Institucional

Inovação e atenção às tendências garantem sucesso de startups e investidores


Painel da Convenção Secovi-SP abordou os principais pontos que fazem das empresas exponenciais cases de sucesso

A palestra “Seja Exponencial”, da Convenção Secovi 2019, abordou o inovador modelo de negócio das startups, que vêm chamando a atenção de empreendedores por todo o País por faturarem até 10 vezes mais que as instituições tradicionais (conhecidas como lineares), por meio da desmaterialização, migração digital sob demanda, equipes enxutas, além de utilização do relacionamento com comunidades e pessoas para impulsionar o crescimento. Para falar sobre o tema, foram convidados Marco Poli, professor do Insper, mentor, consultor e fundador de startup, e Mauricio Martinez, gerente da Oxigênio Aceleradora, do grupo Porto Seguro.

Segundo Poli, o sucesso do negócio depende de as empresas estarem preparadas para capturar os valores que a inovação trás. “Vocês já pararam para pensar o motivo de tantas startups darem certo? É simples, elas estão ‘na crista da onda’. Quem de vocês está a par do que está acontecendo no ambiente de inovação?”.

Ele citou o exemplo dos carros voadores, que vêm sendo desenvolvidos pela Uber e a Embraer. “Podem parecer assuntos muito distantes da maioria de vocês, que trabalham no mercado imobiliário. Mas, se vocês analisarem os desdobramentos que esta tecnologia irá acarretar, vão ver que tudo vai mudar. Com carros voadores, não haverá, por exemplo, a necessidade de morar tão perto do trabalho, ou dos grandes centros. Ou seja, imóveis que eram supervalorizados por suas localizações, podem perder valor de mercado. Já outros pontos mais distantes, que oferecem melhores condições para se viver, irão ficar mais valorizados”, disse. “Alguém aqui já tinha pensado nisso?”, questionou o consultor.

Mauricio Martinez aproveitou seu tempo para falar sobre o trabalho da Oxigênio Aceleradora e a política de inovação da Porto Seguro. “É importante fomentar a inovação, tanto dentro da empresa quanto fora”. Em seguida, apresentou diversos cases de sucesso, entre eles, às empresas Livance e PopSpaces (conheça mais sobre as startups na matéria “Espaços inovadores” da Revista Secovi, de agosto/setembro – página 30).

O mediador do painel foi Marcelo Dadian, diretor de Imóveis da OLX Brasil, que levantou diversas questões, como o melhor formato de gestão de uma startup e como fomentar o espírito inovador, gerando um debate saudável entre os palestrantes. A conclusão foi de que é importante estar disposto, ter coragem, estimular a equipe a pensar fora da caixa e sempre ficar atento às novidades.

A Convenção Secovi tem patrocínio de Atlas Schindler, Caixa, Grupo Souza Lima, OLX, Abrainc, Comgás, Intelbrás, Mapfre, Mega Sistemas, Porto Seguro, Regus, Serasa e Tokio Marine, SegImob, Techem.

Confira a galeria de fotos no Flickr do Secovi-SP
 

Autor: Assessoria de Comunicação do Secovi-SP


  • Ampliar
  • Câmara de Mediação Secovi-SP
  • Certificação Digital
  • Geosecovi
  • Milenium
  • PQE - Programa Qualificação Essencial
  • Rede Imobiliária Secovi
  • Revista Secovi
  • Secovi Novos Empreendedores
  • Universidade Secovi-SP
  • Gentilezas Urbanas
  • Núcleo de Altos Temas