As assembleias virtuais têm despontado como alternativas às presenciais face à imposição do distanciamento social provocado pela pandemia. Porém, o tema ainda é cercado de dúvidas por parte de síndicos e condôminos, principalmente quando se fala de condomínios cujas convenções não preveem a modalidade eletrônica de assembleia.
Para a advogada Moira Toledo, diretora executiva da vice-presidência de Administração Imobiliária e Condomínios do Secovi-SP, é possível realizar assembleia eletrônica, desde que a convenção não a proíba.
“A assembleia virtual é muito democrática, porque viabiliza ainda mais o comparecimento dos condôminos. Há casos em que o número de presentes tem dobrado. Em outros, até mesmo atingido o quórum de 100%”, disse, em Live Secovi-SP sobre o assunto, promovida pela regional do Secovi Bauru.
“Felizmente, temos notado como tecnologias que já eram acessíveis, porém pouco utilizadas, têm ganhado espaço no dia a dia das pessoas e das empresas”, pontua Riad Elia Said, diretor regional do Secovi em Bauru.
Jaques Bushatsky, diretor de Legislação do Inquilinato do Secovi-SP, falou sobre problemas no isolamento social dentro dos condomínios e como os síndicos podem combatê-lo.
Assista à integra da live no canal do Secovi-SP no YouTube.