Durante o Seminário de Segurança Contra Incêndio da RMVale, realizado entre os dias 8 e 9/4 no Teatro Colinas, o 11º Grupamento de Bombeiros anunciou aos participantes que está aberta para consulta pública a revisão das Instruções Técnicas (ITs).

O Major PM Luiz Alberto Rodrigues da Silva, comandante interino do 11º Grupamento de Bombeiros, afirmou na apresentação que “quando a prevenção falha, o sinistro ocorre e que a consulta pública das ITs quer discutir e aperfeiçoar a legislação existente, colocando na lei a atuação dos profissionais no dia a dia. Atualmente, pelo menos 50% dos projetos que entram para análise do Corpo de Bombeiros retornam com o Comunique-se. Nas vistorias, esse número chega a 47%. Queremos mostrar os pontos técnicos e reduzir esses números”.

O Coronel da PM Rogério Bernardes Duarte salientou que é preciso debater esse tema para evitar casos como o de Santos e de Santa Maria. “Passamos por um momento importante com a aprovação do Código Estadual de Proteção Contra Incêndios e Emergências. Um dos pilares dessa norma coloca o bombeiro como ator no sistema de emergências e desastres, mas para isso precisamos contar com o apoio dos bombeiros municipais, voluntários, brigadas de incêndio e civis para obter um sistema efetivo de atendimento. Outro ponto que muda com o código é o fato dos bombeiros passarem a ter poder de polícia, uma situação que já ocorre em outros estados”, diz. O coronel afirmou ainda que atualmente o Corpo de Bombeiros atende uma média de 17 mil ligações diárias por meio do 193, que geram 2 mil ocorrências e são salvas em média 600 vidas por dia.