O Ampliar, programa social que conta com o apoio logístico do Secovi-SP, e o Seconci-SP (Serviço Social da Construção Civil do Estado de São Paulo) acabam de celebrar convênio com o objetivo de estabelecer e difundir políticas e iniciativas nas áreas de educação, saúde e cultura para jovens e adolescentes em situação de risco social.
O acordo foi assinado em solenidade realizada na sede do Seconci-SP, na capital paulista, na quarta-feira, 25 de março, com a presença dos presidentes das entidades parceiras, Maria Helena Mauad (Ampliar) e Sergio Porto (Seconci-SP), e Claudio Bernardes (Secovi-SP), além de diretores do Sindicato e conselheiros das instituições.
“O Seconci sempre colaborou muito com o Ampliar, desde a primeira unidade, quando havia problemas sérios de saúde. Naquela época, mandavam uma unidade móvel, que fazia a triagem e o atendimento. Só tenho a agradecer. Independente de convênio, estamos abertos a contribuir. Se forem necessárias adaptações ou alterações, o que estiver dentro de nossas possibilidades será feito com prazer”, afirmou Maria Helena Mauad.
Claudio Bernardes ressaltou o potencial do serviço oferecido pelo Seconci. “Embora conhecesse há muito tempo, não tinha ideia da dimensão, da magnitude. É um trabalho fabuloso, fantástico, muito bem administrado e merece o nosso apoio”, disse.
Para Sergio Porto, o apoio de todos é fundamental para que a instituição continue prestando um atendimento de qualidade ao trabalhador da construção, setor que em muito contribui para o desenvolvimento do País. Também destacou o trabalho realizado pela presidente do Ampliar, do qual é “fã ardoroso há muitos anos”, e o apoio do Secovi, entidade que considera como referência do setor no Brasil.
Após a assinatura do convênio, os convidados participaram de uma visita monitorada às dependências do Seconci, acompanhados pelos presidentes do Seconci e do Secovi-SP.
Iniciativas conjuntas
A parceria firmada visa intensificar e expandir os cursos disponibilizados pelo Ampliar, que passam a ser ministrados também em todas as unidades do Seconci-SP no Estado de São Paulo. Atualmente, a grade oferecida a jovens de 16 a 28 anos em duas unidades do programa social instaladas na Capital (Brigadeiro e Grajaú) inclui, dentre outros cursos: Assistente Administrativo, Web Design, Auxiliar de Escritório e Recepcionista, Assistente de Cabeleireiro, Manicure, SPA de Unhas + Unhas de Porcelana, Auxiliar Administrativo, Informática Básica, Auxiliar de Escritório e Desenvolvimento de Matriz Serigrafia e Impressão Serigrafia.
Conforme prevê o convênio, as estratégias curriculares serão definidas pelas duas instituições. Para cursos nas áreas de saúde, segurança do trabalho, qualidade e outras relacionadas, o Seconci-SP irá disponibilizar, quando necessário, profissionais especializados, que irão atuar como voluntários. Também estão previstos atendimento assistencial (médicos, dentistas, psicólogos) e palestras educativas sobre saúde, prevenção a doenças, alcoolismo, tabagismo, além de demais temas, a jovens e adolescentes inseridos nos programas do Ampliar.
Sobre as entidades
Ampliar – Programa com 25 anos de atividades voltadas à formação e profissionalização de jovens em situação de risco social, que tem apoio logístico do Secovi-SP (Sindicato da Habitação). Desde sua fundação, o Ampliar contabiliza 48 mil formados, 70 mil certificados, em parceria com o Senai, e índice de empregabilidade em torno de 70%, em duas unidades instaladas na capital (Brigadeiro e Grajaú).
Seconci-SP – Braço social da construção civil, o Seconci-SP oferece atendimento médico-ambulatorial e odontológico para os trabalhadores do setor e seus dependentes. Com sede na capital, mantém unidades ambulatoriais no ABC, Campinas, Cubatão, Piracicaba, Praia Grande, Ribeirão Preto, Riviera de São Lourenço, Santos, São José dos Campos, Sorocaba e Bauru.