Institucional

Pandemia muda preferências do consumidor de imóvel


Especialistas falaram sobre as mudanças no perfil do consumidor em painel no primeiro dia da Convenção Secovi

Os hábitos e as preferências dos consumidores na busca por imóveis foram alterados em razão dos impactos ocasionados pela pandemia do novo coronavírus.

Essa é a conclusão dos especialistas Renato Meirelles, presidente do Instituto Locomotiva; Roberto Nascimento, presidente da Ksas; e de Marcelo Dadian, diretor de Imóveis do portal OLX e coordenador do Conselho Estratégico de Incorporadores do Secovi-SP. Os três participaram de um dos painéis da Convenção Secovi na tarde desta segunda-feira, 24/8.

Renato Meirelles apresentou dados de uma pesquisa do Instituto Locomotiva, mostrando as transformações nas relações de consumo no Brasil. Segundo ele, 93% dos brasileiros acreditam que a vida não voltará a ser exatamente como era antes da pandemia. “Houve uma mudança de hábitos e de relações com a família e o trabalho. A vida social foi impactada de forma drástica, e a reclusão mudou a forma de se relacionar com a casa”, disse Meirelles.

“A casa tornou-se o local de trabalho, de descanso, de lazer, das refeições, de estudar e de conviver intensamente com a família”, destacou Meirelles. Com mais tempo em casa, as famílias a passaram a repensar seus ideais de comodidade. Roberto Nascimento revelou que as pessoas estão procurando imóveis maiores, acima de 120 m², com varanda gourmet ou churrasqueira e outros itens de lazer. A procura por casas (no lugar de apartamentos) também aumentou.

Nascimento contou que o número de pessoas que iniciam o processo de compra do imóvel sem visita subiu de 28% antes da pandemia para 45%, atualmente. “E o tempo médio para a realização do negócio imobiliário está em torno de 15 dias.” Dados do Portal OLX citados por Marcelo Dadian mostram que as buscas por imóveis cresceram 40% nos últimos meses, saltando de 1,2 milhão para 1,7 milhão de acessos.

“As mudanças de hábito estão acelerando o processo de decisão de compra do imóvel”, afirmou Dadian, ressaltando a importância dos vídeos nos anúncios imobiliários. “Apenas 15% dos imóveis têm vídeos. Esse número ainda é muito baixo”, observou o diretor da OLX. Renato Meirelles acredita que esse é o momento ideal para a construção de uma nova cultura no mercado imobiliário. Neste contexto, o fio condutor é o consumidor no centro do processo, finalizou Dadian.

A Convenção Secovi 2020 é uma realização do Secovi-SP e da Fiabci-Brasil, e conta com o apoio institucional da CBIC (Câmara Brasileira da Indústria da Construção). Patrocínio: Atlas Schindler, Grupo Souza Lima, Porto Seguro, SegImob, Abrainc, Caixa, Cashme, Crowe, Gerdau, Kzas, Locomotiva, Mapfre, OLX, Realogy e Senior Mega. Agente social apoiado: Ampliar.

 

Autor: Assessoria de Comunicação - Secovi-SP


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