A partir de 2025, o evento passa a ser chamado de Conexão Imobiliária Secovi-SP. Anúncio foi feito pelo diretor de Intermediação Imobiliária, Ricardo Paixão Barbosa

Mais de 500 pessoas, entre empresários e profissionais de imobiliárias, participaram da sexta edição do Rede Show Secovi-SP 2023. Sucesso de público e de conteúdo, o evento foi realizado no dia 19/11, no Milenium Centro de Convenções, em São Paulo. Temas como impacto da Reforma Tributária na intermediação de imóveis, transformações digitais, Inteligência Artificial, soluções tecnológicas, conversão de leads em vendas e conexões com Cupola Summit e Conecta Imob foram focalizados em 10 painéis no auditório principal, reunindo 22 palestrantes.

Na abertura, o vice-presidente de Intermediação Imobiliária e Marketing do Secovi-SP, Marcos Lopes, destacou a importância do evento para conectar, aprender e compartilhar conhecimentos e ideias. Ele salientou o papel do Secovi-SP na defesa dos seus associados e representados e reforçou o papel das imobiliárias no setor imobiliário, que é um dos pilares da economia. Entre os exemplos da atuação do Secovi-SP, ele mencionou a súmula vinculante, que determinou que comissão não se devolve. “Também tivemos papel bastante ativo na formatação da lei do corretor associado”, afirmou Lopes.

O presidente executivo da entidade, Ely Wertheim, reforçou a importância da atuação do Secovi-SP e de outras entidades, como o Cofeci (Conselho Federal dos Corretores de Imóveis). Wertheim chamou a atenção para a quantidade enorme de projetos de lei, que são barrados no nascedouro e, em sua maioria, criado para atrapalhar o ambiente de negócios. “Essa casa é um local de encontro. As empresas são formadas por pessoas e é no Secovi-SP que elas podem se encontrar, trocar ideias e conversar, discutir problemas, perceber que existem soluções e, ainda, fazer novos negócios”, afirmou, acrescentando o rico conteúdo, que será apresentado ao longo do dia para as imobiliárias e seus corretores.

Ricardo Paixão Barbosa, diretor de Intermediação Imobiliária, reiterou o cuidado com que a programação foi preparada e revelou que, a partir de 2025, o evento passa a ser chamado de “Conexão Imobiliária Secovi-SP”. “A ideia é discutir os temas mais relevantes e representantivos para os negócios imobiliários, criando conexões”, afirmou o diretor. “NEste ano, criamos uma nova fase do Rede Show, conectando com outros eventos, Nosso objetivo é trazer o que há de melhor no segmento.”

Reforma Tributária – A reforma tributária e seus impactos no segmento de intermediação imobiliária foi assunto do primeiro painel do Rede Show Secovi-SP, moderado pelo presidente executivo da entidade, Ely Wertheim, que contextualizou o tema com uma breve explanação sobre as tratativas da reforma tributária, iniciadas há cerca de 7 anos pelo Secovi-SP e diversas entidades representativas do setor, até chegar à fase atual, de regulamentação no Senado Federal. Primeiro debatedor a fazer considerações, João Teodoro, presidente do Cofeci, destacou o engajamento como aspecto fundamental para resolver a questão da reforma tributária. Citou o importante trabalho desenvolvido pelas lideranças do Secovi-SP, Conselho e das demais entidades representativas, e afirmou que o engajamento das bases faz a diferença. “As imobiliárias são aglutinadoras de votos, dada a quantidade de corretores que reúnem, fora os colaboradores”, assinalou, convidando todos a se engajarem para obter o resultado desejado na reforma.

O vice-presidente do Secovi-SP, Marcos Lopes, reafirmou o importante papel das imobiliárias em termos de engajamento. “Estamos no segundo tempo, caminhando para o final da partida, porque a reforma está para ser votada no Senado, o governo diz que quer votar este ano, e se for votada e aprovada do jeito que está, terá um impacto muito ruim para o mercado imobiliário. Significa aumento da carga tributária em todos os segmentos do setor, ou seja, o ecossistema no qual estamos inseridos”, enfatizou.

A advogada Isabela Tralli, sócia da VDB, disse que as empresas devem estar atentas ao comportamento dos preços. “É uma mudança na forma de pensar o sistema tributário. Hoje, a tributação sobre consumo está dentro da composição dos preços. Com a reforma, esse tributo estará fora dos preços”, afirmou, acrescentando que, comercialmente, corretores e imobiliárias devem pensar nisso. A advogada alertou sobre a inclusão de cláusulas nos contratos de locação e de compra e venda já pensando na reforma tributária, por conta do período de transição. “Como contratos imobiliários são de longo prazo, é importante, até por transparência, prever a possibilidade de mudança no preço. Ou para o adquirente saber que terá de arcar com o tributo lá na frente.”

Arena – Foram discutidos assuntos como marketing digital, locação comercial, impactos das mudanças urbanísticas, crédito imobiliário, técnicas de vendas de imóveis de luxo, discussões sobre IA, e tendências e oportunidades no mercado imobiliário. Palestra interativa com “Os Mentalistas” encerrou a programação do evento.

Confira as fotos do evento:

Painéis temáticos 
Área de exposição e networking