Estiveram presentes o vice-governador de São Paulo, o prefeito de Santos, parlamentares, secretários municipais, vereadores, dentre outros

 

Ely Wertheim, Angela Paiva (Regional SJ Campos), Felício Ramuth, Rogério Santos e Frederico Marcondes

A Regional do Secovi-SP em Santos promoveu encontro para debater a Reforma Tributária e os Impactos no Mercado Imobiliário. O evento, realizado no dia 10 de setembro, reuniu mais de 100 participantes e contou com a presença do vice-governador de São Paulo, Felício Ramuth; do deputado federal Paulo Alexandre Barbosa; do prefeito de Santos, Rogério Santos; do presidente executivo do Secovi-SP Ely Wertheim; do vice-presidente do Interior do Secovi-SP, Frederico Marcondes César; vereadores, secretários municipais e outras autoridades locais.

                                         Foto/crédito: Alexandre Carvalho_Governo do Estado de SP

Felício Ramuth falou sobre o PPI, programa destinado à atração de investimentos privados em serviços públicos, a fim de fomentar o desenvolvimento social, econômico, tecnológico, ambiental e industrial no Estado. A ‘carteira’ possui 35 projetos nas áreas de mobilidade urbana, águas e energia, rodovias e social (em diversos segmentos), 48 leilões programados e investimento estimado de mais de R$ 470 bilhões.

Em seu discurso, Ely Wertheim fez um breve histórico da atuação do Secovi-SP e de entidades do setor em relação à reforma tributária, a fim de evitar impactos nas atividades imobiliárias. Citou os avanços no texto aprovado na Câmara dos Deputados e os desafios a serem vencidos durante a tramitação no Senado.

O advogado tributarista Rodrigo Dias, membro do Conselho Jurídico do Secovi-SP, explicou as mudanças propostas pelo setor e ressaltou os efeitos de eventual aumento da carga tributária na oferta e no preço da moradia.

“Os empresários presentes saíram do encontro com uma maior clareza sobre a possíveis dificuldades que deverão enfrentar nos próximos anos com as mudanças tributárias que estão para entrar em vigor, afirmou Carlos Meschini, diretor Regional do Secovi-SP em Santos.

Ainda durante o evento, os dados do mercado imobiliário da Baixada Santista no segundo trimestre foram apresentados e analisados por Marcelo Luís Gonçalves, sócio consultor da Brain Inteligência Estratégica.