Reinventar é a palavra de ordem! Desde o início da quarentena, mais de 145 horas de conteúdo foram produzidas pela diretoria do Secovi-SP em 81 lives, em forma de entrevistas, debates, palestras e encontros virtuais.

A adaptação aos meios digitais foi praticamente automática e as lives cumpriram, dentre outros, o importante papel de levar esclarecimento e orientação em um momento especialmente delicado, em que o dia a dia de empresários, profissionais do setor e da sociedade como um todo mudou de uma hora para a outra.

De questões mais sensíveis a entrevistas com especialistas da indústria imobiliária e autoridades públicas, esses ‘encontros virtuais’ preencheram uma importante lacuna e possibilitaram à entidade cumprir sua missão em defesa das empresas e pelo fortalecimento do setor.

Desde os primeiros dias de quarentena, manteve associados, representados e demais interessados nas atividades imobiliárias atualizados sobre as iniciativas do Secovi-SP e as medidas adotadas pelas diversas instâncias do poder para aliviar os impactos da crise provocada pela pandemia do novo coronavírus.

Tecnologia e segurança

Ainda falando sobre aprendizados, a percepção é de que as ferramentas de transmissão ao vivo vieram para ficar. Facilidade de uso, acesso irrestrito, alcance, economia de tempo e de recursos são apenas algumas das vantagens que justificam a manutenção e a continuidade de uso das plataformas, tanto para lives quanto em videoconferências.

Com a flexibilização da quarentena na capital e em algumas cidades do interior paulista a partir de junho, as atividades imobiliárias (escritórios e estandes de vendas) foram retomadas, ainda que de maneira parcial e seguindo rígidas regras estabelecidas pelos protocolos sanitários. Com isso, as transmissões continuaram acontecendo, com boa audiência, apesar de menor frequência.

“As lives se consolidaram como um instrumento de comunicação com nossos associados e representados durante o período de isolamento social, diante das restrições para a realização de eventos e encontros in loco”, afirma Basilio Jafet, presidente do Secovi-SP. “Elas foram fundamentais para que pudéssemos informar, orientar e esclarecer aqueles que atuam nos diversos segmentos do setor, bem como demais agentes do mercado imobiliário”, complementa.

Os debates e encontros virtuais, segundo ele, ajudaram a disseminar as ações do Sindicato da Habitação em diversos municípios e, ainda, contribuíram para a difusão de conhecimento sobre o setor. Empresários e profissionais da indústria imobiliária tiveram acesso a informações de qualidade e puderam compartilhar não só preocupações, mas também ideias e soluções para enfrentar os efeitos da crise provocada pela pandemia.

Em quatro meses, um público superior a 12 mil pessoas acompanhou as lives realizadas pela presidência e pelas vice-presidências da entidade, sobre variados e importantes temas ligado às atividades imobiliárias ou às decisões governamentais. “E grande parte desse rico conteúdo acumulado da quarentena e também após a flexibilização está à disposição para consulta, a qualquer momento, no canal do Secovi-SP no Youtube”, conclui o presidente. «

Fonte: Reportagem publicada na edição 307 da Revista Secovi-SP.