Compra e Venda

Novidades da Rede Imobiliária Secovi beneficiam associadas


RIS traça planejamento com foco em diversas frentes, dentre elas, modernização de sistemas e inteligência de mercado

O ano de 2019 deve trazer muitas novidades às associadas da Rede Imobiliária Secovi (RIS). Tecnologia, inteligência de mercado, informação, conhecimento, parcerias e treinamento profissional estão entre os principais pontos a serem trabalhados.

“São projetos que, implementados, trarão às nossas associadas horizontes mais amplos de mercado, tanto em imóveis novos como em usados”, diz Nelson Parisi Júnior, presidente da RIS.

Neste ano, RIS deve ter várias novidades a suas associadas

É o caso da possibilidade de incorporadoras anunciarem seus remanescentes na Rede. “Imobiliárias com carteiras apenas de usados poderão ter a chance de acrescentar a seus portfólios apartamentos novos, atraindo um outro tipo de cliente”, avalia.

Além do incremento no gradiente de produtos, a RIS passa a ter um banco de ofertas com alto poder de geração de informação de mercado. Com isso, será possível extrair insights que vão ao encontro das expectativas dos empresários de intermediação.

“Qual tipo de produto, em que faixa de valor e onde está sendo vendido são dados ainda escassos para o mercado secundário”, diz o executivo. Um dos projetos a serem desenvolvidos neste ano visa a preencher essa lacuna.

“As pequenas e médias empresas constituem cerca de 80% do nosso mercado. São essas imobiliárias que têm a maior concentração de informações”, adiciona Parisi. Uma das ideias aventadas pretende congregar esse volume de dados, estruturá-los, depurá-los e entregá-los na forma de relatórios de inteligência de mercado para subsidiar a tomada de decisão das empresas.

Uma das informações preciosas para o mercado, por sinal, está justamente nas mãos das imobiliárias, que é o preço real das transações efetivadas, tanto de venda como de locação.

“Hoje, muitas empresas se baseiam nas informações de preços ofertados, disponíveis nos portais. Embora sejam indiscutivelmente importantes, esses dados não retratam fielmente as condições de preço da cidade”, exemplifica o presidente da RIS.

Outra possibilidade estudada pela RIS é oferecer exclusivamente às suas associadas um seguro de responsabilidade, buscando agregar mais segurança e confiabilidade nas transações intermediadas pelas empresas da Rede.

Para isso, segundo Nelson Parisi, está-se dialogando com uma seguradora com o propósito de aculturá-la da realidade do mercado, para que o produto resultante consiga responder à altura as necessidades do mercado.

A RIS também estuda firmar parceria para expansão tecnológica. “Soluções colaborativas em plataformas vêm ao encontro do que precisamos”, diz Parisi, elencando, entre as vantagens, o uso da ferramenta e a unificação dos bancos de imóveis das associadas.

Para além das necessidades de mercado, a RIS vislumbra a constituição de grupos de trabalho com focos multidisciplinares. Como exemplo, destaca-se a criação de um conselho jurídico para o debate de questões como corretor associado, aspectos atinentes a imóveis de lançamentos, segurança jurídica, entre outros.

Oxigenação – Os desafios trazidos ao mercado imobiliário pelas novas tecnologias também estão no radar. Por isso, segundo Parisi, pretende-se aproximar cada vez mais as associadas da Rede às iniciativas dos Novos Empreendedores do Secovi-SP.

O grupo reúne as futuras lideranças do mercado imobiliário, e tem o objetivo de trazer para dentro do Secovi-SP as práticas e as iniciativas que estão revolucionando o setor de imóveis. Exemplo disso é o Grupo de Trabalho (GT) de Inovação, que lidera o MoviMente – iniciativa indispensável para quem quer estar por dentro das tendências de mercado. Dezenas de startups já passaram pelo MoviMente, oferecendo ideias e soluções às empresas do setor imobiliário.

“Temos a intenção de apresentar quais são, em termos de tecnologia, os principais percalços que nossas associadas enfrentam no dia a dia. O NE pode ser caminho mais rápido e mais eficaz para conseguirmos encontrar as soluções necessárias”, frisa o presidente da RIS.

Eventos – Qualificação profissional para corretores e gerentes de imobiliárias continuará na pauta este ano. Além dos tradicionais temas tratados pela Rede (seguros, negócios na internet, tecnologia), a expectativa é atualizar os profissionais das associadas com conteúdos mais abrangentes, como a Lei de Zoneamento, crédito imobiliário, assinatura digital, garantias locatícias, entre outros.

Autor: Assessoria de Comunicação do Secovi-SP


  • Ampliar
  • Câmara de Mediação Secovi-SP
  • Certificação Digital
  • Geosecovi
  • Milenium
  • PQE - Programa Qualificação Essencial
  • Rede Imobiliária Secovi
  • Revista Secovi
  • Secovi Novos Empreendedores
  • Universidade Secovi-SP
  • Gentilezas Urbanas
  • Núcleo de Altos Temas