As alunas do Ampliar participarão do Projeto Mulher do Milênio, treinamento focado no preparo de mulheres para lidar, de maneira bem sucedida, com desafios em sua vida e carreira profissional. A realização é da ABO (Associação Brasileira de Ontopsicologia), cujas associadas ministrarão as aulas voluntariamente. Serão quatro encontros, num total de 14 horas, que acontecem na Unidade Brigadeiro do Projeto Ampliar, a partir de 26/9.

“É uma ótima oportunidade para preparar nossas alunas, jovens ainda em formação, a encarar o futuro de maneira promissora. Acho a iniciativa muito válida, pois abre a mente para deveres, direitos e caminhos para um futuro melhor. Motiva e incentiva a mulher a desenvolver sua vida profissional, conquistar um espaço melhor no mercado de trabalho e passar esse ensinamento para pessoas de seu convívio social e familiar”, comenta Maria Helena Mauad, presidente do Projeto Ampliar, instituição que oferece cursos profissionalizantes gratuitos para jovens em situação de risco social com apoio logístico do Secovi-SP (Sindicato da Habitação).

O Ampliar estendeu a oportunidade para mães, tias, avós e outras parentes das alunas, com a condição de serem do sexo feminino, já que o treinamento é específico para mulheres.

O Projeto Mulher do Milênio foi iniciado na década de 1990 e oferece várias atividades de formação de mulheres, inclusive cursos, em todo o território brasileiro. O trabalho é desenvolvido por uma ação voluntariada realizada por meio de adesões e parcerias, principalmente com o setor privado.

“Pretendemos, por meio da parceria com o Ampliar, expandir nosso raio de ação, propiciando para outras mulheres a possibilidade de conquistar maior autonomia, e dessa forma contribuir para a efetiva igualdade de gêneros no mercado de trabalho, na política e na sociedade como um todo”, afirma Josiane Barbieri, da Metanoia Dirigencial, parceira da ABO na promoção do Mulher do Milênio. “Além disso, queremos colaborar para que elas atuem com uma consciência livre de preconceitos e com uma forte cultura empreendedora, baseada em valores humanistas, contemplando mulheres a partir dos 16 anos.”

De acordo com Josiane, as aulas contribuem muito no sentido de auxiliar as mulheres a adotarem atitudes e condutas vencedoras no desenvolvimento de sua carreira profissional. “Vale ressaltar que a atuação profissional é de fundamental valor para a conquista da autoestima e da autonomia por parte de qualquer pessoa ou cidadão, bem como para a construção da identidade civil, na aquisição do reconhecimento social”, diz.