Compra e Venda

Estudo aponta crescimento em lançamentos e vendas de imóveis em Campinas


Levantamento destaca que as unidades de 2 dormitórios econômicos continuam liderando o mercado na cidade
    Marcelo Coluccini apresenta os dados do Estudo de Mercado de Campinas 

O mercado imobiliário de Campinas está em ritmo de recuperação. No período de agosto de 2017 a julho de 2018, foram lançadas 3.585 unidades na cidade, um aumento de 85% em relação ao levantamento anterior, que apontou o lançamento de 1.937 unidades. No mesmo intervalo de tempo, 1.993 unidades foram comercializadas, uma elevação de 13,5% sobre as 1.756 unidades contabilizadas no período de agosto de 2016 a julho de 2017. Os dados foram divulgados na noite desta segunda-feira, 17/9, durante o Encontro Secovi do Mercado Imobiliário, que ocorreu no Hotel Vitória, em Campinas.
 
Das unidades lançadas, destacam-se os imóveis de 2 dormitórios econômicos, que responderam por 70% do total, com 2.531 unidades. Além disso, 73% dos lançamentos foram de imóveis econômicos de até R$ 230 mil (2.623 unidades). Dos imóveis comercializados nos 12 meses analisados, a participação das unidades de 2 dormitórios econômicos foi de 56% do total: 1.108 unidades vendidas e 50% com valores até R$ 230 mil (991 unidades).
 
O estudo apurou, ainda, que a cidade de Campinas registrou, em julho de 2018, a oferta de 2.959 unidades disponíveis para venda. O montante corresponde a um aumento de 80,3% em relação ao mesmo mês do ano anterior, quando houve o apontamento de 1.641 unidades não comercializadas. Esta oferta é formada por imóveis na planta, em construção e prontos (estoque), lançados nos últimos 36 meses (agosto de 2015 a julho de 2018). Os imóveis de 2 dormitórios econômicos ganham destaque novamente por concentrarem boa parte deste universo (1.904 unidades em julho 2018).  As informações fazem parte do Estudo Secovi do Mercado Imobiliário, que apura o desempenho de lançamentos e vendas de imóveis residenciais novos e é desenvolvido por Robert Michel Zarif, em parceria com o Departamento de Economia e Estatística do Sindicato da Habitação.
 
Para o diretor Regional do Secovi em Campinas, Marcelo Coluccini, os dados mostram que o mercado imobiliário de Campinas está em franca recuperação. “O crescimento detectado em lançamentos, vendas e valores de metro quadrado é positivo e indica a retomada do mercado imobiliário local”, comenta. Já em relação ao aumento do estoque de imóveis, o diretor destaca que a tendência era esperada, em virtude dos inúmeros lançamentos ocorridos no primeiro semestre deste ano. “Esse movimento é natural pois ainda não houve tempo hábil para essas unidades serem absorvidas pelo mercado, o que deve ocorrer já nos próximos meses”, salienta Coluccini, que ressalta, ainda, a importância do aproveitamento total do estoque detectado em julho de 2017, o que demonstra a decisão acertada do setor em relação aos lançamentos ocorridos a curto prazo. 

Confira aqui o estudo na íntegra


  • Ampliar
  • Câmara de Mediação Secovi-SP
  • Certificação Digital
  • Geosecovi
  • Milenium
  • PQE - Programa Qualificação Essencial
  • Rede Imobiliária Secovi
  • Revista Secovi
  • Secovi Novos Empreendedores
  • Universidade Secovi-SP
  • Gentilezas Urbanas
  • Núcleo de Altos Temas