletrônica Excel e trazer notebook com este software instalado para uma aula prática de análise econômica e financeira.

Competência

Ao final deste curso, o participante terá adquirido conhecimentos gerais sobre a atividade de incorporação imobiliária, de acordo com os temas descritos no programa abaixo.

Programa e ementas

Introdução a atividade de incorporação imobiliária (1 aula)

  • Visão geral de um empreendimento imobiliário

Prospecção, aquisição de terrenos (1 aula)

  • Estudo da vocação do terreno;
  • Análise preliminar da Legislação Urbana (restrições e potenciais);
  • Análise do terreno (infraestrutura, topografia, solo, contaminação/lençol freático,         documentação);
  • Estudo das exigências e restrições dos órgãos públicos envolvidos (zoneamento, uso e         ocupação do solo, enquadramento em Operação Urbana e Outorga, exigências em outras instâncias etc);
  • Pesquisa de mercado e Estudo da vocação do terreno;
  • Estudos de arquitetura;
  • Aspectos da negociação com proprietários;
  • Formas de Pagamento: dinheiro ou permutas.

Gestão do empreendimento (4 aulas)

  • Contratos de Serviços
    • Contratação da construtora;
    • Desenvolvimento de projetos técnicos;
    • Contratação de empreiteiros e fornecedores diversos;
    • Montagem do canteiro de obras.
  • Acompanhamento da obra
    • Acompanhamento da obra (previsto x realizado);
    • Revisão de projetos em razão de imposições técnicas;
    • Contratação de empreiteiros e fornecedores diversos;
    • Regularização da construção com vistas ao “habite-se”;
    • Elaboração do orçamento da obra;
    • Cronograma físico financeiro.
    • Norma de Desempenho

  • Finalização e entrega do empreendimento
    • Emissão de certidões necessárias ao “habite-se”;
    • Vistorias pelos órgãos públicos;
    • Emissão de alvarás diversos;
    • Entrega das chaves;
    • Assembleia de instalação do condomínio.
  • Outros aspectos relacionados a gestão do empreendimento
    • Relacionamento com os clientes
    • Compliance e governança corporativa


Aprovações e licenciamentos de empreendimentos (1 aula)

  • Fontes Alternativas de Recursos;
  • Sistema Financeiro de Habitação (SFH);
  • Sistema Financeiro Imobiliário (SFI);
  • Sistemas de financiamento para famílias de baixa renda;
  • Mercado imobiliário e economia.
  • Fontes Alternativas de Recursos;
  • Sistema Financeiro de Habitação (SFH);
  • Sistema Financeiro Imobiliário (SFI);
  • Sistemas de financiamento para famílias de baixa renda;
  • Mercado imobiliário e economia.


Zoneamento de São Paulo (3 aulas)

  • Evolução histórica
  • Conceitos norteadores do Plano Diretor Estratégico e da Lei de Zoneamento de São Paulo
  • Zonas e categorias de uso 
  • Parâmetros urbanísticos
  • Quota ambiental
  • Retrofit e reforma / Código de Obras
  • Áreas de interesse social  
  • Exemplos práticos de busca 
  • Estudo de viabilidade técnico-legal e estimativa de áreas de projeto


Sustentabilidade no Setor Imobiliário (2 aulas)

  • Conceitos de sustentabilidade
  • Problemas socioambientais e econômicos no planeta e no desenvolvimento imobiliário
  • Possíveis soluções para um desenvolvimento imobiliário sustentável
  • Custos adicionais e benefícios econômicos da construção sustentável
  • Certificações ambientais para edifícios


Aprovações e licenciamentos (1 aula)

  • Aprovações e licenciamentos de incorporações imobiliárias


Direito imobiliário (5 aulas)

  • Lei 4591/64 de Incorporações Imobiliárias
  • Patrimônio de afetação
  • Alienação fiduciária
  • Modelos de aquisição de terrenos para incorporação;
  • Montagem jurídica e registro do Memorial de Incorporação;
  • Registro Imobiliário;
  • Aspectos jurídicos no relacionamento com clientes;
  • Elaboração e registro da Convenção de Condomínio;
  • Estruturação societária e tributação.
  • Responsabilidades dos envolvidos numa incorporação imobiliária


Lançamento e comercialização (2 aulas)

  • Definição de produto
  • Definição da campanha e das peças de marketing;
  • Treinamento da equipe de vendas;
  • Abertura do processo de comercialização.
  • Dados de mercado


Marketing digital para incorporadoras imobiliárias (2 aulas)

  • Utilização de Big Data, redes sociais, ferramentas e mídias digitais;


Análise econômica e financeira de incorporações imobiliárias (3 aulas)

  • Composição do VGV, dos custos e despesas do empreendimento (obra, propaganda e marketing, juros, administração da incorporação, jurídicas, administrativas da SPE, impostos, corretagem, outorga etc);
  • Conceitos básicos dos principais indicadores econômicos e financeiros utilizados nas análises de empreendimentos imobiliários (Valor Presente Líquido, Taxa interna de Retorno- TIR, Pay-Back, Margem Estática, Investimentos, Retornos, Fluxo de Caixa, etc.);
  • Exercícios práticos de análise econômica e financeira de incorporações imobiliárias em planilha Excel fornecida pelo docente.


Estratégias de Aprendizagem

Foram organizadas como estratégias várias situações ativas de aprendizagem que possibilitarão ao participante trocar constantemente de ideias e dividir com os docentes as experiências de cada um. Serão utilizadas metodologias ativas, proposições de problemas, discussões em grupo, enriquecidas com exemplos reais trazidos pelos docentes.

Avaliação de Aprendizagem

Será aplicada uma avaliação (prova) ao final do curso.

 

Perfil dos Docentes

Alexandre Lafer Frankel

Alexandre Lafer Frankel é sócio-fundador e CEO da Vitacon S/A. Graduado em Engenharia Civil, Frankel também é idealizador do projeto “Como Viver Em São Paulo Sem Carro”, com três livros já lançados, e pela criação do “Cidade Colaborativa”. Foi eleito cidadão sustentável, em 2013, e jovem empreendedor do ano, em 2014, pelo LIDE.

 

Carlos Alberto Borges

Engenheiro Civil pela Faculdade de Engenharia da Fundação Armando Álvares Penteado; Diretor Técnico da Construtora TARJAB desde 1983; Pós-Graduado em Administração da Fundação Getúlio Vargas; MBA em Marketing pela Escola Superior de Propaganda e Marketing; Mestre em Engenharia pela Escola Politécnica – USP; Vice-Presidente de Tecnologia e Qualidade do Secovi.

 

Carlos Del Mar

Advogado e membro dos conselhos jurídicos do Secovi – SP e do Sinduscon-SP; é consultor da CBIC – Câmara Brasileira da Indústria da Construção; autor dos livros: “Aspectos Jurídicos da Tabela Price”; “Falhas, Responsabilidades e Garantias na Construção Civil” e “Direito na Construção Civil”, e do apêndice jurídico do “Guia Orientativo para Atendimento à NBR 15575”, editado pela CBIC; membro da comissão de estudos da ABNT NBR 15.575 – a “Norma de Desempenho”. Professor no curso de Mestrado em “Prática de Fundações em Empreendimentos Imobiliários” da FESP, e no curso de PÓS-GRADUAÇÃO EM PERÍCIAS DE ENGENHARIA E AVALIAÇÕES do IBAPE; Membro Associado da MDDI - Mesa de Debates de Direito Imobiliário; Sócio do escritório Del Mar e Associados – Advogados.

 

Carlos Henrique Fiorini da Silva

Graduado em Engenharia Civil pela UNIP – São Paulo/SP, com mais de 20 anos de experiência na área de prospecção/aquisição de terrenos para Incorporação Imobiliária, atuando em grandes empresas do Setor, como Tecnisa, Schahin, Cyrela, VBI Real Estate e atualmente como Diretor de Novos Negócios na BRcorp Empreendimentos Imobiliários.

Celso Petrucci

Economista pela Fundação Escola de Comércio Álvares Penteado – FECAP – 1980; Iniciou as atividades no crédito imobiliário em 1976 na Diretoria de Programas Habitacionais da Nossa Caixa/Nosso Banco; Sócio das empresas Petrucci Imóveis Ltda e SScore – Gerenciamento de Risco de Crédito S/A; Iniciou as atividades sindicais no Secovi-SP – em 1983, atualmente é Economista-Chefe e Executivo da Vice Presidência de Incorporação e Terrenos Urbanos; Representa o Secovi-SP em grupos de trabalho junto à Caixa Econômica Federal, Banco Central, Ministérios, Abecip e Anbima. Foi representante técnico e Conselheiro Suplente do Conselho Curador do FGTS - 2001 a 2005; Conselheiro Suplente e Titular do Conselho Curador do FGTS pela Confederação Nacional do Comércio – 2005 a 2011; Representante do Secovi-SP e da CBIC na negociação da Lei 10.931/04 Patrimônio de Afetação; Eleito para presidir a CII-Comissão da Indústria Imobiliária da CBIC na gestão 2017/2010.

 

Ely Wertheim

Formado em Administração de Empresas pela PUC-SP; Curso de matemática financeira pela FGV; Diretor da Luciano Wertheim Empreendimentos Imobiliários (empresa fundada em 1950); foi Vice-Presidente de Incorporação e Terrenos Urbanos do Secovi-SP de 2007 a 2012; Coordenador de Projetos Especiais do Secovi-SP; Membro da Vice-Presidência de Incorporação e Terrenos Urbanos e membro nato do conselho consultivo do Secovi-SP.

 

Gonzalo Fernandez

Formado em Administração de Empresas pela FAAP, e pós-graduado em Negócios Imobiliários, sócio-diretor da empresa Fernandez Mera Negócios Imobiliários desde 2008. É Diretor Adjunto da Fiabci Brasil.

 

Gustavo Tadeu Testa Reis

Mestre em Comunicação e Práticas de Consumo (ESPM) e Bacharel em Comunicação Social (ESPM). Possui especializações em Comportamento do Consumidor Harvard Business School, Gestão da Inovação pela ESPM, Estratégia e Liderança pela Fundação Dom Cabral (2015) e Inovação Digital pela Stanford University (2015). Atualmente é Gerente Geral de Marketing & Ambientes Digitais da Tecnisa, Professor de Marketing na pós-graduação da ESPM, Marketing Digital no INSPER.

 

Hamilton de França Leite Jr

Administrador de Empresas (FAAP); Pós graduado em Gerenciamento de Empresas de Construção Civil (Poli/USP); Pós Graduado em Negócios Imobiliários (FAAP/Secovi-SP); Mestre em Engenharia Civil e Urbana (Poli/USP); CEO da Casoi Des. Imobiliário (1991-2017); Executivo da Universidade Secovi-SP; Diretor da FIABCI Brasil; Pró-reitor da Uni Secovi-SP (2016-2017); Vice Presidente de Sustentabilidade do Secovi-SP (2016-2017); Membro do Conselho do Fundo Paulista de HIS (2010-2013); Membro do Conselho Municipal de Habitação de São Paulo; Docente no MBA in Real Estate na ESPM e em curso de pós-graduação na Fac. de Arquitetura Mackenzie; Vice Presidente da Coalizão de Padrões Éticos Internacionais para o setor imobiliário (www.ies-coalition.org); Membro do Conselho do CBCS (www.cbcs.org.br); Membro do Conselho do ITDP (www.itdpbrasil.org.br); Vice-Presidente da LARES (www.lares.org.br). Artigos e apresentações: www.hamiltonleite.com.br

 

Leonardo Araújo

Formação em administração de empresas pela UGF, pós-graduação em marketing pela UNESA, MBA em finanças e controladoria pelo INPG, especialização em gestão de risco de crédito pela FGV, formação em Life Coach pela Line Coaching, formação em Professional Coach e Coach Financeiro pelo ICF (Instituto de Coaching Financeiro), além de atuar há mais de 20 anos na área financeira ocupando cargos executivos em grandes empresas como Banco General Motors e grandes construtoras. Atualmente ocupa o cargo de Superintendente Financeiro na Plano & Plano Desenvolvimento Imobiliário.

 

Luiz Ricardo Pereira Leite

Graduado em Engenharia Civil pela Escola Politécnica da Universidade de São Paulo, com especialização em Administração de Empresas pela Fundação Getúlio Vargas; ex-Secretário da Habitação da Gestão Gilberto Kassab; ex-diretor comercial e social da COHAB/SP. Trabalhou também na iniciativa privada como sócio-diretor da Titano Engenharia. Foi diretor de Novos Negócios da Tecnisa Engenharia e Comércio.

 

Marcelo Terra

Sócio de Duarte Garcia, Serra Netto e Terra – Sociedade de Advogados, Membro do Conselho Jurídico do Secovi-SP. Fundador do curso de pós-graduação em Negócios Imobiliários da Universidade Secovi-SP. Idealizador do curso de especialização em Direito Imobiliário Empresarial, organizado pela Universidade Secovi-SP. Vencedor do "Prêmio Master Imobiliário", concedido pela FIABCI-BRASIL, na categoria "Consultoria Jurídica", pelo trabalho "Permuta de terreno por unidade a ser construída no próprio local". Conselheiro Nato do Secovi-SP em reconhecimento dos relevantes serviços prestados à Indústria Imobiliária. Fontes citadas pela Chambers Latin America 2010 afirmam que “Marcelo Terra é um marco de qualidade – ele é o melhor na área do direito imobiliário e recebe uma torrente de elogios pelos excelentes serviços prestados e enorme experiência no setor”. Recomendado como “leading lawyer” na área de direito imobiliário nas edições “Chambers Latin America 2011, 2012, 2013, 2014, 2015, 2016, 2017 e 2018 – Client’s Guide”. Indicado como “leading practitioner” em direito imobiliário pela revista “Who’s Who Legal: Brazil 2010, Brazil 2012, Brazil 2013 e Brazil 2014”. Destacado no guia “Legal 500 Latin America 2012, 2014, 2015, 2017 e 2018”. Diretor Adjunto para o biênio 2016/2018 do Conselho Diretor da Fiabci/Brasil - Graduado pela Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo (USP) em 1978.

 

Maria Helena Fakhany

Graduada em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Presbiteriana Mackenzie – São Paulo/SP; especialista em legislação municipal, com experiência de 40 anos na área de aprovação de projetos na PMSP; membro da Comissão Técnica de Legislação Urbanística (CTLU); sócia-proprietária da H2 Arquitetura Ltda.; consultoria e assessoria na área de projeto legal; elaboração de projeto legal; elaboração de estudo de viabilidade técnico-legal; treinamentos através de workshops sobre a aplicação da legislação de Uso e Ocupação do Solo do município de São Paulo e demais dispositivos legais relacionados.

 

Olivar Lorena Vitale Junior

Relacionado na área de Real Estate como advogado em destaque no Brasil pela “CHAMBERS LATIN AMERICA – Latin America´s Leading Lawyers for Business Edição de 2012, 2013 e 2014 (The Client´s Guide)”; Conselheiro Jurídico do Secovi-SP; Conselheiro Jurídico do SindusCon-SP; Professor e Coordenador Pedagógico do Curso de “Especialização em Direito Imobiliário Empresarial”, da Universidade Secovi; Professor e Coordenador do Curso de MBA de Gestão em Negócios Imobiliários, da ESPM/Universidade Secovi; Professor na disciplina de Aspectos Comerciais e Legislação na Construção Civil, no curso de Especialização/MBA da POLI-USP; Membro Associado da MDDI - Mesa de Debates de Direito Imobiliário.

 

Ricardo Lacaz

Doutor e Mestre em Direito Econômico e Financeiro pela Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo, Autor do livro “Tributação da Renda Imobiliária”, publicado pela Ed. Quartier Latin – 2011, Coordenador dos cursos de Pós-Graduação da Escola de Direito de São Paulo - GV LAW, Professor do Instituto Brasileiro de Direito Tributário, do Curso de Legislação Tributária para o Mercado Imobiliário na Universidade Secovi desde 2006 e dos MBAs da FIA – Fundação Instituto de Administração e UBS – União Business School,  Membro do Conselho Jurídico da Presidência do SECOVI e Sócio do escritório Lacaz Martins, Pereira Neto, Gurevich & Schoueri Advogados.

 

Roberta Simeone

Arquiteta e Urbanista, formada pela Universidade do Grande ABC há 19 anos, com curso de Especialização em Políticas Públicas Ambientais e Sociologia pela Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo. Mestranda em Planejamento Urbano pela Universidade Mackenzie, tendo como objeto de Pesquisa o Plano Diretor do Município de São Paulo. Atuou como Arquiteta na Prefeitura de Santo André no Departamento de Projetos Urbanos bem como Urbanização de Assentamentos e Regularização Fundiária. Foi Diretora de Departamento Técnico da Secretaria de Serviços e Obras da Prefeitura de São Paulo. Atuou em Escritórios de Arquitetura e Incorporadoras Imobiliárias, em âmbito nacional, na aprovação de projetos e análises urbanísticas. Atua desde a análise de Laudos Urbanísticos para aquisição de terrenos, aprovação de projetos, legalização de obras até a obtenção do “Habite-se”, desempenhando as atividades necessárias junto aos órgãos pertinentes nas esferas municipais, estadual e federal.

 

Rodrigo Cury Bicalho

Advogado formado pela USP em 1990, sócio do escritório Bicalho e Mollica Advogados. Integrante do Conselho Jurídico do Secovi e do Sinduscon. Coordenador Geral do Curso de Direito Imobiliário Empresarial da Universidade Secovi. Professor de Pós Graduação na Escola Politécnica da USP. Ganhador do Prêmio Master Imobiliário em 2017 – categoria profissionais.

 

Silvia Helena Alliegro de Lima

Graduada em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Presbiteriana Mackenzie – São Paulo/SP; Sócia Proprietária da H2 Arquitetura Ltda.; consultoria e assessoria na área de projeto legal junto à Prefeitura do Município de São Paulo. Elaboração de projeto legal. Elaboração de estudo de viabilidade técnico legal. Treinamentos através de workshops sobre a aplicação da legislação de uso e ocupação do solo do município de São Paulo e demais dispositivos legais relacionados.

 

Vicente Amadei

Desembargador do Tribunal de Justiça de São Paulo. Palestrante em cursos de especialização e de extensão em diversas instituições (v.g. PUC-Cogeae/SP, Escola Paulista da Magistratura, SECOVI-SP), em Direito Notarial e Registral, Direito Imobiliário, Direito Urbanístico e Direito Ambiental Artificial, área em que tem vários artigos e livros publicados. Foi professor universitário, assessor técnico Legislativo da Câmara Municipal de São Paulo e advogado em empresa imobiliária. 

 

Certificado

Serão fornecidos certificados (diplomas) aos alunos que forem aprovados na avaliação com média acima de 5,0 e que tiverem frequência mínima de 75% ao final do curso.

Carga horária: 81 horas

Informações Importantes:

1) Os pagamentos parcelados só serão aceitos desde que a última parcela seja quitada até o penúltimo dia do curso.

2) Em casos de cancelamento ou adiamento do curso:

O curso poderá ser cancelado ou adiado por falta de quórum, com até 24 horas de antecedência da data prevista para seu início;

- Na hipótese de cancelamento, serão devolvidos 100% do valor pago, por meio de depósito em conta bancária indicada pelo PARTICIPANTE, correspondente a PESSOA FÍSICA ou PESSOA JURÍDICA apontada na ficha de inscrição como responsável pelo pagamento, em até 20 (vinte) dias úteis após indicação dos dados bancários;

- Na hipótese de adiamento, serão devolvidos, MEDIANTE REQUERIMENTO do PARTICIPANTE endereçado ao e-mail da universidade@secovi.com.br, 100% do valor pago, também por meio de depósito em conta bancária indicada por ele, em até 20 (vinte) dias úteis após indicação dos dados bancários;

- O reembolso em ambos os casos será feito única e exclusivamente em nome de quem efetuou o pagamento.

3) Inclui material didático fornecido pelos docentes (disponibilizado online na área do aluno) e certificado da Universidade Secovi.

4) Por conta de possíveis imprevistos, a Universidade reserva-se o direito de alterar as datas, horários, local das aulas e docentes previamente programados.

5) Água e bebidas disponíveis na máquina de café do mezanino serão oferecidas gratuitamente aos alunos. Outras bebidas e alimentos podem ser comprados na máquina de autoatendimento situada no térreo.


PONTUAÇÃO

 

INVESTIMENTO

Presencial
Participantes À vista com desconto Parcelado
Sócios Secovi R$ 3.744,00 2x R$ 1.890,00 3x R$ 1.272,00 4x R$ 964,00 5x R$ 778,00

8x R$ 542,00

(cartão de crédito)

Representados R$ 4.212,00 2x R$ 2.127,00 3x R$ 1.432,00 4x R$ 1.084,00 5x R$ 876,00

8x R$ 610,00

(cartão de crédito)

Demais Interessados R$ 4.680,00 2x R$ 2.363,00 3x R$ 1.591,00 4x R$ 1.205,00 5x R$ 973,00

8x R$ 678,00

(cartão de crédito)

 

 

Transmissão Simultânea

Participantes À vista com desconto Parcelado
Sócios Secovi R$ 1.872,00 2x R$ 945,00 3x R$ 636,00 4x R$ 482,00 5x R$ 389,00

8x R$ 271,00

(cartão de crédito)

Representados R$ 2.106,00 2x R$ 1.063,50 3x R$ 716,00 4x R$ 542,00 5x R$ 438,00

8x R$ 305,00

(cartão de crédito)

Demais Interessados R$ 2.340,00 2x R$ 1.181,50 3x R$ 795,50 4x R$ 602,50 5x R$ 486,50

8x R$ 339,00

(cartão de crédito)

 

 

 *** Aceitamos inscrições de transmissão simultânea para as regionais do Secovi, empresas, entidades, e órgãos públicos localizados na capital, interior de São Paulo e outros estados. Formação de turmas para transmissão simultânea dependerá do número de interessados.

Desconto especial de 20% aos alunos que concluíram com êxito o curso “Análise, formação e negociação de áreas para incorporação”.

Inscrições por e-mail: universidade@secovi.com.br


REALIZAÇÃO

INFORMAÇÕES

Contato: (11) 5591-1306 | www.universidade.com.br
Local: Sede Secovi-SP – Rua Doutor Bacelar, 1043 – Vila Mariana, São Paulo-SP

O Secovi-SP reserva-se o direito de alterar a data, os horários ou mesmo cancelar o curso/evento, dependendo do número de interessados


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