Institucional

Claudio Bernardes representa Secovi-SP em curso na Universidade de Harvard


Liderança Executiva em Desenvolvimento da Primeira Infância é o tema da iniciativa, que está em sua sétima edição
Claudio Bernardes, representando o Secovi-SP,  durante curso em Harvard

Dez representantes de cidades latino-americanas onde o programa Urban95 da Fundação Bernard van Leer está sendo desenvolvido foram premiados para participar do curso Liderança Executiva em Desenvolvimento da Primeira Infância, da Universidade de Harvard, e, a partir daí, realizar planos de ação em suas cidades. Entre eles, o presidente do conselho consultivo do Secovi-SP, Claudio Bernardes.

O dirigente classifica a iniciativa como “fantástica”. “Em toda a minha experiência de vida, não havia sido despertado para a importância do desenvolvimento cerebral na primeira infância. A ambiência forma a pessoa e o seu cérebro. A conscientização e a capacitação de formadores de opinião e influenciadores sobre o tema é fundamental para a difusão do assunto e a colaboração para formar uma nação melhor. Do ponto de vista do planejamento urbano, vamos dar a nossa contribuição”, comentou Bernardes.

De Bogotá, o projeto Crezco con mi barrio (Cresço com meu bairro) foi apresentado por Guillermo Ávila, Diretor Adjunto de Administração Administrativa da DADEP, Departamento de Defensoria do Espaço Público de Bogotá, e Felipe Sierra, Consultor Arquiteto da Fundación Casa de la Infancia.

De Recife, Eduardo Machado, Secretário Executivo de Segurança Urbana, e Tulio Ponzi, Secretário Executivo de Inovação Urbana, apresentaram os projetos COMPAZ - Bairro de Iputinga e Mais vida nos bairros (Mais vida em bairros). Os dois projetos são coordenados pela Agência Recife para Inovação e Estratégia (ARIES). Os secretários municipais da Saúde e da Educação, Jailson Correia e Alexandre Rebêlo, completaram o grupo.

De São Paulo, Irene Quintáns, Consultora Externa da Fundação Bernard van Leer, apresentou a proposta do projeto Campo Limpo, conduzido pela ANTP (Associação Nacional de Transportes Públicos) em parceria com a prefeitura de São Paulo.

Integrando a comitiva que representa a capital paulista estão o vereador Police Neto; Claudio Bernardes, também presidente do Conselho de Gestão de Urbanismo e Licenciamento da prefeitura; e João Octaviano Neto, presidente da CET (Companhia e Engenharia de Tráfego de São Paulo).

De acordo com Bernardes, cada comitiva deverá preparar um trabalho a ser apresentado no segundo módulo do curso, que acontecerá no Insper, em São Paulo, no mês de junho. "O grupo de São Paulo, do qual faço parte, fará um projeto de territórios educativos, áreas especialmente planejadas do ponto de vista urbanístico, para gerar os estímulos adequados para as crianças. A proposta é que essas áreas se constituam em ‘escolas abertas’, para complementar educação e aprendizado infantis.”

Os territórios educativos serão no entorno de creches ou escolas de ensino infantil, segundo o presidente do conselho consultivo do Secovi-SP. O grupo pretende conduzir um projeto piloto em uma ou duas escolas, próximas ao terminal Campo Limpo, onde a Fundação Bernard van Leer já iniciou um trabalho, ou da região central.

Completa o grupo de participantes nesta edição de Urban95 em Harvard, Bernardo Aguilar, de Monterrey, México, assessor da Rede Hemisférica de Parlamentares para a Primeira Infância.

Movimento em prol da primeira infância no Brasil

O curso de Harvard é um projeto colaborativo entre o Núcleo Ciência Pela Infância (NCPI), da Fundação Maria Cecília Souto Vidigal (FMCSV), Center on the Developing Child e David Rockefeller Center for Latin American Studies, ambos de Harvard (EUA), Insper, Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo e Hospital Infantil Sabará.

O NCPI representa um modelo de trabalho colaborativo no âmbito da prática, da política e da pesquisa, e tem sido muito bem sucedido na criação de um movimento em prol da primeira infância orientado pela ciência no Brasil.

Desde o ano passado, a Fundação Bernard van Leer financia e apoia o curso para incluir o tema da cidade e das crianças em seu currículo.

Com informações da ANTP

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