Institucional

Pioneirismo transformado em sucesso


Consagração e justa homenagem à Multiplan pelo conjunto da obra e em reconhecimento à sua trajetória de excelência e grande contribuição para o desenvolvimento da indústria imobiliária nacional.

HORS-CONCOURS

Multiplan | Rio de Janeiro - RJ

José Isaac Peres, da Multiplan

Se falar da história de sucesso da Multiplan é falar da trajetória empreendedora de seu fundador e principal acionista, José Isaac Peres, então, na verdade, a conversa será sobre ousadia, visão estratégica, inovação e pioneirismo.

O carioca de Ipanema iniciou sua vida profissional aos 19 anos, como corretor de imóveis, para ajudar na renda de sua família de classe média. José Isaac Peres tinha recém-ingressado no Curso de Arquitetura da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Pouco tempo depois, mudou para a antiga Faculdade Nacional de Política e Economia, atualmente Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ).

Com metas e sonhos bem definidos, dentre eles o de crescer profissional e financeiramente, o jovem, de comunicação fácil, bom relacionamento social e apenas 22 anos, encontrou parceiros e fundou, em 1963, sua primeira empresa, uma incorporadora e promotora de vendas de imóveis - Veplan Imobiliária. Seu primeiro grande desafio também foi o seu primeiro grande sucesso: um prédio residencial no bairro da Lapa, no Centro da cidade, comercializado em 19 dias.

Três anos depois, lançou o edifício Cidade do Rio de Janeiro, também na região central da capital fluminense, o primeiro prédio da cidade a ter garagem mecânica, marco imobiliário na época. Com 32 andares, reunia unidades residenciais, escritórios, um clube de acesso exclusivo aos condôminos e, nos dois últimos andares, salas de reunião, bares, restaurantes, entre outros serviços, o empreendimento foi totalmente vendido em apenas dois dias.

Daí em diante, foram alguns anos seguidos de projetos bem-sucedidos que levaram a Veplan, em 1971, a ser uma das maiores incorporadoras do país, ocasião em que realizou seu primeiro IPO na Bolsa de Valores do Rio de Janeiro.

Posteriormente, mais uma tacada perfeita de José Isaac Peres: fundir a Veplan com uma grande e bem conceituada construtora do Rio de Janeiro, que originou a Veplan-Residência. Foram mais de 300 empreendimentos lançados, vendidos e construídos, destacando-se o Shopping Center Ibirapuera, na cidade de São Paulo, a primeira experiência de Peres na área de shopping centers, lançado em 1973 e inaugurado em 1975. Neste mesmo ano, deixou a Veplan-Residência e constituiu a Multiplan. Daí para frente, Peres não parou mais.

Multiplan, ousadia e criatividade - Visionário, José Isaac Peres logo percebeu o potencial de crescimento do setor de shopping centers e que a Multiplan ganharia muito mais alugando espaços do que construindo prédios para vender. Não por acaso, Peres adotou o lema “Quem aluga recebe três vezes. Quem vende, nem sempre recebe uma vez" e passou a investir em shopping centers quando essa indústria ainda era incipiente no Brasil.

Peres recebe o prêmio das mãos de Rodrigo Luna e Flavio Amary

Em 1977, inaugurou o BH Shopping, o primeiro centro de compras desenvolvido pela Multiplan, construído no bairro Belvedere, em Belo Horizonte. Distante do centro urbano, o empreendimento contribuiu para a ocupação e o crescimento da região.

A história da Multiplan está tão ligada à construção do BH Shopping, que a logomarca da empresa foi inspirada no trevo viário da capital mineira que leva ao shopping. O trevo de quatro folhas deu mesmo sorte ao empresário, que confessa ser um pouco místico.

Hoje, a Multiplan é uma das maiores empresas brasileiras da indústria de shopping centers e está presente nos Estados de Minas Gerais, São Paulo, Rio de Janeiro, Paraná, Rio Grande do Sul e Alagoas, e também no Distrito Federal. A empresa gerencia e detém uma das melhores carteiras do setor, com 18 unidades em operação, que somam mais de dois milhões de m² construídos, mais de 5.400 lojas e fluxo anual de 180 milhões de consumidores.

Em Minas Gerais, além do pioneiro BH Shopping, outros dois shopping centers ocupam lugar de destaque: o Pátio Savassi e o Diamond Mall.

No Distrito Federal, o Parking Shopping foi o divisor de águas no comércio de Brasília, levando grandes nomes do varejo para a capital federal no início dos anos 1980. Um dos mais sofisticados da cidade, o empreendimento tornou-se mais completo com a entrega do Park Shopping Corporate, duas torres comerciais construídas em seu terreno.

Nas Alagoas, o Parque Shopping Maceió é o primeiro empreendimento da Multiplan no Nordeste. Desenvolvido em parceria, em área privilegiada e em expansão na cidade, o empreendimento será integrado ao Boulevard Parque, um complexo imobiliário de 200 mil m², com torres residenciais e empresariais, além de um parque com ampla área verde.

Já em Curitiba, no Paraná, o Park Shopping Barigüi, vizinho ao Parque Barigüi, é um dos mais modernos do país. O projeto arquitetônico, que favorece a integração com o ambiente porque usa vidros e recortes em sua estrutura que valorizam a luz, o verde e a beleza natural da região, foi concebido no conceito multiuso e prevê futuros edifícios comerciais.

Na capital gaúcha, o Barra Shopping Sul inclui duas torres comerciais - a Cristal Tower e a Diamond Tower, e o edifício residencial Residénce du Lac, o único de Porto Alegre dentro de um shopping.

Presença da Multiplan em São Paulo - No interior do Estado de São Paulo, a Multiplan detém dois shopping centers na cidade de Ribeirão Preto - o Ribeirão Shopping, pioneiro no interior e que acaba de inaugurar o Centro Médico Ribeirão Shopping, com 18 clínicas de ponta e um day hospital instalados em 4.177m², e o Shopping Santa Úrsula; um em São Caetano do Sul, na Grande São Paulo, o Park Shopping São Caetano; e o Jundiaí Shopping, na cidade de Jundiaí, que atende aos moradores locais e aos das cidades próximas, todas localizadas entre duas importantes regiões metropolitanas (São Paulo e Campinas).

Já na capital paulista são três grandes centros de compras:

O Morumbi Shopping, inaugurado em 1982 e em aperfeiçoamento constante - já passou por cinco expansões, com Área Bruta Locável (ABL) total de 56.102 m², 502 lojas para atender seu público-alvo constituído por 90% das classes A e B. Uma das características do Morumbi Shopping é o seu pioneirismo, pois foi o primeiro a criar uma área exclusiva de moda com produtos de grifes nacionais e internacionais e um polo gastronômico no seu interior. Também foi o precursor da semana de moda de São Paulo com a criação do Morumbi Fashion Brasil. O shopping faz parte de um complexo multiuso formado pelos edifícios de escritórios Morumbi Office Tower, Morumbi Business Center, Centro Profissional Morumbi Shopping e Morumbi Corporate;

O Shopping Anália Franco, referência em moda, cultura e estilo na zona leste de São Paulo. Inaugurado em 1999, foi um dos precursores na região, contribuindo para o desenvolvimento e a valorização do seu entorno;

Por fim, o Shopping Vila Olímpia, no bairro de mesmo nome e próximo da Vila Nova Conceição, de Moema e do Itaim, que atrai público exigente e qualificado. Para atender a este perfil de consumidor, o shopping tem fachada elegante, inspirada na estética fabril do início do século XX, e oferece um centro gastronômico completo, boliche de última geração, sete salas de cinema, sendo duas Premium e um teatro com 800 lugares.

A sede da Multiplan e o que há de melhor com a sua marca no Rio - A Multiplan tem sua sede na Barra da Tijuca, bairro nobre da zona oeste do Rio de Janeiro, no Centro Empresarial Barra Shopping (CEB), conjunto de 11 edifícios comerciais que faz parte do grande complexo multiuso implantado em uma área ininterrupta de 1,2 km de frente para a Avenida das Américas pertencente à empresa, que vislumbrou as oportunidades de crescimento na região e a sua presença em uma das áreas urbanas de maior desenvolvimento e vetor de crescimento da cidade do Rio de Janeiro.

Em uma área de 67 mil m² e com 173.240 m² de área construída, o CEB abriga empresas de pequeno, médio e grande porte é interligado ao Barra Shopping por uma passarela de 200 metros de extensão por onde circulam, diariamente, quase três mil pessoas.

Já o Barra Shopping, o primeiro shopping center da Barra da Tijuca, inaugurado em 1981, é marco no processo de desenvolvimento da cidade, tendo contribuído para ocupação e crescimento do bairro e sendo o primeiro empreendimento do complexo multiuso de compras, negócios e lazer, considerado o maior da América Latina, que, além do Centro Empresarial Barra Shopping, inclui os seguintes empreendimentos:

New York City Center, polo de entretenimento, alimentação e compras integrado ao shopping por um corredor de 50 lojas, inaugurado em 1999;

Centro Médico Barra Shopping, inaugurado em 1994 e localizado no 3º piso da expansão do shopping, em uma área de dez mil metros quadrados, para abrigar clínicas especializadas em todas as áreas médicas;

Village Mall, em funcionamento desde 2012, shopping de alto padrão, com marcas inéditas internacionais e nacionais consagradas no mercado de luxo. Para lazer, oferece teatro para 1.060 pessoas, quatro salas de cinema, espaço para eventos de 1.560 m² e área gastronômica com terraço voltado para a Lagoa da Tijuca, considerado por José Isaac Peres um cartão de visitas da Multiplan e também do Rio de Janeiro.

Distante dali a alguns quilômetros, mas também na Zona Oeste do Rio, o Park Shopping Campo Grande, com 286 lojas, 22 âncoras e megalojas, sete salas de cinema, um parque indoor e 2.100 vagas de estacionamento. Valoriza a região e leva mais qualidade de vida aos moradores de Campo Grande e de seu entorno, atendendo aos consumidores, predominantemente, das classes B e C.

E vem mais por aí, agora em Canoas, no Rio Grande do Sul - No segmento em que é referência nacional, o de shopping centers, a Multiplan tem no Park Shopping Canoas, no Sul do país, o seu mais novo projeto, com diferencial de sustentabilidade dos quase 25 mil metros de placas fotovoltaicas adaptadas ao telhado, que garantirão 10% da energia consumida no empreendimento. Com este shopping, cuja inauguração está prevista para novembro deste ano, a Multiplan atinge a marca de 19 unidades em sua carteira invejável no segmento.

Excelência a toda prova - Se de um lado a Multiplan de Jose Isaac Peres inovou no mercado de shopping centers, indutores de desenvolvimento das regiões onde foram implantados, por outro lado também mudou o setor imobiliário, construindo o primeiro condomínio residencial com campo de golfe iluminado da América Latina, além de ciclovia, heliponto e clube de lazer. Trata-se do Barra Golden Green, sinônimo de condomínio de alto luxo no Brasil, localizado na Avenida Sernambetiba, na praia da Barra da Tijuca.

Mesmo com foco principal na construção de shopping centers por duas décadas, a Multiplan jamais deixou de atuar no segmento de empreendimentos multiuso e residenciais, sempre com o mesmo pioneirismo e ousadia. Exemplo disso é o Chácara Santa Helena, primeiro condomínio fechado construído em São Paulo, no Alto da Boa Vista, bairro da zona Sul da cidade.

Evidencia-se, portanto, a atuação significativa da Multiplan também na incorporação imobiliária, com investimentos em empreendimentos residenciais e comerciais por todo o Brasil. Mais do que isso, a Multiplan ultrapassou fronteiras e ganhou reconhecimento internacional com o Cascais Shopping, primeiro empreendimento de alto padrão no segmento, em Portugal, e com o Il Villagio, condomínio residencial de alto luxo, em Miami, na famosa Avenida Ocean Drive, além de manter parceria com a Ontario Teachers' Pension Plan (OTPP), fundo de pensão de 289 mil professores canadenses com ativos avaliados em US$ 96,4 bilhões e que detém 100% da Cadillac Fairview, um dos maiores proprietários, administradores e incorporadores de shopping centers da América do Norte.

Com mais de 50 anos de contribuições à indústria imobiliária brasileira, não se diferencia empresa do empresário, pois são únicos em valores éticos e compromisso com a qualidade e excelência em todos os projetos. Para José Isaac Peres, hoje com 77 anos, “o segredo do sucesso é fazer bem feito”.

Por tudo isso, nada mais justa a homenagem e a premiação hors-concours pelo conjunto da obra à Multiplan no 23º Prêmio Master Imobiliário.

Veja as fotos da cerimônia de entrega do Master Imobiliário 2017.

Veja as fotos da Galeria dos Vencedores.

Autor: Secovi-SP e Fiabci-Brasil

Comente essa notícia


  • Ampliar
  • Câmara de Mediação Secovi-SP
  • Certificação Digital
  • Geosecovi
  • Milenium
  • PQE - Programa Qualificação Essencial
  • Rede Imobiliária Secovi
  • Revista Secovi
  • Secovi Novos Empreendedores
  • Universidade Secovi-SP
  • Gentilezas Urbanas
  • Núcleo de Altos Temas