Por meio da vice-presidente de Tecnologia e Sustentabilidade, o Secovi-SP recebeu na manha de hoje, 27/11, os arquitetos Marcela Rocha, do escritório belga A2M Architecture, e Rafael Assiz, do escritório brasileiro JAA. A abertura do encontro foi feita pelo vice-presidente Carlos Borges, que destacou a importância do tema, que foi compartilhado pelos dois arquitetos. Antes da apresentação dos convidados, a gerente de Sustentabilidade e ESG do Secovi-SP, a engenheira Patrícia Bittencourt, ministrou palestra sobre “Edificações e o impacto no ambiente construído”.
A engenheira contextualizou, falando sobre a importância de olhar o ambiente construído de uma forma diferente. “Precisamos entender os impactos das edificações neste cenário em que teremos de conviver com as mudanças climáticas e o aquecimento global”, disse Patrícia, mostrando o crescimento do volume de concentração de gases de efeito estufa e o consequente aumento da temperatura.
“Os edifícios têm impacto em todo ciclo de vida, desde a fase de projeto e construção até o uso e a operação, com as pessoas já morando. Os diversos agentes podem contribuir para a olhar a construção de uma forma mais sistêmica, olhando esse cenário das mudanças climáticas”, afirmou, acrescentando que o planejamento urbano sustentável é fundamental.
“Ao projetar a edificação, é preciso pensar na sustentabilidade. E, na fase de construção, dimunir resíduos, utilizar tecnologias como BIM, construção modular, entre outras técnicas”, salientou Patrícia, que chamou a atenção para um dos principais desafios das empresas do setor imobiliário para chegar à regeneração, equilibrando os riscos ambientais, sociais e econômicos. Adiciona a isso o valor compartilhado, diminuindo os impactos negativos. “Agora, temos a oportunidade de olhar e aprender sobre a arquitetura regenerativa e entender como o setor imobiliário pode contribuir para geração do valor sistêmico.”
Arquitetura regenerativa – O arquiteto Rafael Assiz, sócio do JAA, contou sobre a história do escritório de arquitetura, fundado em 2005. Em cinco concursos de arquitetura, o escritório foi finalista em dois deles. Segundo ele, essas premiações abriram portas para o escritório entrar no mercado imobiliário.
encontro tem como objetivo apresentar a Arquitetura Regenerativa como uma abordagem inovadora que contribui para a mitigação das mudanças climáticas e a regeneração de ecossistemas urbanos e naturais e, ainda, proporcionar um espaço para debate e interação, permitindo que os participantes discutam os desafios e impactos dessa abordagem na criação de ambientes urbanos mais sustentáveis e resilientes.
A conferência, que acontece na mesma semana da Missão Econômica da Bélgica ao Brasil, irá explorar o conceito utilizado pelo escritório belga A2M, demonstrando como a arquitetura regenerativa permite ir além da sustentabilidade, projetando com o clima, com a natureza e com as pessoas. Serão apresentados projetos de diversas tipologias e escalas, com destaque para o recente projeto submetido ao concurso para o novo Centro Administrativo do Governo do Estado de São Paulo, desenvolvido em colaboração com o escritório brasileiro JAA.
Serão apresentados projetos de diversas tipologias e escalas, com destaque para o recente projeto submetido ao concurso para o novo Centro Administrativo do Governo do Estado de São Paulo. Na abertura, a gerente de Sustentabilidade e ESG do Secovi-SP, Patrícia Bittencourt, ministra palestra sobre “Edificações e o impacto no ambiente construído”.
Confira algumas fotos do evento: