Administração de Condomínio

Evento esclarece dúvidas sobre o impacto do eSocial em condomínios e empresas


Encontro Secovi de Gestão Condominial de Bauru reuniu profissionais da área para debater o tema
        Profissionais de administração condominial compareceram ao evento

O Encontro Secovi de Gestão Condominial da Região de Bauru, promovido nesta quinta-feira, 25/10, contou com a participação de uma plateia formada, em sua maioria, por profissionais de gestão condominial e empresários que buscavam esclarecimentos sobre o impacto do eSocial (Sistema de Escrituração Digital das Obrigações Fiscais, Previdenciárias e Trabalhistas) em suas rotinas administrativas. A nova regra, instituída em julho, unifica informações de 15 órgãos diferentes do governo federal, como Ministério do Trabalho, Caixa Econômica Federal, Secretaria da Previdência, INSS e Receita Federal. 

“A realização desse evento coincidiu com recente decisão do Comitê Diretivo do eSocial que, no último dia 5/10, definiu novos prazos para o envio de informações por parte das empresas, com o objetivo de aperfeiçoar a implantação do sistema”, destacou Riad Elia Said, salientando que muitos participantes aproveitaram a ocasião para esclarecer dúvidas sobre o novo cronograma.

                           Tatiane Souza 

Tatiane Souza, presidente da Gente Mais Consultoria e Treinamento e do Instituto de Palestrantes Comportamentais, foi a palestrante e enfatizou as principais alterações e as ações necessárias para o cumprimento do programa em condomínios e empresas. “Os profissionais de gestão condominial devem estar atentos à contratação de terceirizados, pois, no processo, está caracterizada a responsabilidade solidária perante o eSocial”, alertou. Tatiane ressaltou, ainda, que, em curto e médio prazos, as empresas que não se adequarem ao sistema serão automaticamente extintas. “Por outro lado, as que se ajustarem mais rapidamente terão muitos diferenciais competitivos e, consequentemente, segurança de perenidade do negócio”, finalizou, ressaltando os benefícios da nova regra. 

Na avaliação de Alexandre Mauad, diretor de Administração Imobiliária e Condomínio da Regional Secovi, a iniciativa superou as expectativas. “A preocupação com a saúde financeira das empresas está na ordem do dia e o grande público presente confirmou a nossa convicção”, acrescentou.

Autor: Assessoria de Comunicação do Secovi-SP


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