Compra e Venda

Programa qualifica corretores de imóveis


Série de palestras, cursos e eventos destinados a profissionais da intermediação imobiliária contam pontos que dão direto à designação Cersim

Desde 2013, a Rede Imobiliária Secovi (RIS) diploma corretores imobiliários com a designação Cersim (Corretor Especialista Rede Imobiliária Secovi). Trata-se de iniciativa com vistas ao aperfeiçoamento e à qualificação do mercado de intermediação da compra, venda e locação de imóveis residenciais e comerciais. 

Para receber a designação, os corretores participam de uma série de eventos, cursos e palestras do segmento imobiliário, com temas que discutem técnicas de vendas, direito imobiliário, marketing, gestão de locação, entre outros. Ao longo desses anos, mais de 100 profissionais já foram designados. 

Como um dos objetivos centrais do programa é elevar amplamente a qualidade dos serviços prestados pelas intermediadoras, a Rede Imobiliária Secovi requer dos diplomados a manutenção do título Cersim. Isso implica a assiduidade por parte do corretor designado nas mais diversas iniciativas realizadas pela RIS, pelo Secovi-SP e pela Universidade Secovi. Na prática, os profissionais mantêm-se atualizados em relação a práticas e tendências de mercado. Essa exigência se justifica pela dinâmica do ramo imobiliário e pela gama de conhecimentos específicos exigidos de quem atua no ramo.

Na avaliação de Nelson Parisi Júnior, presidente da Rede Imobiliária Secovi, o programa é especialmente importante em tempos em que a tecnologia ganha cada vez mais espaço nos negócios imobiliários. “O processo de compra e de venda de um imóvel é cheio de particularidades e exige uma série de noções complexas. Embora a tecnologia facilite a vida do consumidor em diversas frentes, ainda não é possível abrir mão de uma consultoria especializada, como a de um corretor qualificado”, afirma.

Para o executivo, o surgimento de alternativas on-line de intermediação de negócios são oportunidades para os corretores e para as imobiliárias. “Profissionais gabaritados, que prestam boa assessoria e consultoria a seus clientes, passam a ser cada vez mais valorizados, porque sabem extrair diferencial de mercado nesse cenário competitivo”, adiciona.

O Cersim foi concebido tendo como modelo programas como o Realtor norte-americano, da NAR (National Association of Realtors). Segundo estatísticas dessa associação, corretor com designação realiza 30% mais negócios do que profissionais sem o ‘selo’.

A longo prazo, tal qual ocorre nos EUA, a intenção do Cersim é oferecer uma gama de especializações. Os profissionais poderão obter designações em mercados de nichos, como imóveis de luxo, locação comercial, prospecção de terrenos, entre outros.

Corretores interessados em participar do Cersim devem enviar e-mail para jessica.silva@secovi.com.br.


  • Ampliar
  • Câmara de Mediação Secovi-SP
  • Certificação Digital
  • Geosecovi
  • Milenium
  • PQE - Programa Qualificação Essencial
  • Rede Imobiliária Secovi
  • Revista Secovi
  • Secovi Novos Empreendedores
  • Universidade Secovi-SP
  • Gentilezas Urbanas
  • Núcleo de Altos Temas