Institucional

2020: um ano de desafios e oportunidades


Regional Bauru do Secovi-SP faz balanço do mercado imobiliário da cidade neste ano
               Regional Secovi faz balanço do setor em Bauru neste ano

A pandemia do novo coronavírus forçou a reinvenção das atividades em boa parte dos setores econômicos. O período tem sido marcado por muitos desafios, mas também por inúmeras conquistas. No setor imobiliário, os canteiros de obras foram mantidos em operação, seguindo todos os protocolos sanitários exigidos pelas autoridades. “Graças a essa condição, milhares de postos de trabalho foram mantidos e pudemos seguir os cronogramas de construção”, afirma Riad Elia Said, diretor regional do Secovi em Bauru.

Os estandes de vendas e as imobiliárias tiveram de ser adaptar. Segundo ele, o impacto inicial foi grande, com portas fechadas e quedas acentuadas em vendas e lançamentos. Nesse sentido, o Secovi-SP e entidades do setor atuaram intensamente junto aos governos, com o objetivo de estabelecer o retorno gradual das atividades. Como resultado desses diálogos, foi elabora pela entidade, em parceria com o SeconciSP (Serviço Social da Construção), o Guia Prático para a Retomada do Setor Imobiliário, que serviu de referência para apoiar as empresas de compra, venda, locação e administração de imóveis no processo de reabertura das atividades econômicas em São Paulo durante a pandemia da Covid-19. O material está disponível gratuitamente no link https://bit.ly/3fTXPdO.

                           Riad Elia Said

Riad Said diz ainda que a tecnologia foi fundamental para virar o jogo. A digitalização, que já estava em curso, desencadeou uma nova relação do consumidor com as empresas do segmento. O número de atendimentos cresceu consideravelmente, muitos deles, inclusive, com propostas concretas de negócios. A realidade virtual, que permite visitas até em casas e apartamentos que ainda não construídos, e o atendimento virtual, por meio do chatbot (que promove agilidade no primeiro contato com a empresa), são apenas dois exemplos de como essa transformação digital é capaz de oferecer soluções inteligentes e seguras. Há também que se considerar a assinatura eletrônica de contratos que passou a ser uma realidade e representa grande vitória para o setor.

Virada – Com todas essas mudanças, aliadas à queda histórica dos juros e maior oferta de crédito imobiliário, o mercado passou a operar com otimismo no segundo semestre destre ano. A Pesquisa do Mercado Imobiliário do Secovi-SP tem registrado sucessivos aumentos em lançamentos e vendas na capital paulista.

Em Bauru, o Estudo Secovi do Mercado Imobiliário apontou o lançamento de 1.835 imóveis e a comercialização de 1.482 unidades entre janeiro e dezembro de 2019. Houve crescimento de 33,4% e queda de 2%, respectivamente, em relação ao levantamento anterior. No intervalo mencionado, o VGV (Valor Global de Vendas) de imóveis residenciais totalizou R$ 366,3 milhões, 0,2% superior ao registrado entre janeiro e dezembro de 2018 (R$ 365,7 milhões).

O município também foi destaque na Pesquisa do Mercado de Lotes Urbanizados no Estado de São Paulo, desenvolvida por Secovi-SP, Aelo e consultoria Brain. No primeiro semestre de 2020, a Região Administrativa de Bauru – que contempla, nesse caso, as cidades de Barra Bonita, Jaú e Lins – ocupou a 7ª posição no ranking do Estado, com 667 lotes lançados. Somente Bauru concentrava cerca de 900 unidades para venda no período.

Para o diretor do Secovi, os levantamentos mostram que há espaço para o mercado lançar novos produtos na região, oferecendo mais oportunidades para o consumidor que pretende adquirir seu imóvel ou ou lote. “Os dados são extremamente importantes para a tomada de decisão. Além de indicar o crescimento do setor, as informações também serão úteis para municiar o empreendedor acerca dos investimentos necessários”, avalia Said.

Autor: Assessoria de Comunicação do Secovi-SP


  • Ampliar
  • Câmara de Mediação Secovi-SP
  • Certificação Digital
  • Geosecovi
  • Milenium
  • PQE - Programa Qualificação Essencial
  • Rede Imobiliária Secovi
  • Revista Secovi
  • Secovi Novos Empreendedores
  • Universidade Secovi-SP
  • Gentilezas Urbanas
  • Núcleo de Altos Temas