Institucional

Painel focaliza tendências internacionais do mercado de propriedade imobiliária


Dirigentes do IREM® ministraram palestras nesta terça-feira (dia 29/8) em painel da Convenção Secovi
         Michael Lanning, Benjamin McGrew, Fernanda Lisboa e Nancye Kirk

As principais tendências internacionais do mercado de propriedade imobiliária e de gestão de ativos foram focalizadas em painel realizado nesta terça-feira, 29/8, na Convenção Secovi. Com tradução simultânea, as palestras foram ministradas pelos norte-americanos J. Benjamin McGrew, presidente-eleito para o ano de 2018 do IREM ® (Institute of Real Estate Management) e presidente da FiduciaryWest; Michael T. Lanning, presidente do IREM® e vice-presidente sênior e market leader da Cushman & Wakefield; e Nancye Kirk, chief strategy officer do IREM®.

A advogada Fernanda Lisboa, presidente do Capítulo do IREM® no Estado de São Paulo, coordenou os trabalhos, destacando na abertura a importância da geração Millennials no mercado imobiliário. "Essa geração está mudando o mundo, porque tem uma palavra de ordem: propósito; além de estar conectada o tempo todo”, afirmou, acrescentando que é preciso ajustar tanto a forma de trabalho como a maneira como atendemos esse cliente, adequando essas mudanças. Nancye Kirk ancorou as palestras, que foram bem dinâmicas, com informações pontuais sobre institucionalização dos fundos imobiliários, gestão de ativos, coleta e compartilhamento de dados, tecnologia e sustentabilidade. Destaque para a geração Millennials que, segundo eles, tem impactado o mercado de trabalho.

Benjamin McGrew, presidente-eleito do IREM®, contou que, nos Estados Unidos, os profissionais “baby boomers” (nascidos entre 1945 e 1964) estão se aposentando e, os da geração Millennials, entrando no mercado. “Esses jovens querem morar perto do trabalho, utilizam transporte público, têm vida noturna agitada, dormem pouco e adoram dispositivos eletrônicos”, afirmou McGrew. “Eles não querem ser donos de empresas, preferem atuar em vários negócios. Também não querem ter carro nem casa própria. Preferem alugar”, acrescentou Michael Lanning, salientando que essa nova dinâmica tem sido um desafio para os gestores de propriedades.

Para os especialistas, o gestor de propriedades precisa estar atualizado e entender as necessidades do mercado, buscando e compartilhando informações. “Para ser mais eficiente, ele deve pensar como um gestor de ativos e colocar-se no lugar do proprietário”, indicou Lanning. McGrew disse ainda que os profissionais que têm acesso e estão atentos à informação em tempo real têm vantagem em relação ao concorrente. “Nos Brasil, as informações não são compartilhadas como nos Estados Unidos. Lá, podemos analisar os dados e ter vantagem competitiva.”

Para Lanning, o local de trabalho também precisa ser mais eficiente. “Os dias em que o gestor ficava sentado no escritório já passaram. Agora, o profissional precisa estar na rua, utilizando os aplicativos que ajudam na comunicação e operação da propriedade”, aconselhou, lembrando que, atualmente, com tanta tecnologia disponível, ele consegue trabalhar em várias partes do mundo sem que o seu cliente saiba onde está.

Edifícios verdes – Nancye Kirk destacou a importância da sustentabilidade na gestão e operação dos edifícios, afirmando que é uma importante ferramenta de marketing. Ela citou como exemplo o edifício-sede do IREM® em Chicago. “Faz toda diferença. Ganhamos mais eficiência e produtividade com a propriedade”, disse Nancye, lembrando que a geração Millennials tem muito interesse na agenda mais consciente.

“Para que o profissional possa se destacar em um ambiente competitivo como o nosso, ele precisa apresentar um diferencial. Só assim, ele vai atrair talentos e clientes”, resumiu Nancye, para quem a tecnologia e a educação contínua são a chave do sucesso. “Nunca pare de aprender”, disse Nancye, convidando os participantes para a conferência do IREM®, que será realizada entre os dias 10 e 13/10, em Chicago (Illinois), nos Estados Unidos.

 

Autor: Assessoria de Comunicação do Secovi-SP

Comente essa notícia


  • Ampliar
  • Câmara de Mediação Secovi-SP
  • Certificação Digital
  • Geosecovi
  • Milenium
  • PQE - Programa Qualificação Essencial
  • Rede Imobiliária Secovi
  • Revista Secovi
  • Secovi Novos Empreendedores
  • Universidade Secovi-SP
  • Gentilezas Urbanas
  • Núcleo de Altos Temas