Incorporação

Secovi-SP sedia evento de capacitação para implantação do BIM


Representantes do setor produtivo irão debater, no Secovi-SP, as vantagens da técnica que está mudando a forma de construir com mais produtividade e redução de custos
Realização conjunta de CBIC e Secovi-SP, workshop acontece dia 13/6.

A Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC), por meio da Comissão de Materiais, Tecnologia, Qualidade e Produtividade (COMAT), e o Secovi-SP realizam no dia 13/6 o Workshop Implementação do BIM (Building Information Modeling), na sede do Sindicato da Habitação, em São Paulo. O evento tem como objetivo democratizar o conhecimento sobre o tema e oferecer subsídio à implementação da metodologia nas empresas do segmento da construção. “Hoje o BIM é a mais importante bandeira da Comat/CBIC no que tange a investimento em inovação, com bons resultados, no curto prazo, para as construtoras quanto à melhoria da qualidade e produtividade”, ressalta o presidente da Comat, Dionyzio Antonio Klavdianos.

Durante a realização do 89°Encontro Nacional da Indústria da Construção (Enic), em Brasília, no último dia 25, o secretário de Desenvolvimento e Competitividade Industrial, Igor Nogueira Calvet, do Ministério da Indústria, Comércio Exterior e Serviços (MDIC), disse que o presidente Michel Temer deve criar nas próximas semanas um grupo interministerial para elaborar a estratégia de implementação do BIM nos empreendimentos imobiliários de iniciativa do governo federal. “A ideia é elevar a produtividade e melhorar a transparência nas obras públicas”, destacou Calvet.

Especialistas e empresários que acompanham o desenvolvimento de projetos com a utilização do BIM entendem que a metodologia tem rompido paradigmas de produtividade, elevando o patamar de precisão e confiabilidade dos projetos. O presidente da Comat defende, inclusive, a importância do BIM como estratégia nacional.  “A CBIC entende que a implementação do BIM, enquanto sistema de gestão, deve ser adotado como política nacional para contratação de obras e serviços pelo poder público, o que acarretará ganhos em agilidade, transparência e economia”, afirmou o Klavdianos.

“A utilização do BIM pelas empresas do setor imobiliário é um caminho sem volta e que tem o potencial de melhorar a qualidade dos projetos, diminuir custos, facilitar a gestão dos empreendimentos e da manutenção no pós-obra, com vantagens tanto para quem produz quanto para quem adquire e utiliza os imóveis”, destaca o presidente em exercício do Secovi-SP e vice-presidente de Tecnologia e Sustentabilidade do Secovi-SP, Carlos Alberto de Moraes Borges.

Promovido pela CBIC e pelo Senai Nacional, com realização pelo Secovi-SP, o evento terá a participação de lideranças empresariais de entidades associadas, sindicatos da construção e especialistas para debater sobre as vantagens da utilização dos processos BIM, que estão alterando o dia a dia das empresas do setor. Os participantes poderão levantar dúvidas, trocar experiências, e ainda, terão a oportunidade de conhecer os exemplos exitosos de gestão dos projetos apresentados. 

O BIM é um conjunto de processos e tecnologias baseadas em objetos 3D que, combinados, geram uma metodologia aplicável a todo o ciclo de vida de um empreendimento, desde a concepção de uma ideia de edificação ou instalação passando pelo desenvolvimento do projeto, construção, uso, operação e manutenção. A tecnologia BIM tem rompido paradigmas de produtividade, elevando o patamar de precisão e confiabilidade dos projetos.

Estão confirmadas as presenças do presidente da Comat, Dionyzio Antonio Klavdianos; do vice-presidente do Secovi-SP, Carlos Borges; do diretor técnico da Sinco Engenharia e líder do Projeto Disseminação do BIM, Paulo Rogério Luongo Sanchez; do consultor BIM Rogério Suzuki; e dos representantes das empresas desenvolvedoras do BIM, que irão expor as diversas possibilidades de uso do BIM no mercado da construção. Este é o sexto evento planejado para este ano.

Como parte do projeto de incentivo à adoção da metodologia, a CBIC, no ano passado, tornou disponível à cadeia produtiva a “Coletânea Implementação do BIM para Construtoras e Incorporadoras” (http://cbic.org.br/bim/). As ações descritas estão contidas no projeto de disseminação do BIM, uma iniciativa CBIC e Senai Nacional.

Assinada por Wilton Catelani, a publicação é um passo a passo completo sobre a implantação da plataforma. Está organizada em cinco volumes: Fundamentos BIM, Implementação BIM, Colaboração e Integração BIM, Fluxos de Trabalho BIM e Formas de Contratação BIM.

Serviço

Evento: Workshop Implementação do BIM
LOCAL: sede do Secovi-SP - Rua Dr. Bacelar n° 1043 – Vila Mariana –São Paulo/SP. Estacionamento: Rua Luís Góis, n° 2.100
DIA: 13 de junho de 2017
HORA: das 8 às 12h30
INSCRIÇÕES: pelo site ou pelo telefone (11) 5591-1306.

Autor: Assessoria de Comunicação CBIC e Secovi-SP

Comente essa notícia


  • Ampliar
  • Câmara de Mediação Secovi-SP
  • Certificação Digital
  • Geosecovi
  • Milenium
  • PQE - Programa Qualificação Essencial
  • Rede Imobiliária Secovi
  • Revista Secovi
  • Secovi Novos Empreendedores
  • Universidade Secovi-SP
  • Gentilezas Urbanas
  • Núcleo de Altos Temas