Administração de Condomínio

Tecnologia e foco na experiência: aliados das administradoras de condomínio


Em sua palestra no Enacon 2018, Martha Gabriel falou sobre transformação digital nos serviços para o segmento
Martha Gabriel falou sobre estratégias para transformação digital no Enacon

A consultora, professora e especialista em inovação em negócios Martha Gabriel abriu a programação da tarde do primeiro dia do Enacon 2018, com a palestra Estratégias para a transformação digital.

Aplicando os conceitos do mundo VUCA (volátil, incerto, complexo e ambíguo) no universo condominial – administração e vida coletiva –, a palestrante falou sobre a urgente necessidade de transformação cultural e adoção de uma mentalidade digital para lidar com a nova realidade, seja na oferta de serviços, seja no exercício da vida comunitária. “No condomínio, o que um faz, afeta o outro. Isso é complexidade. E não há caminho na complexidade sem cooperação”, disse Martha Gabriel.

“A Era do Co – coworking, coliving, cokitchen, colaundry – envolve muito mais pessoas e precisa de cooperação, colaboração, participação e tolerância para fazer uma nova forma de gestão”, falou a especialista, citando algumas questões polêmicas pulsantes em condomínios, como locação de quarto ou unidades inteiras via Airbnb ou venda de itens em plataformas de e-commerce em que a portaria ganharia papéis não previstos nos regulamentos de até então.

Nesse mundo volátil, de mudanças rápidas, sua recomendação é que as administradoras sejam ágeis para inovar, aproveitando-se da massa de dados de que dispõem para formatar produtos e serviços com valor altamente agregado e foco na experiência, lançando mão da tecnologia e do digital, para atender as atuais necessidades dos condomínios.

“Avalie detalhadamente o seu negócio a partir dos 3 P´s – produto, processo e pessoas – para ter mais eficiência e produtividade, buscando atender o que os seus clientes querem e precisam”, orientou, reforçando que se diferencia quem oferece a melhor experiência. “Produtos e serviços devem ser coadjuvantes da experiência.”

Uma exposição de produtos e serviços para o segmento condominial completou a programação do Enacon, que contou com o patrocínio de Bradeco, Atlas Schindler, Comgas, Itilligence, Fortnox, Leroy Merlin, Vivo, Vila Velha, Intelbras, Carboroil, Empresta Capital, Graber, Grupo GBS, Group Software e Techem.

Autor: Assessoria de Comunicação - Secovi-SP


  • Ampliar
  • Câmara de Mediação Secovi-SP
  • Certificação Digital
  • Geosecovi
  • Milenium
  • PQE - Programa Qualificação Essencial
  • Rede Imobiliária Secovi
  • Revista Secovi
  • Secovi Novos Empreendedores
  • Universidade Secovi-SP
  • Gentilezas Urbanas
  • Núcleo de Altos Temas