No último dia 13/8, na sede do Secovi-SP, a série Encontros Secovi/PQE promoveu mais um evento destinado aos empresários do setor imobiliário, mais especificamente para corretores de imóveis, e demais interessados em atuar no ramo. Trata-se da palestra “A necessidade do preparo profissional para o alcance do êxito do corretor de imóveis”, feita pelos especialistas Eduardo Coelho Pinto de Almeida, professor, consultor e diretor de Loteamentos da Brazil Realty, do Grupo Cyrela, atuante no ramo imobiliário desde 1958; e Ricardo Pinto de Almeida, sócio diretor da Consult Imóveis, há mais de 20 anos no mercado.
Quem treina tem resultados melhores – técnica de venda não é ciência exata, e leva tempo para ser aplicada e exercitada, pois envolve um complexo de ações”, considerou, na ocasião, Eduardo Coelho, que há mais de 50 anos atua na corretagem de imóveis, tendo passado por grandes corporações, aprendendo e assimilando uma incrível experiência no ramo a partir da prática, como mesmo diz.
Para o especialista, a educação continuada e consistente, aplicada em todas as áreas de uma organização de forma escalonada e planejada, é essencial para agregar técnica e talento ao corpo de vendas, consequentemente, ao corretor de imóveis. “Corretor que não sabe se relacionar, é igual a engenheiro que não sabe fazer conta, ou médico que não entende de biologia”, diz Coelho.
Amar o seu cliente – o cliente é mais importante do que qualquer outra coisa. “Ele vive perfeitamente sem você, mas você não vive sem ele”, considera Eduardo Coelho, que dá uma dica valiosa: “quando a gente não sabe algo perguntado por ele, é melhor não responder nada. Diga que irá se informar, e depois dará a resposta. É mais honesto, e gera confiabilidade”, afirma.
“Se o aprendiz não aprendeu, o intrutor não ensinou” – Coelho é categórico ao dizer que não existe meio termo no processo de aprendizagem. “Guardadas as devidas proporções, a falha está mesmo em quem ensina, e o processo de aprendizagem consiste em três estágios distintos, ou seja, o entendimento, o exercício do entendimento e a mudança de comportamento”, revela.
Por fim, Coelho extratifica: “o entusiasmo é mais importante do que tudo, e forma um circulo contagiante e virtuoso. Não deixe que ninguém tire isso de sua vida”,aconselha.
Ainda, a iniciativa teve apoio do jornal O Estado de S. Paulo, e contou pontos para o PQE no segmento de Compra e Venda, com transmissão simultânea ao vivo e on demand pela internet, ação que atendeu diretamente o público do interior de São Paulo.