Administração de Condomínio

Panorama econômico abre a programação do Enacon 2020


A jornalista Denise Campos de Toledo falou sobre o cenário da economia em meio à pandemia do novo coronavírus
  A jornalista Denise Campos de Toledo traçou um panorama da situação atual.

O cenário econômico brasileiro foi abordado pela jornalista Denise Campos de Toledo, comentarista de rádio e TV, na abertura do Encontro Nacional das Administradoras de Condomínios (Enacon), nesta quarta-feira (11/11), que contou com saudações de Basilio Jafet e Hubert Gebara, respectivamente, presidente e vice-presidente de Administração Imobiliária e Condomínios do Secovi-SP.

“Optamos por nos valer das facilidade que a tecnologia oferece para manter a tradição do nosso encontro anual”, disse Gebara, referindo-se à realização do primeiro Enacon 100% digital. “Em função da pandemia, estamos enfrentando grandes desafios este ano. Por um bom tempo, nossas empresas ficaram ou ficarão fechadas. A reabertura só não tardou mais por conta da atuação do Secovi-SP na elaboração de protocolos preventivos.”

Segundo ele, o mesmo ocorreu com os condomínios. “Gradualmente, em obediência à decisão dos síndicos, algumas áreas comuns estão sendo reabertas, com regras e limitações. Afinal, o vírus está circulando por aí”, destacou Gebara. O presidente Basilio Jafet falou sobre a recuperação do mercado imobiliário, em meio à pandemia, destacando que “muita gente descobriu o valor da casa própria.”

Análise econômica

Denise Campos de Toledo falou sobre o processo de retomada da economia, mencionando que o “tombo” de 4,8% do PIB (Produto Interno Bruto) foi menor que o previsto. Ela destacou a importância do auxílio emergencial, dizendo foi um suporte importante no momento de recuperação econômica. “A pior fase já passou. Esperamos um bom desempenho da economia no segundo semestre”, afirmou Denise, abordando ainda os desafios para expansão sustentável e os impactos da pandemia nos setores de comércio, construção, serviços e turismo.

“As empresas ainda não retornaram com sua plena capacidade produtiva”, observou a jornalista, destacando os dados negativos ligados ao emprego. “O mercado de trabalho, que vinha se recuperando, teve um salto negativo com a pandemia”, afirmou, acrescentando que, mesmo com a reabertura, ainda há setores inseguros para contratar. Por outro lado, disse ela, o setor de construção teve um bom desempenho, com ritmo de vendas de unidades habitacionais igual no mesmo patamar do período pré-pandemia. “O que mudou foi o perfil do imóvel. Há uma demanda maior por imóveis mais amplos e localizados em cidades do Interior”.

A comentarista fez ainda uma breve análise da influência do cenário externo no Brasil, lembrando especialmente das eleições americanas. E, por fim, fez projeções para 2021, afirmando que o governo deve revisar incentivos como auxílio emergencial, Bolsa Família ou Renda Cidadã. “É importante ver como o governo vai lidar com isso.”

Controle da pandemia, direcionamento da política econômica e pacificação política estão entre os desafios, apontados pela jornalista, que deverão ser enfrentados pelo governo em 2021. “O Brasil perdeu muitos investimentos estrangeiros e isso tem relação com a falta de confiança no País”, disse. A especialista apontou ainda algumas medidas que podem ajudar a estabelecer o clima de confiança, como aprovação da PEC emergencial, do pacto federativo, entre outras. “É fundamental que o governo avance nesta agenda”, finaizou Denise Campos de Toledo.

O Enacon 2020 contou com patrocínio de Atlas Schindler, Souza Lima, Bradesco, Vila Velha, Airbnb, Superlogica, CashMe, Júpiter, Empresta Capital, Group Software, Athos/GoSoft, Mapfre, Haganá, Pormade, Winker e Sindiconet, como mídia parceira. 

Leia mais: 

Enacon avalia os impactos da Lei Geral de Proteção de Dados

Enacon debate as transformações digitais na gestão condominial

Como atender corretamente o cliente de condomínios em tempos de pandemia

Enacon debate questões jurídicas na administração de imóveis e de condomínios

No Enacon, Cortella fala sobre os desafios da mudança em tempos de pandemia

 

 

Autor: Assessoria de Imprensa - Secovi-SP 


  • Ampliar
  • Câmara de Mediação Secovi-SP
  • Certificação Digital
  • Geosecovi
  • Milenium
  • PQE - Programa Qualificação Essencial
  • Rede Imobiliária Secovi
  • Revista Secovi
  • Secovi Novos Empreendedores
  • Universidade Secovi-SP
  • Gentilezas Urbanas
  • Núcleo de Altos Temas