Cursos - Universidade Secovi

Negócios imobiliários: inove ou morra - 2ª turma

Objetivo: O setor imobiliário vem se transformando. O novo consumidor tem outros valores de consumo, novos hábitos de comprar, vender, se relacionar e morar.Com isso, as atividades das empresas de locação, venda e intermediação de negócios imobiliários precisam se reinventar para não morrer.  Neste processo de transformação, há oportunidades: se diferenciar, identificar nichos, conseguir encontrar um modelo que seja único, lucrativo e inovar. Convidamos você a participar desse curso, inovador pelo formato, via WhatsApp, para se permitir compreender e se transformar nesta jornada. Os objetivos são:

1. Reconhecer o contexto em que vivemos, onde a tecnologia vem eliminando os intermediários, por meio de um novo formato de aprendizagem.
2. Compreender quem é e o que quer o novo consumidor.
3. Entender a possibilidade de inovar com o uso de novas ferramentas.
4. Exercitar a inovação na prática.
5. Distinguir os aspectos presentes na cultura da inovação.

Público-alvo: Empresários, diretores, gerentes, corretores ou outros profissionais atuantes nas áreas de atendimento a clientes ou intermediação de imóveis, autônomos ou que trabalhem em empresas de locação ou intermediação de imóveis, e desejem se atualizar sobre o novo cenário do mercado imobiliário ou estejam interessados em ingressar nesta atividade.


Programação

***Como vai funcionar***

- Durante cinco semanas o aluno irá receber os conteúdos diretamente no seu celular, onde poderá acessar os conteúdos em diferentes formatos: áudio, vídeo, imagens, textos.

- O curso começa e termina com uma webconferência ao vivo de uma hora com o professor; quem não conseguir acessar a webconferência assiste a aula posteriormente no Youtube.

- O aluno fará parte de um grupo exclusivo em que vai poder debater os temas, expor suas opiniões e esclarecer as dúvidas - tanto com o professor quanto com seus colegas (pois todos temos muito a contribuir).

- O aluno vai escolher o melhor horário para estudar os conteúdos do curso - podendo se aprofundar o quanto desejar nos materiais extras que estarão disponíveis.

- Caso o aluno não possa acompanhar no WhatsApp, todos os conteúdos estarão disponíveis em um ambiente privado para consulta.

Pré-requisitos:
- Possuir smartphone.
- Ser usuário de WhatsApp.
- Ser aberto a mudanças.

Competências
Ao final do curso o participante deverá ser capaz de:

  • Compreender o novo cenário do mercado de mercado.
  • Aplicar a criatividade e o design centrado no usuário para solucionar desafios.
  • Planejar inovações utilizando o modelo de negócios.
  • Refletir sobre os aspectos da cultura da inovação no mercado de trabalho.

Ementa

  • O novo consumidor, como ele é e o que ele quer.
  • Novo contexto do setor, inserido no novo cenário de mercado.
  • Casos inspiradores de inovação no mercado em geral e no mercado imobiliário.
  • Uso do modelo de negócios para inovação.
  • Solução de desafios problemas, utilizando o design centrado no usuário.
  • Como inovar na prática e no dia-a-dia.
  • Aspectos indicadores de uma cultura da inovação.

Programa
Módulo 1: 
O novo consumidor, como ele é e o que ele quer.

  • Introdução
  • Como o novo consumidor pensa e age
  • Atividade

Módulo 2: Novo contexto do setor inserido no novo cenário de mercado. Casos inspiradores de inovação no mercado em geral e no mercado imobiliário.

  • Introdução
  • Características das mudanças e inovações no mercado imobiliário
  • Casos de inovação no setor e no mercado em geral
  • Atividade


Módulo 3: Solução de desafios e problemas através da criatividade e do design centrado no usuário.

  • Introdução
  • Noções de design thinking
  • Processo de design aplicado à inovação
  • Aspectos indicadores de uma cultura da inovação
  • Atividade

Módulo 4: Uso do modelo de negócios para inovação.

  • Introdução
  • Conceito do modelo de negócios
  • Como usar um canvas do modelo de negócio
  • Inovar usando o modelo de negócios
  • Atividade

Módulo 5:

  • Introdução
  • O uso do whatsapp para os negócios
  • Melhores práticas de Uso do WhatsApp
  • Como e quando usar grupos, listas e as diferenças da versão Business

Estratégias de aprendizagem

O curso será dividido em cinco módulos de uma semana cada. O processo de aprendizagem ativa será obtido por meio de:

  • Áudios
  • Vídeos
  • Leitura de texto
  • Análise de imagens
  • Discussão em grupo

As web conferências ao vivo acontecem nos dias:

  •  10 de Setembro, das 18h às 19h;
  •  01 de Outubro, das 18h às 19h.
  • A tecnologia a ser utilizada é a Zoom (gratuito para instalar em smartphones e computadores).
  • Quem não assistir ao vivo pode assistir posteriormente no Youtube.

Avaliação da aprendizagem
A avaliação é realizada considerando os seguintes critérios:

  • Avaliação formativa durante o processo de discussão em grupo, quando o professor poderá perceber se os objetivos propostos estão sendo atingidos e orientar os alunos.
  • Avaliação somativa, por meio de apresentação de atividades propostas ao final de cada módulo.
  • Autoavaliação, por meio de perguntas de múltipla escola.

Perfil do Docente
Marcelo Severo Pimenta
 - Reúne as competências de jornalista, professor e empreendedor, por isso suas palestras, cursos e workshops são reconhecidos pela qualidade e pela capacidade de sensibilizar e envolver o grupo.É um dos pioneiros da Internet no Brasil, com 20 anos de experiência como empreendedor digital. Criou e mantém o projeto Mentalidades – www.mentalidades.com.br -  constítuido de blog + , podcast + canal no Youtube para difusão gratuita do conhecimento sobre empreendedorismo, inovação, liderança criativa e cultura startup. Professor universitário desde 1996. Desde 2011 é o responsável pelas disciplinas de Gestão da Inovação e Design Thinking na ESPM/SP. Editor de livros e cartilhas sobre empreendedorismo, inovação e modelo de negócios, incluindo o TREM (Trilha de Referência para o Empreendedor), Ferramentas Visuais para Estrategistas e Passo-a-passo para negócios inovadores. Consultor credenciado ao Sebrae, nas áreas de marketing, vendas e negócios, para o qual já desenvolveu mais de uma centena de palestras, workshops e projetos de abrangência nacional e locais, em quase todos os estados brasileiros.Representa o Brasil na Rede Acadêmica NetExplo que, com o apoio da Unesco, identifica todos os anos as principais inovações digitais que afetam a sociedade.

 

Certificado 

Serão fornecidos certificados aos alunos aprovados na avaliação.

Referências bibliográficas

 

BIOLCHINI, Clarissa, PIMENTA, Marcelo e OROFINO, Maria Augusta et al. Ferramentas visuais para estrategistas. São Paulo, 2012. Disponível em http://estrategistavisual.com.br/

BROWN, Tim. Design thinking - uma metodologia poderosa para decretar o fim das velhas ideias. Rio de Janeiro: Campus, 2010.

PIGNEUR, Yves. OSTERWALDER, Alexander. Business model generation - a handbook for visionaries, game changers, and challengers.  John Wiley Trade, 2010.

Kotler,Philip;  Kartajaya, Hermawan;  Setiawan, Iwan. Marketing 4.0 - do Tradicional ao Digital. Rio de Janeiro: Sextante, 2017.

KUMAR, Vijay. 101 Design methods: a structured approach for driving Innovation in your organization. New Jersey: John Wiley & Sons, 2013.

PIGNEUR, Yves. OSTERWALDER, Alexander. Business Model Generation: Inovação em Modelos de Negócios.  Alta Books: Rio de Janeiro, 2011.

Pimenta, Marcelo; Matos, Márcia Maria de. Passo-a-passo para negócios inovadores: TREM: Trilha de Referência para o Empreendedor. Porto Alegre: Revolução ebook, 2017.  http://trilhatrem.com.br/

TAPSCOTT, D; Williams, A.D. Wikinomics: como a colaboração em massa pode mudar o seu negócio. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2007.

Carga horária: 20 horas

Informações Importantes:
1) Os pagamentos parcelados só serão aceitos desde que a última parcela seja quitada até o penúltimo dia do curso.
2) Em casos de cancelamento ou adiamento do curso:

  • O curso poderá ser cancelado ou adiado por falta de quórum, com até 24 horas de antecedência da data prevista para seu início.
  • Na hipótese de cancelamento, serão devolvidos 100% do valor pago, por meio de depósito em conta bancária indicada pelo PARTICIPANTE, correspondente a PESSOA FÍSICA ou PESSOA JURÍDICA apontada na ficha de inscrição como responsável pelo pagamento, em até 20 (vinte) dias úteis após indicação dos dados bancários.
  • Na hipótese de adiamento, serão devolvidos, MEDIANTE REQUERIMENTO do PARTICIPANTE endereçado ao e-mail universidade@secovi.com.br, 100% do valor pago, também por meio de depósito em conta bancária indicada por ele, em até 20 (vinte) dias úteis após indicação dos dados bancários.
  • O reembolso em ambos os casos será feito única e exclusivamente em nome de quem efetuou o pagamento.

3) Certificado da Universidade Secovi.
4) A Universidade reserva-se o direito de alterar as datas, horários ou mesmo cancelar programas, dependendo do número de interessados.


PONTUAÇÃO

  

INVESTIMENTO

 

Curso completo (Inscrições após 1/6)
Participantes À vista com desconto Parcelado
Sócios Secovi-SP R$ 199,00 8x R$ 29,00
(Somente cartão de Crédito)
Representados Secovi-SP* R$ 224,00 8x R$ 33,00
(Somente cartão de Crédito)
Demais interessados R$ 249,00 8x R$ 36,00
(Somente cartão de Crédito)
*Em dia com a contribuição sindical 2018.

REALIZAÇÃO

INFORMAÇÕES

Contato: (11) 5591-1306 | universidade@secovi.com.br
Local: Sede do Secovi-SP:  Rua Dr. Bacelar, 1.043 - Vila Clementino - São Paulo - SP - 04026-002

O Secovi-SP reserva-se o direito de alterar a data, os horários ou mesmo cancelar o curso/evento, dependendo do número de interessados


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