CÂMARA MUNICIPAL DE SÃO PAULO
Segunda-feira, 14 de abril de 2014
RenattodSousa / CMSP
A Câmara Municipal de São Paulo realizou nesta segunda-feira (14/4) uma Sessão Solene para homenagear o Dia do Circo e o aniversário de 37 anos da Abracirco (Associação Brasileira do Circo). Durante o evento, representantes da entidade entregaram uma carta ao vereador e proponente da solenidade, vereador Toninho Paiva (PR), com reivindicações para serem incluídas no Plano Diretor Estratégico – em tramitação no Legislativo.
De acordo com o presidente da entidade, Camilo Torres, uma das principais dificuldades do circo é conseguir um local para se instalar. “Queremos que o Plano Diretor estabeleça que cada subprefeitura tenha um espaço público definido para receber circos itinerantes. Faltam terrenos para nos instalarmos”, afirmou. Em contrapartida, seriam realizados espetáculos gratuitos para pessoas de baixa renda.
O vereador Toninho Paiva classificou a proposta apresentada pela Abracirco como fundamental para a cultura. “A homenagem que estamos fazendo aqui hoje é para mostrar o quanto o circo é importante e o quanto precisamos apoiar essa atividade. E reservar um espaço para eles se apresentarem é mais do que necessário”, disse.
O secretário municipal de Cultura, Juca Ferreira, foi um dos idealizadores da proposta apresentada pela entidade. “O circo é uma dimensão cultural importante, presente em diversas linguagens, como óperas, teatro e cinemas. Essa arte precisa ser renovada e precisa de financiamento”, disse.
Durante o evento, palhaços idosos foram homenageados. É o caso de Gachola (José Barroso), 84 anos, que até hoje continua na ativa. “O que eu mais gosto é de fazer as crianças darem muita risada”, contou.
A Sessão Solene também destacou o trabalho feito por pessoas que ajudam a preservar a cultura circense. “É um reconhecimento ao trabalho que fazemos para difundir essa atividade e buscar a valorização dos profissionais”, disse a diretora Rosicler Temperani.
(14/04/2014 – 16h32)
]]>