Institucional

O adeus a Sylvio Capanema


Desembargador - que faleceu na madrugada de 20/6, vitimado por covid-19 – deixa fantástico legado e imensa saudade

Colaborador da nova Lei do Inquilinato, da qual foi coautor, o desembargador Sylvio Capanema era presença constante do Secovi-SP, onde proferiu diversas palestras, compartilhando generosamente seus valiosos conhecimentos, em especial nas áreas de locação, gestão patrimonial, condomínios e administração imobiliária.

Desembargador aposentado, ingressou na magistratura em 1994, representando por 33 anos 5º constitucional da advocacia, voltando posteriormente a advogar.

Em sua trajetória como desembargador foi 1º vice-presidente do Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro; membro efetivo do Órgão Especial e do Conselho da Magistratura do Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro; membro efetivo do Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro. Atualmente, atuava como professor titular de Direito Civil da Faculdade Cândido Mendes, na pós-graduação em Direito Civil da Universidade Estácio de Sá, de Direito Civil da Escola de Magistratura do Rio de Janeiro.

Coautor do projeto de lei da atual lei do inquilinato (lei 8245/91), foi consultor jurídico da Associação dos Proprietários de Imóveis do Rio de Janeiro e da Confederação das Associações de Proprietários de Imóveis do Brasil. Foi ainda fundador, 1º presidente de honra da associação dos advogados do direito imobiliário (Abami).

Sócio honorário da Abadi (associação das administradoras de imóveis) e autor de importantes obras, foi agraciado com várias honrarias, dentre elas a medalha Tiradentes, da Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro.

“Nosso relacionamento, e amizade, com Sylvio Capanema vem de muitos anos; antes mesmo da nova legislação do aluguel. Em uma de suas últimas palestras no Secovi-SP, ele convidou os jovens da plateia a se dedicarem ao estudo, pois este é o único caminho que leva ao sucesso e à felicidade. Sentimos muito que um inimigo microscópico tenha levado antes da hora esse gigante do Direito brasileiro”, considera Hubert Gebara, vice-presidente de Condomínios e Administração Imobiliária do Secovi-SP.

Confira abaixo a íntegra de mensagem encaminhada a familiares e amigos de Sylvio Capanema.

Perdemos hoje uma das figuras mais respeitadas e queridas, especialmente por aqueles que atuam no setor imobiliário: o desembargador Sylvio Capanema de Souza.

Com incomparável compreensão sobre o funcionamento de nossas atividades, nosso sempre professor (e especial amigo) atuou de maneira decisiva em questões importantes para a coletividade, como é o caso da nova Lei do Inquilinato.

Sylvio Capanema se foi, mas jamais partirá.

Seus ensinamentos estão gravados em sua obra publicada (livros, artigos), nas inúmeras palestras proferidas e no coração daqueles que tiveram o privilégio de com ele conviver.

Seu exemplo de profissionalismo e incansável busca pela Justiça permanece inspirando as pessoas de bem.

Nossa homenagem sincera a esse gigante do Direito brasileiro.

E nossas profundas condolências a seus familiares.

Basilio Jafet - presidente do Secovi-SP

Hubert Gebara - vice-presidente de Administração Imobiliária e Condomínios do Secovi-SP

 

Autor: Assessoria de Comunicação Secovi-SP


  • Ampliar
  • Câmara de Mediação Secovi-SP
  • Certificação Digital
  • Geosecovi
  • Milenium
  • PQE - Programa Qualificação Essencial
  • Rede Imobiliária Secovi
  • Revista Secovi
  • Secovi Novos Empreendedores
  • Universidade Secovi-SP
  • Gentilezas Urbanas
  • Núcleo de Altos Temas