Bauru ficou na 35ª posição no ranking das melhores cidades do País para empreender. É o que mostra o Índice de Cidades Empreendedoras (ICE) 2020, organizado pela Endeavor, e divulgado no final de janeiro. A última versão foi ampliada e passou a englobar os 100 maiores municípios brasileiros com grande cultura de abertura de negócios.
A pesquisa avaliou 60 indicadores municipais, divididos em sete pilares para o crescimento de um negócio: ambiente regulatório, infraestrutura, disponibilidade de crédito, mercado, formação da mão de obra, inovação e cultura empreendedora. Apesar de a cidade de São Paulo se manter em primeiro lugar, o estudo traz dados positivos ao mostrar o potencial crescente de desenvolvimento e promoção de atividades empreendedoras em municípios que não são capitais. Completam a lista das dez cidades que lideram o ranking: Florianópolis (SC), Osasco (SP), Vitória (ES), Brasília (DF), São José dos Campos (SP), São Bernardo do Campo (SP), Jundiaí (SP), Porto Alegre (RS) e Rio de Janeiro (RJ).
De acordo com o ICE, um dos grandes fatores para essa expansão foi a crise sanitária causada pela Covid-19. O trabalho à distância e os desafios econômicos incentivaram o crescimento da cultura empreendedora no País. “Dados como este, que colocam Bauru numa posição vantajosa em relação a diversos municípios, nos orgulha e nos motiva a buscar novas conquistas e mais desenvolvimento para a cidade, fomentando mais empregos e renda para a população”, comenta Riad Elia Said, diretor regional do Secovi.