Medidas implementadas pelo governo estimularam a aquisição de veículos nos últimos anos. Facilidades relacionadas ao crédito e incentivos fiscais no momento da compra promoveram o aumento da frota em todo País, mas os proprietários se depararam com uma dificuldade: encontrar vagas de garagens disponíveis em edifícios residenciais, um problema cada vez mais comum nas grandes cidades. Diante desse cenário, uma vaga bem localizada pode valorizar o imóvel, assim como se tornar o fator determinante para que o interessado desista do apartamento.
“Hoje em dia, as famílias raramente têm apenas um automóvel. E, diante do risco de danos ou furto que enfrentam ao estacionar o veículo na rua, acabam buscando alternativas mais custosas, porém, mais seguras”, destaca a diretora de Administração Condominial da Regional do Secovi no município, Kelma Camargo. Restam, nesse caso, pelo menos três opções: alugar a vaga de um vizinho, comprar um box extra ou pagar um estacionamento privado.
Para evitar problemas e multas, a locação de vagas deve seguir algumas regras internas do condomínio, além do previsto na legislação. Desde 2012, a Lei 12.607 restringe essa negociação com pessoas que não residam no local, medida que, de acordo com Kelma, trouxe mais proteção aos condomínios, por limitar a circulação de terceiros em suas imediações.