Cláudio Bernardes, presidente do Secovi-SP, é o entrevistado do mês de fevereiro na seção “60 segundos”, do site da RICS (Royal Institution of Chartered Surveyors). Para ele, a parceria das duas instituições é extremamente positiva e trará muito resultado para o mercado. Leia a entrevista na íntegra:

Na sua opinião, o que significa ser um membro da RICS?

Ser membro da RICS, além de fazer parte de uma das mais conceituadas organizações do setor no mundo, significa estar próximo a grandes oportunidades de enriquecer sua bagagem profissional, seu nível de conhecimento técnico e ampliar seu networking de negócios.

Qual é a importância da parceria RICS e Secovi-SP?

RICS e Secovi-SP são organizações líderes em suas áreas de atuação, que muito têm a contribuir para o setor e o desenvolvimento do país. Esta parceria entre as entidades tem se mostrado extremamente profícua, e promete muito no desenvolvimento de ações, eventos, pesquisas, estudos e trabalhos técnicos, que muito ajudarão também as próprias autoridades brasileiras nas esferas municipal, federal e estadual a equacionarem os importantes problemas que envolvem questões de âmbito tanto nacional como internacional no setor imobiliário.

Quais os principais desafios do mercado imobiliário no Brasil a curto e a médio prazo?

O Brasil é um país com enorme potencial de crescimento, com muito a fazer na área imobiliária, em seus diversos segmentos. Creio que um dos grandes desafios do mercado imobiliário, hoje, esteja na correta compreensão dos modelos de desenvolvimento das cidades, que formarão a base para o desenvolvimento imobiliário no futuro , e como este mercado poderá ajudar os planejadores, com sua “expertise” e experiência  em  construir as cidades, a solucionar da melhor forma possível a equação que se coloca em cada município ou macro região. Outros desafios são a estruturação de novos modelos de funding para as operações de mercado e a preparação adequada da internacionalização do mercado imobiliário brasileiro.

Para o Secovi-SP, como é trabalhar com a RICS e demais associações na coalizão IPMS?

Para o SECOVI-SP, a experiência de trabalhar com a RICS tem sido muito gratificante. Nesta primeira iniciativa de coalizão internacional, a parceria funcionou muito bem. Secovi-SP e RICS Brasil estão tendo a oportunidade de juntos contribuírem para estruturar os novos padrões internacionais e divulgá-los adequadamente em todo o país.

Na sua opinião, quais serão os benefícios e os desafios do IPMS para o mercado imobiliário brasileiro e global?

Esta coalizão já trouxe seu primeiro fruto, a norma para escritórios, e certamente seguirá adiante com outros documentos semelhantes para outros produtos imobiliários, incluindo o Brasil na rota dos países com uniformidade de modelos. Creio que esta coalizão tem potencial para, no futuro, ampliar seus horizontes para outras áreas importantes como, por exemplo, licenciamentos urbanísticos e ambientais.

Qual conselho você daria para os novos profissionais do mercado?

Para aqueles que estão agora entrando no mercado, meu principal conselho é: formem-se e informem-se o melhor possível. Adquiram a maior quantidade possível de informações e conhecimento, pois somente assim poderão crescer profissionalmente de forma sólida e estruturada. A melhor maneira de fazer isto é estar próximo a entidades que atuam forte e intensamente no mercado, disponibilizam material e cursos de aperfeiçoamento, como Secovi-SP e RICS.

Fonte: RICS