Institucional

Indústria da Construção apresenta propostas para gerar 1 milhão de empregos


Para o presidente do Secovi-SP, Basilio Jafet, o avanço na discussão dos itens incluídos no projeto contribuirá para criar ambiente de negócios favorável
Parlamentares manifestam apoio às propostas da indústria da cons-
trução. Foto: CBIC

Mais de 200 parlamentares federais manifestaram apoio ao projeto ‘Construção: 1 Milhão de Empregos Já’, apresentado pela Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC) na manhã quarta-feira (13), no B Hotel, em Brasília. Senadores e deputados de todos os estados e do Distrito Federal acompanharam a apresentação do conjunto de propostas que terão debate no Congresso e são destinadas a melhorar o ambiente de negócios e a retomada do investimento.

O presidente da CBIC, José Carlos Martins, explicou que o setor da construção vem desenvolvendo alternativas que permitam ao capital privado suprir o investimento público, sobrecarregado pela crise, e voltar a empreender e gerar renda e emprego. “A única forma de se sair de uma crise macroeconômica é via emprego, por isso nós queremos convidá-los para esse projeto que visa a retomada do emprego formal, decente, com garantias trabalhistas, tudo dentro da lei”, explicou.

Presente ao encontro, o presidente do Secovi-SP, Basilio Jafet, reafirmou o importante papel da indústria imobiliária e da construção para a retomada do crescimento do País. “Trata-se de uma indústria reconhecidamente propulsora da economia e forte geradora de empregos diretos e indiretos. Movimenta extensa cadeia produtiva, que abrange desde materiais até mão de obra, passando, ainda, por fornecedores de produtos a prestadores de uma gama imensa de serviços”, disse.

Para tanto, segundo Jafet, somente se avançarem as discussões e consequentes medidas em torno dos itens elencados no projeto, serão criadas condições para um ambiente de negócios mais favorável, o que aumentará confiança para atrair investimentos internos e externos. “Continuamos à disposição para contribuir com governo e parlamentares, oferecendo conhecimento técnico e apoio na discussão de relevantes nacionais. É preciso a união de todos para criar uma agenda positiva que coloque o Brasil no rumo do crescimento.”

Entre os temas tratados do projeto ‘Construção: 1 Milhão de Empregos Já’ que serão discutidos na agenda legislativa,  estiveram:

– Reforma da Previdência
– Reforma Tributária
– Segurança Jurídica
– FGTS
– Lei de Licitações
– Licenciamento Ambiental
– Áreas Contaminadas
– Critérios para a paralisação de obras
– Lei Geral das Empresas de Pequeno Porte
– Saneamento Básico
– Lei de Desapropriações
– Securitização de Ativos
– Garantia da obra pelo construtor (Solidez e Segurança das edificações)
– Alienação Fiduciária
– Prorrogação do Regime Especial Tributário (RET) para obras do Programa Minha Casa Minha Vida (MCMV)
– Redução da Burocracia e Custos Cartoriais
– Critérios ambientais e de sustentabilidade nas edificações

Autor: Assessoria de Comunicação do Secovi-SP (com CBIC)


  • Ampliar
  • Câmara de Mediação Secovi-SP
  • Certificação Digital
  • Geosecovi
  • Milenium
  • PQE - Programa Qualificação Essencial
  • Rede Imobiliária Secovi
  • Revista Secovi
  • Secovi Novos Empreendedores
  • Universidade Secovi-SP
  • Gentilezas Urbanas
  • Núcleo de Altos Temas