Política de Privacidade de Dados dos Sites

1. OBJETIVO

A presente Política de Privacidade foi elaborada para demonstrar o compromisso do Secovi-SP em garantir a privacidade e a proteção dos dados pessoais de todos aqueles se relacionam com a entidade.

2. ABRANGÊNCIA

Esta Política de Privacidade é aplicável a todos os sites mantidos pelo Secovi-SP, a saber:

 

3. REFERÊNCIAS

  • Lei Federal nº 13.709/2018 e suas alterações – Lei Geral de Proteção de dados pessoais (LGPD).

 

4. DO ACEITE AOS TERMOS DA PRESENTE POLÍTICA

O Secovi-SP, na qualidade de “CONTROLADOR” de dados, coleta e utiliza dados pessoais de usuários e visitantes do site. Esta Política descreve como nós coletamos, utilizamos e mantemos os seus dados pessoais, bem como os direitos que você possui, nos termos das leis aplicáveis, em especial a Lei n.º 13.709/2018 (Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais – “LGPD”).

O consentimento expresso do usuário realizado pelo site poderá ser revogado a qualquer tempo, ou mesmo alteradas as preferências selecionadas. É possível também sempre solicitar informações sobre os dados que estão sob nosso tratamento.

Ao aceitar os termos desta Política, o usuário declara ser maior de 18 (dezoito) anos e capaz.

Caso não concorde com algum dos termos e regras aqui previstos, o usuário deve se abster de acessar os nossos sites.

5. SOBRE OS DADOS QUE SÃO COLETADOS

5.1. Como coletamos os dados?

Os sites mantidos pelo Secovi-SP coletam dados pessoais dos usuários das seguintes formas:

  •  Com o preenchimento do formulário para “Cadastro” do usuário no site, como pessoa física ou representante de pessoa jurídica, onde são processados os seguintes dados: CPF, tipo de e-mail (Pessoal ou Comercial), e-mail, Nome Completo, tipo de telefone (Comercial, pessoal ou Celular), data de nascimento, cidade, UF, ramo de atividade e preferências de assunto;
  • Com o preenchimento do formulário “Associe-se”, processando os seguintes dados que podem ser fornecidos pelos usuários: Nome, e-mail e telefone;
  • Com o preenchimento do formulário para recebimento de “Newsletter”, onde são solicitados Nome e e-mail;
  • Com o preenchimento do formulário para “Contato” ou “Fale conosco”, onde são processados os dados como: Nome, e-mail e telefone;
  • Eventualmente, quando é disponibilizada a inscrição para algum “Evento” pelo próprio site do Secovi-SP, momento em que são solicitados dados como Nome, telefone, e-mail, endereço, cargo, cpf;
  • No site da Rede Imobiliária Secovi-SP, no campo de “Cadastro de Imóvel”, feito pelo proprietário que deseja disponibilizar seu imóvel para as imobiliárias parcerias, momento em que se processa dados como Nome, e-mail, telefone, endereço;
  • Quando do envio voluntário de informações por e-mail pelos usuários ou visitantes;
  • Por meio de cookies ao acessar o site, momento em que são coletados dados como: geolocalização, termos de pesquisa, dados demográficos, preferências de navegação, ID genérico;
  • Para assinatura do GEOSECOVI, solicitação de certificação digital ou inscrição na UNISECOVI, onde serão coletados dados como nome, e-mail, telefone, endereço.

Eventualmente poderão ser coletados outros dados não previstos expressamente nesta Política de Privacidade, desde que fornecidos com o consentimento do usuário ou que a coleta seja permitida com fundamento em outra base legal prevista em lei. Em qualquer caso, tanto a coleta quanto a finalidade do tratamento serão informados ao usuário.

Os dados pessoais que coletamos estão sob nossa responsabilidade, sendo que seu uso, acesso e compartilhamento, quando necessários, serão feitos dentro dos limites e propósitos descritos nesta Política e de acordo com a previsão da Lei Geral de Proteção de Dados.

Não coletamos dados sensíveis de nossos usuários, assim entendidos aqueles definidos no artigo 5º, inciso II da LGPD. Assim, não há coleta de dados sobre origem racial ou étnica, convicção religiosa, opinião política, filiação a sindicato ou organização de caráter religioso, filosófico ou político, dado referente à saúde ou vida sexual, dado genético ou biométrico, quando vinculado a pessoa natural.

 

5.2. O que coletamos e com que finalidade?

Os dados coletados conforme indicado no item acima são utilizados para as seguintes finalidades:

Forma de coleta

Dados

Finalidade

a) Cadastro no Site

Nome, CPF, e-mail, telefone celular, telefone comercial, cargo, data de nascimento, sexo

*Possibilitar o acesso às funcionalidades do site;
* Para pesquisa e análise, para aprimorar nossa tecnologia, para registro de acesso, aprimoramento das ferramentas de segurança, serviços e ações de marketing.

 

b) Associação ao Secovi

Nome, e-mail e telefone

*Contatar o usuário para proceder à associação;
* Para pesquisa e análise, para aprimorar nossa tecnologia, para registro de acesso, aprimoramento das ferramentas de segurança, serviços e ações de marketing.

Forma de coleta

Dados

Finalidade

c) Newsletter

Nome e e-mail

*Envio de notícias periódicas conforme interesse selecionado;
* Para pesquisa e análise, para aprimorar nossa tecnologia, para registro de acesso, aprimoramento das ferramentas de segurança, serviços e ações de marketing.

d) Contato ou Fale conosco

Nome, e-mail e telefone

*Contatar o usuário para responder solicitação;
* Para pesquisa e análise, para aprimorar nossa tecnologia, para registro de acesso, aprimoramento das ferramentas de segurança, serviços e ações de marketing.

e) Inscrição de evento

Nome, telefone, e-mail, endereço, cargo e CPF

*Viabilizar a participação do usuário no evento;
* Para pesquisa e análise, para aprimorar nossa tecnologia, para registro de acesso, aprimoramento das ferramentas de segurança, serviços e ações de marketing.

*Compartilhamento de dados com parceiros e patrocinadores mediante consentimento do titular.

f) Cadastro de imóvel

Nome, e-mail, telefone, endereço

*Disponibilizar o imóvel cadastrado para as imobiliárias associadas, para que possam auxiliar na comercialização do imóvel;
* Para pesquisa e análise, para aprimorar nossa tecnologia, para registro de acesso, aprimoramento das ferramentas de segurança, serviços e ações de marketing.

g) Envio voluntário por e-mail

 Nome, e-mail e telefone

*Responder solicitação do usuário;
* Para pesquisa e análise, para aprimorar nossa tecnologia, para registro de acesso, aprimoramento das ferramentas de segurança, serviços e ações de marketing.

h) Cookies

Geolocalização, Termos de pesquisa, dados demográficos, preferências de navegação no Portal, ID genérico;

* Para pesquisa e análise, para aprimorar nossa tecnologia, para registro de acesso, aprimoramento das ferramentas de segurança, serviços e ações de marketing.

i) Assinatura do GEOSECOVI

 

Nome, CPF

*Possibilitar o acesso às funcionalidades do site;

*Para pesquisa e análise, para aprimorar nossa tecnologia, para registro de acesso, aprimoramento das ferramentas de segurança, serviços e ações de marketing.

j) Certificação digital

Nome, CPF, e-mail, endereço

*Possibilitar o acesso às funcionalidades do site;

*Para pesquisa e análise, para aprimorar nossa tecnologia, para registro de acesso, aprimoramento das ferramentas de segurança, serviços e ações de marketing.

 

Cada operação de tratamento de dados realizada pelo Secovi-SP possui uma base legal que a autorize, dentro das opções previstas na legislação. Maiores informações sobre o fundamento utilizado para o tratamento de determinado dado pessoal poderão ser obtidas a partir dos nossos canais de contato indicados no final desta Política.

 

6. SOBRE A TECNOLOGIA DE COOKIES

Ao aceitar os termos desta Política de Privacidade, o usuário aceita os cookies utilizados pelos sites do Secovi-SP, permitindo seu armazenamento em disco rígido.

Caso não concorde com o uso de Cookies dessa forma, você deverá ajustar as configurações de seu navegador para não permitir seu uso ou não acessar as Plataformas.

 

6.1. O que são Cookies e Por que os utilizamos?

Cookies são pequenos arquivos de texto baixados automaticamente em seu dispositivo quando você acessa e navega por um site.  O seu uso não prejudica de forma alguma os dispositivos (computadores, tablets, celulares etc.)  dos usuários em que são armazenados.  Eles aprimoram a experiência do usuário, tanto em termos de performance, como em termos de usabilidade, uma vez que os conteúdos disponibilizados serão direcionados as necessidades e expectativas do usuário.

Os Cookies permitem que uma plataforma digital memorize informações sobre a visita do usuário, o seu idioma preferido, a sua localização, a recorrência das suas sessões e outras variáveis que consideramos relevantes para tornar a sua experiência muito mais eficiente.

Os cookies também poderão ser utilizados para compilar estatísticas anônimas e agregadas que permite entender como os usuários utilizam as nossas Plataformas, bem como para aprimorar suas estruturas e conteúdo.

 

6.2. Que tipo de cookies utilizamos e para que finalidade?

Os seguintes tipos de cookies podem ser utilizados em nossas plataformas:

  • Cookies originais:  Os cookies do site são enviados ao computador ou dispositivo do usuário e administrador exclusivamente pelo site do Secovi-SP. As informações coletadas por meio destes cookies são utilizadas para melhorar e personalizar a experiência do usuário, servindo para lembrar as preferências e escolhas do usuário, bem como para fornecimento de conteúdo personalizado.
  • Cookies de terceiros: Os cookies de terceiros são configurados por nossos parceiros para que possam oferecer seu conteúdo e serviços ao nosso usuário de forma personalizada por meio da obtenção destes dados de navegação extraídos de sua interação no site. Para maiores informações sobre estes cookies e forma de obtenção de dados e tratamento, acesse o link:

https://policies.google.com/technologies/cookies?hl=pt-BR;  https://br.linkedin.com/legal/cookie-policyhttps://help.smartlook.com/en/articles/3244452-privacy-policy;

 https://pt-br.facebook.com/policies/cookies/;

https://mailchimp.com/legal/cookies/;

https://imob.ingaia.com.br/politica-privacidade-imob.pdf;

https://locacao.ingaia.com.br/politica-de-privacidade-locacao.pdf

  • Cookies de sessão: São cookies temporários, permanecerão no seu dispositivo até o momento que você sair do site. Após, perdem sua validade. A maior parte dos cookies utilizados pelos sites do Secovi-SP são cookies de sessão.
  • Cookies permanentes: Ficam armazenados no navegador em seus dispositivos de acesso (computador, celular ou tablet), até que sejam excluídos (o tempo que o Cookie permanecerá no dispositivo depende da duração do “tempo de vida” do Cookie específico e das configurações do navegador utilizado). Eles serão utilizados sempre que o usuário fizer uma nova visita a qualquer dos sites do Secovi-SP, direcionando assim a navegação de acordo com os interesses de quem acessa, permitindo-nos prestar um serviço personalizado.

Desse modo, listamos abaixo os tipos de Cookies utilizados nos sites do Secovi-SP:

Tipo de cookie Finalidade Dados armazenados
Necessário São essenciais para que os nossos sites funcionem corretamente. Permitem que o usuário navegue acessando todas as funcionalidades. Sessão e tipo de dispositivo utilizado para acessar o Portal.
Cookies de marketing

Usados para apresentar publicidade relevante ao usuário, tanto dentro como fora das nossas plataformas, em sites parceiros. Estes cookies ajudam a medir a eficácia da publicidade dos nossos sites.

ID genérico, termos de pesquisa, navegação, anúncios visitados, conversão em e-mail marketing, anúncios personalizados nas redes de pesquisa, display e sociais.
Cookies de Pesquisa, Análise e Desempenho

Ajudar a entender o desempenho de nossas plataformas, medir movimentação, hábitos de navegação e interação de usuários, fornecendo dados que permitam análise de tempo de visita, problemas encontrados, mensagens de erro e ajudando a melhorar o desempenho dos nossos sites.

Tipo de dispositivo, navegação do usuário no site.

6.3. Como posso controlar ou excluir cookies?

O usuário pode alterar as configurações do seu navegador para bloquear o uso de Cookies. Consulte as instruções do seu navegador. Caso você utilize dispositivos diferentes para acessar nosso ambiente (por exemplo, computador, smartphone, tablet etc.) assegure-se de que o navegador de cada dispositivo seja ajustado para atender suas preferências quanto aos Cookies.

 

7. COMO COMPARTILHAMOS DADOS E INFORMAÇÕES

Além das situações em que o compartilhamento de dados é necessário para atender a finalidade mencionada acima, somente compartilhamos os dados coletados e as atividades registradas nos seguintes casos:

  •  Com autoridades judiciais, administrativas ou governamentais competentes, sempre que houver determinação legal, requerimento, requisição ou ordem judicial; e
  •  De forma automática, em caso de movimentações societárias, como fusão, cisão, aquisição e incorporação.

No Secovi-SP os dados pessoais coletados são acessados somente por profissionais devidamente autorizados, respeitando a finalidade do nosso negócio, além do compromisso de confidencialidade e preservação da privacidade dos usuários, nos termos desta Política.

 

8. COMO PROTEGEMOS OS DADOS?

SEGURANÇA DA INFORMAÇÃO

O Secovi-SP emprega medidas técnicas e organizativas para proteger os dados pessoais de seus usuários, de acesso não autorizados ou situações de perda, extravio, destruição ou alteração. Estas medidas levam em consideração a natureza dos dados, o contexto e a finalidade do tratamento, os riscos e os padrões atualmente empregados no mercado.

Dentre as medidas de segurança adotadas, destacamos:

  • Os dados dos usuários são armazenados em local seguro;
  • Limitamos o acesso aos dados, de modo que terceiros não autorizados não possam acessá-los;
  • Utilizamos certificado SSL (Secure Socket Layer), de modo que a transmissão de dados entre os dispositivos dos usuários e nossos servidores aconteça de forma criptografada;
  • Mantemos registro de todos aqueles que, de alguma forma, contato com nossos dados.

Mesmo que adotando todas as medidas necessárias para evitar incidentes de segurança, é possível que ocorram problemas causados por terceiros – como por exemplo ataque hackers ou crakers. Desta forma, ainda que responsável pelos dados tratados, o Secovi-SP se exime de qualquer responsabilidade em casos excepcionais em que há culpa exclusiva de terceiros, sobre os quais não há qualquer tipo de controle.

 

9. POR QUANTO TEMPO GUARDAMOS SEUS DADOS?

TEMPO DE DURAÇÃO DO TRATAMENTO DOS DADOS

Os dados coletados serão tratados pelo Secovi-SP somente enquanto subsistir o consentimento e/ou a relação entre usuário e Secovi-SP, exceto na hipótese de tais dados serem necessários para:

  • o cumprimento de obrigação legal ou regulatória do Secovi-SP;
  • o uso exclusivo do Secovi-SP, desde que estes dados sejam anonimizados;
  • para o exercício regular de direitos em processo judicial, administrativo ou arbitral do Secovi-SP;
  • quando necessário para atender aos interesses legítimos do Secovi-SP; e
  • a proteção do crédito.

Uma vez expirado o período de armazenamento dos dados pessoais, ou em razão de pedido descadastramento, os dados são removidos da nossa base de dados ou anonimizados, salvo quando houve necessidade de manutenção do armazenamento em virtude de disposição legal ou regulatória.

 

10. QUAIS SÃO OS DIREITOS E RESPONSABILIDADE DOS USUÁRIOS?

10.1. DIREITOS BÁSICOS DOS USUÁRIOS

A Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD – Lei 13.853/2019) confere determinados direitos aos indivíduos com relação aos seus dados pessoais. De acordo com a legislação, o Secovi-SP garante ao usuário os seguintes direitos referentes aos tratamentos de seus dados pessoais:

  •  Direito de acesso – o direito de solicitar o acesso aos dados pessoais que processamos sobre o usuário;
  • Direito de retificação – o direito a solicitar que o Secovi-SP altere ou atualize os seus dados pessoais do sempre que estiverem incorretos ou incompletos;
  • Direito à anonimização, bloqueio ou eliminação de dados desnecessários ou excessivos – direito a tornar anônimo seus dados, ou exigir sua eliminação quando forem desnecessários ou excessivos para a finalidade;
  •  Direito à portabilidade de dados – o direito de solicitar uma cópia dos seus dados pessoais em formato eletrônico e o direito de transmitir esses dados pessoais para utilização em serviços de terceiros;
  • Direito à eliminação da informação – o direito a solicitar-nos para apagar os seus dados pessoais;
  • Direito à informação – o direito de saber com que entidades – públicas ou privadas – o Secovi-SP compartilhou seus dados;
  •  Direito à revogação – o direito de revogar, a qualquer tempo, o consentimento para uso de dados;
  •  Direito à oposição – o direito de se opor ao tratamento de dados pessoais que não esteja em alinhamento com as determinações da LGPD.

 

Estes direitos poderão ser exercidos por meio de requerimento expresso do usuário, que deverá ser enviado ao endereço eletrônico encarregadodedados@secovi.com.br. A resposta será enviada em até 15 (quinze) dias.

10.2. Responsabilidade dos usuários

Os usuários serão sempre informados sobre os dados a serem coletados, ficando a seu critério fornecê-los ou não, bem como a sua exclusão posterior, e, em cada caso, serão avisados sobre as consequências de sua decisão.

O usuário garante a veracidade e exatidão dos dados pessoais fornecidos no site, assumindo a correspondente responsabilidade, caso eles não sejam exatos. Constitui ainda como responsabilidade do usuário o dever de manter atualizados seus dados cadastrais, principalmente o e-mail, adotando as devidas cautelas para que os e-mails do site não sejam enviados para a caixa de lixo eletrônico.

 

11. CONTATO ENTRE SECOVI-SP E USUÁRIOS

O Secovi-SP nunca envia mensagens eletrônicas ou por correio convencional, solicitando confirmação de dados ou com anexos que possam ser executados (extensões: .exe, .com, entre outros) ou ainda links para eventuais downloads.

Em caso de dúvidas ou esclarecimentos entre em contato através do e-mail: encarregadodedados@secovi.com.br .

 

12. DISPOSIÇÕES FINAIS

O Secovi-SP está sempre se atualizado para oferecer seus serviços da melhor forma possível, por esse motivo, esta Política poderá sofrer ajustes a qualquer tempo. Estas alterações serão informadas ao público em geral por anúncio em nossa página principal e aos usuários cadastrados por e-mail.

As informações pessoais fornecidas pelos usuários não serão divulgadas de qualquer forma, tampouco serão vinculadas as suas preferências, acessos e respostas do seu cadastro. Quando compartilhadas, apenas o serão para fins estatísticos, o que será feito de forma consolidada e sem qualquer identificação

Esta Política deve ser interpretada segundo a legislação brasileira. Fica eleito o foro da Comarca de São Paulo, Estado de São Paulo para resolução de qualquer litígio ou controvérsia envolvendo este documento.

Todas as dúvidas e solicitações relacionadas a esta Política de Privacidade deverão ser encaminhadas ao Encarregado de Dados e serão atendidas nos prazos determinados na LGPD.

 

Fale com o Encarregado de Dados encarregadodedados@secovi.com.br