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“Não é preciso estar em todas as redes sociais”, diz Marc Tawil no Enacon


Estrategista em comunicação falou sobre supercomunicação no contexto da pandemia e deu várias dicas sobre posicionamento nas redes sociais e reputação das empresas
Marc Tawil: reputação e redes sociais

Em painel sobre comunicação, reputação e posicionamento redes sociais no primeiro dia do Enacon 2021, o estrategista em comunicação Marc Tawil chamou a atenção para as mudanças de hábitos dos consumidores na pandemia que, segundo ele, estão mais exigentes, criteriosos, questionadores, digitais, econômicos e mais voltados para a família.

“A nossa identidade está sendo atualizada como seres humanos, corporações, visão de mundo e cultura. É tudo muito novo”, destacou, dizendo que estamos vivendo um nova era, a Sociedade 5.0, que foi proposta em 2016 pelos japoneses.

“Diferentemente da anterior, a Sociedade 5.0 usa toda uma parafernália tecnológica para servir as pessoas”, explicou, lembrando que, pela primeira vez, tem seis gerações vivendo ao mesmo tempo: os nascidos de 1945 para cá. “Os japoneses acreditam que uma sociedade mais tecnológica é mais inclusiva.”

Para lidar com tudo isso, Tawil afirmou que é preciso saber se comunicar, destacando o conceito de supercomunicação, que vai além de informar. “A boa comunicação constrói relacionamentos duradouros, fideliza o cliente e ajuda as pessoas a reforçar mensagens que importam, garantindo que todos entendam, e isso passa pelo processo de escuta, que é um super poder, especialmente nas redes sociais.”

O conceito da reputação, segundo Tawil, é o equilíbrio entre confiança, credibilidade, coerência, seriedade, presença, responsabilidade e compromisso. “Reputação é quando o discurso e a prática se alinham”, resumiu e alertou: “não adianta postar o que não se pratica.”

Com relação às reclamações publicadas em sites como o “Reclame Aqui”, Tawil fez as seguintes recomendações: responda sempre os questionamentos, aja preventivamente e com inteligência, tenha cuidado ao apagar comentários, customize as respostas e mapeie os públicos da empresa.

Com relação às redes sociais, ele disse que é importante fazer postagens criativas e que agreguem valor ao cliente. “É importante sair da mesmice”, disse. “Não é preciso estar em todas as redes. Mas, se tiver, alimente. E escolha a que tem a ver com a sua empresa.”

Tawil disse que autorresponsabilidade e empatia são fundamentais na comunicação, e indicou seis estratégias fundamentais: 1) comunique para um mundo mudado; 2) seja solidário, empático e analítico; 3) distribua sua mensagem; 4) seja rápido, claro e consistente; 5) esteja presente e 6) comunique pelo exemplo. “Tudo é sobre pessoas. É importante acolher para atender. As pessoas precisam ser ouvidas e acolhidas.”

 

Autor: Assessoria de Comunicação - Secovi-SP 


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