O seguro fiança – ou seguro aluguel, como é conhecido – continua sendo a garantia mais abrangente e sólida para auxiliar no processo de locação. De acordo com um levantamento feito pela Rede Imobiliária Secovi, entre os dias 27 de maio e 7 de junho deste ano, 87% dos locatários da capital paulista e do interior de São Paulo acreditavam, àquela época, que sua situação financeira seria impactada pela diminuição de renda, aumento de dívidas e despesas extras.
Meses depois, conforme levantamento da Porto Seguro, cerca de 24,3 mil inquilinos foram beneficiados pelas renegociações por meio do seguro aluguel da companhia entre abril e outubro. Em valores totais, foram cerca de R$ 50 milhões em aluguéis de imóveis residenciais e comerciais de todo o Brasil.
Ao aderir ao seguro aluguel, inquilinos, proprietários e imobiliárias contam com diversos benefícios. “O primeiro deles é a substituição do fiador ou caução, reduzindo assim a burocracia e o constrangimento deste processo, seguido pela facilidade de contratação, que dispensa comprovação de renda e envio de documentação. Além disso, oferece à imobiliária e ao proprietário maior segurança, ao transferir a responsabilidade do pagamento do aluguel para a seguradora em caso de inadimplência”, avalia Nelson Aguiar, superintendente de Riscos Financeiros e Capitalização da Porto Seguro.
O produto também traz uma série de coberturas que ampliam as garantias aos envolvidos no processo de locação. Para o proprietário, oferece o pagamento de aluguéis em caso de inadimplência, garantias adicionais para encargos mensais (IPTU, água, gás e luz), multa moratória, danos ao imóvel e pintura interna e externa. Para o inquilino, concede descontos em transportadoras e serviços emergenciais gratuitos para o imóvel alugado, como mão de obra de encanador, eletricista, chaveiro e assistência para equipamentos eletrônicos.
Além do seguro fiança tradicional, a Porto Seguro oferece também o Aluguel Essencial, uma versão mais econômica, simplificada e com benefícios exclusivos. O produto – que também visa alcançar as pessoas que procuram por imóveis para o primeiro aluguel – oferece as principais vantagens da modalidade, entre elas a substituição do fiador ou caução e a transferência de responsabilidade do pagamento do aluguel para a seguradora em caso de inadimplência.
“É uma solução que proporciona uma experiência simples e ágil, para que eles concretizem suas locações neste momento”, afirma Aguiar, completando que, nessa modalidade, o processo de aprovação do cliente ocorre automaticamente no momento do cálculo, com quatro informações: cidade, Estado, CPF e valor do aluguel.
Facilidades – Os clientes que contratam o Porto Aluguel têm acesso à análise de perfil 100% on-line para locação de imóveis residenciais. O parecer ocorre na mesma hora, tornando o processo mais simples e rápido. “É uma maneira de garantir mais agilidade e comodidade no momento de fechar o contrato de aluguel”, destaca Nelson Aguiar.
Além disso, em caso de imprevistos, a seguradora flexibiliza o prazo de aviso de sinistros e incentivos às negociações. Imobiliárias e proprietários de imóveis podem oferecer aos inquilinos, que realizaram a locação com a garantia do Porto Aluguel, a possibilidade de pagarem os aluguéis em atraso ou a vencer em até dez vezes no cartão de crédito, assim como os encargos da locação. Independentemente do número de parcelas pagas pelo cliente, a imobiliária recebe os valores à vista. A possibilidade do aluguel parcelado é válida desde que o inquilino não tenha sinistros abertos.
Revista Secovi-SP 310 Outubro/Novembro 2020.