Institucional

Ampliar: 30 anos ampliando oportunidades


Em 1990, nascia dentro do Secovi-SP o Ampliar, instituição que leva a esperança de um futuro promissor a jovens em situação de vulnerabilidade social.
  Tavares: meta é expandir oferta de cursos e implantar um programa
  de educação a distância.

O Ampliar, instituição de educação e profissionalização de adolescentes e jovens em situação de vulnerabilidade social, idealizado pelo Secovi-SP, completa este ano três décadas de existência com muitos motivos para comemorar.

Concretização de um projeto capitaneado pelo então presidente Sérgio Mauad, em 1990 nascia o Ampliar, que fez do Secovi-SP o primeiro sindicato patronal com um programa de responsabilidade social.

“Encontramos o caminho certo ao oferecer para adolescentes e jovens uma atividade como opção às ruas: educação e profissionalização”, lembra Maria Helena Mauad, esposa de Sérgio, que comandou o programa social desde a sua fundação até 2017, quando passou a presidência para o advogado Leonardo Tavares, que atua no grupo de Novos Empreendedores do Secovi-SP.

“Foi um grande desafio a tarefa de substituir a dona Maria Helena, que tornou o Ampliar uma referência em responsabilidade social, com sua grande determinação, aliada à profunda sensibilidade e, principalmente, à capacidade de trabalhar de forma incansável ao longo dos anos”, relata Tavares, lembrando que assumiu a presidência em um momento desafiador, quando uma das unidades – a Sete de Setembro, no Grajaú, na zona Sul da Capital) – foi fechada.

Em sua segunda gestão à frente da ONG, Tavares faz planos e aponta entre suas metas continuar em uma única unidade – a da Brigadeiro – e com o mesmo número de alunos que atendia em duas, expandindo a oferta de cursos e implantando um programa de educação a distância.

“Também queremos auxiliar mais jovens a ingressarem na universidade, por meio de um cursinho preparatório gratuito para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e se torne referência na área”, adiciona Tavares.

“Nossa ideia é oferecer aulas todos os dias da semana, a fim de consolidar o método de ensino aplicado, que há três anos tem proporcionado bons resultados para os nossos alunos”, comemora o presidente do Ampliar. “O balanço de nossas atividades é extremamente positivo e  nestes 30 anos o Ampliar vem cumprindo com excelência sua missão de oferecer oportunidades aos adolescentes e jovens, por meio da qualificação profissional”, completa Tavares.

Parcerias

Para fomentar seus programas educacionais, a instituição conta com importantes parcerias com pessoas físicas (mantenedores) e empresas como a Fernández Mera Negócios Imobiliários, que apoia a ONG desde a sua fundação.

Elbio Fernández Mera reforça a importância do Ampliar na vida de milhares de jovens, ao oferecer atividades de ordem prática para que eles possam ingressar no mercado de trabalho. “Expande os pensamentos e as expectativas, abrindo caminhos para que cada vez mais jovens possam ter um futuro melhor”, resumiu o empresário – que faleceu antes da publicação desta matéria.

“Temos muito orgulho do Ampliar. Hoje, muitos alunos são empresários, empreendedores e trabalhadores, contribuindo para o desenvolvimento do nosso País”, afirma Basilio Jafet, presidente do Secovi-SP. “É uma alegria poder celebrar os 30 anos com mais de 57 mil alunos formados e 78 mil certificados emitidos.”

A história da assistente social Margareth Oliveira se entrelaça com a do Ampliar. Há 20 anos, ela integra a equipe da instituição, na qual iniciou como estagiária, foi promovida a auxiliar, a assistente social e hoje é a coordenadora do programa de responsabilidade social. Em 2019, ela foi homenageada com uma placa em reconhecimento ao trabalho e à dedicação em prol da instituição.

“É mais do que um trabalho. No Ampliar, eu me sinto realizada profissional e pessoalmente. Sempre gostei de ajudar as pessoas e aqui consigo fazer isso. É muito gratificante poder comemorar esses 30 anos. É a realização de um sonho. Sou muito feliz em fazer parte desta história”, diz Margareth, emocionada.

Fonte: Reportagem publicada na Revista Secovi, edição 309 (setembro/outubro). 

 


  • Ampliar
  • Câmara de Mediação Secovi-SP
  • Certificação Digital
  • Geosecovi
  • Milenium
  • PQE - Programa Qualificação Essencial
  • Rede Imobiliária Secovi
  • Revista Secovi
  • Secovi Novos Empreendedores
  • Universidade Secovi-SP
  • Gentilezas Urbanas
  • Núcleo de Altos Temas