Demandas importantes para o desenvolvimento da cidade, apuradas pelo grupo, foram apresentadas aos três postulantes ao Executivo municipal
Três candidatos à prefeitura de Campinas participaram, no dia 14 de agosto, de encontro promovido por 13 entidades representativas da sociedade: Secovi-SP Campinas; Grupo Avança Campinas, formado por empresários do município; Aelo; Ciesp; Habicamp; IAB Campinas; ProUrbe; Sescon; Sindilojas; SindiVarejista; Confra Business, SindusCon-SP e AsBEA.
Foram selecionados para o encontro os pré-candidatos que ocuparam as três primeiras posições em pesquisa de intenção de votos realizada pela Paraná Pesquisas entre os dias 22 e 27 de maio de 2024:o atual prefeito Dário Saadi, o deputado estadual Rafa Zimbaldi e o deputado federal Pedro Tourinho.
O objetivo foi conhecer as propostas de governo, bem como discutir demandas e expectativas para a nova gestão, relacionadas ao fomento de negócios e ao desenvolvimento do município. Os três receberam com antecedência o documento “Termo de Compromisso”, contendo as demandas levantadas pelas entidades e que foi assinado ao final de cada apresentação.
Cada candidato teve um tempo pré-determinado para falar sobre suas propostas e igualmente para responder perguntas dos convidados.
Rafa Zimbaldi falou sobre o Programa Desenvolve Campinas, que objetiva a atração de empresas a partir da reavaliação das alíquotas de IPTU e ISS. “Precisamos fazer uma revisão da planta genérica do IPTU e das alíquotas, a fim de atrair mais empresas para o município e, assim, conseguirmos equilibrar as contas”, ressaltou.
Pedro Tourinho destacou a intenção de revisar todos os contratos existente na prefeitura, o crescimento sustentável da cidade e a revitalização do centro. “O centro precisa ser recuperado, e isso passa pelas pessoas morando naquela região, pela segurança e por uma cultura e dinâmica com espaços compartilhados”, acentuou.
Dário Saadi ressaltou que, dentro das possibilidades legais e da prefeitura, pretende revisar alíquotas e percentual da outorga onerosa. “Não quero fazer promessas que não poderemos cumprir. Estou aberto para discutirmos juntos como reduzir alíquotas de impostos, mantendo o diálogo, como tem sido na minha gestão”, disse.
“Pudemos ouvir dos candidatos as metas e os anseios para Campinas em áreas, como educação, infraestrutura, mercado imobiliário, projetos junto à Sanasa, dentre outros, e as propostas de enfrentamento à situação do centro da cidade”, afirmou Kelma Camargo, diretora Regional do Secovi-SP em Campinas, ressaltando que o público ficou satisfeito com o que ouviu. “Tivemos boas tratativas. Conseguimos dos candidatos o compromisso com o desenvolvimento e o crescimento da cidade”, acrescentou.
Com informações da Assessoria de Imprensa Avança Campinas