Institucional

MoviMente 2018: 126 startups inscritas em iniciativa do Secovi NE


Número de participantes cresce 70% na segunda edição da iniciativa, que busca projetos inovadores para o setor imobiliário
Secovi-SP busca startups com projetos inovadores para o setor imobiliário

A segunda edição do MoviMente encerrou as inscrições dia 30/5 com 126 participantes, 70% a mais que a primeira. A iniciativa é do grupo de Novos Empreendedores do Secovi-SP (Sindicato da Habitação), e busca projetos inovadores de startups para um dos setores mais importantes da economia, o mercado imobiliário. “O crescimento dos inscritos neste ano reflete um movimento que é mundial: a inovação na construção e no mercado imobiliário”, comenta Marcia Taques, coordenadora de Estratégias Digitais do Secovi-SP e do MoviMente.

Segundo ela, em países como Estados Unidos e Inglaterra, o movimento de proptechs e construtechs é muito robusto. “Os negócios envolvendo proptechs foram da ordem de US$ 1,8 bilhão em 2017. Com a abertura e receptividade do mercado tradicional em relação à inovação no Brasil, temos atratividade para empreender neste setor, que era o que faltava”, afirma.

A próxima etapa do MoviMente é a triagem dos projetos inscritos por uma comissão avaliadora. No dia 25/6, os 15 trabalhos em estágio de tração e cinco em estágio de ideação/MVP (Produto Mínimo Viável, na sigla em inglês) serão anunciados durante o Warm-Up, evento direcionado às startups inscritas, que incluirá uma palestra sobre inovação, com Marco Poli, da ClosedGap Ventures. O momento também é reservado para networking.

No dia 16/7 acontece o Pitch Battle, em que as 15 startups em estágio de tração selecionadas farão apresentações a uma banca composta por grandes nomes do setor e experts em inovação e na cultura startup: Alexandre Frankel (Vitacon/Secovi NE), Alexandre Pandolfo (Liga Acelera), Bruno Loreto (Construtech Ventures), Bruno Loturco (Buildin), Diogo Russo (Kakau Inovação e Tecnologia), Flavio Amary (Presidente do Secovi-SP), Flavio Prando (VP Secovi-SP), Gustavo Reis (Tecnisa), Juliano Bello (Cyrela/Abramit), Marcelo Dadian (Grupo Zap/Abramit), Marcio Santos (Sítio dos Ipês), Marco Poli (Closed Gap Ventures), Renan Augusto Falcão Vaz (Cyrela Commercial Properties) e Sergio Risola (Cietc).

Do Pitch Battle sairão cinco semifinalistas, que passarão por sessões de mentoria no dia 7/8. Especialistas em inovação e no mercado imobiliário darão feedbacks às startups a respeito de seus projetos e recomendações de ajustes para se prepararem para a última etapa – a participação na Convenção Secovi 2018, um dos maiores fóruns de debates sobre o mercado imobiliário, e cujo tema deste ano é “Transforme-se”.

O evento acontecerá de 26 a 28 de agosto e receberá centenas de empresários. As três startups vencedoras serão anunciadas na Convenção e premiadas com rodadas de negócios com players do setor.

Os cinco projetos em ideação/MVP escolhidos pela comissão avaliadora também se apresentarão no Pitch Battle e receberão mentoria.

O MoviMente conta com parcerias estratégicas com Abramit, ABStartups, Buildin, Cietec, Construtech Ventures, Fiabci Brasil e LigaNext e tem o patrocínio da A Predial, BNZ for startups, ClickFund. Control Alt Web, Lello, Mega e Vitacon.

Para saber mais sobre o MoviMente, acesse o site.

MoviMente 2017

A primeira edição do MoviMente recebeu 75 inscrições de startups de todo Brasil e até de Portugal. Em primeiro lugar, ficou a Justto, sistema de resolução inteligente de conflitos que promove redução de custos em departamentos jurídicos do Brasil. A segunda colocada foi a Flatmatch, que se propõe a localizar roommate e imóvel ideais, com gestão de contas da casa. E em terceiro lugar, a MagiKey, plataforma de automação de recepção e portarias em edifícios comerciais, reduzindo drasticamente o custo com serviços e processos manuais sem deixar de lado a segurança.


  • Ampliar
  • Câmara de Mediação Secovi-SP
  • Certificação Digital
  • Geosecovi
  • Milenium
  • PQE - Programa Qualificação Essencial
  • Rede Imobiliária Secovi
  • Revista Secovi
  • Secovi Novos Empreendedores
  • Universidade Secovi-SP
  • Gentilezas Urbanas
  • Núcleo de Altos Temas