A corrida por alugueis para universitários, para formar as chamadas repúblicas, já começou a movimentar as imobiliárias de São José do Rio Preto. A expectativa das empresas do ramo é que o setor movimente, de dezembro a janeiro, 10% a mais de negócios em relação aos demais meses do ano.

De acordo com os dados da última Conjuntura Econômica realizada pela Prefeitura de São José do Rio Preto, referente a 2013, o município recebeu quase 28 mil universitários, divididos em nove instituições diferentes de ensino. Além do aumento no número total de vagas nos últimos anos, a excelência nos cursos oferecidos pelas faculdades locais ultrapassou fronteiras e está atraindo cada vez mais alunos de outros estados.

Em 2014, por exemplo, a Famerp (Faculdade de Medicina de São José do Rio Preto) recebeu estudantes de outros 13 estados da Federação, vindos principalmente de Goiás, Paraná, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e Pará. Eles representaram 8,7% do total de alunos da instituição.

Segundo o diretor da Regional Secovi em São José do Rio Preto, Alessandro Nadruz, algumas pessoas podem encontrar dificuldades na hora de fechar o contrato de locação porque não residem na cidade. “Muitas vezes a busca por um avalista leva ao constrangimento. O seguro-fiança pode ser uma opção interessante em certos casos”, esclarece.

Outra opção seria a aquisição de imóveis próximos às instituições de ensino. “A conclusão dos cursos de graduação prevê a permanência de quatro anos na cidade. A compra de imóveis é sempre uma boa opção de investimento de longo prazo”, conclui o diretor.