Em março ocorreu, em Brasília, o primeiro evento do ciclo de Seminários de Gestão Empresarial Estratégica e Responsabilidade Social, que é promovido pelo Fórum de Ação Social e Cidadania (Fasc) da CBIC, em parceria com o Sesi-DN. Os objetivos principais dos oito seminários é disseminar a importância dos conceitos de responsabilidade social empresarial e de investimento social privado para que as empresas da indústria da construção civil possam incorporar ao seu modelo de negócio.

O evento de Brasília foi o primeiro seminário do ciclo que contou com o apoio local do Sinduscon-DF e Seconci-DF. Serão realizados ainda sete seminários nas cidades de Palmas, Goiânia, Belo Horizonte, Salvador, Rio de Janeiro, Fortaleza e Curitiba até 23/4.

A presidente do Fasc/CBIC, Ana Claudia Gomes, reforça que é uma proposta de amadurecimento de gestão das empresas. “A construção já amadureceu muito esse conceito de responsabilidade social empresarial, mas ainda precisamos melhorar”. 

Teoria e prática

O palestrante João Paulo Vergueiro abriu o seminário com a palestra “Estratégica Empresarial e Responsabilidade Social na Indústria da Construção”. Vergueiro apresentou conceitos acadêmicos e casos de Responsabilidade Social Coorporativa e ainda deu dicas importantes para as empresas que ainda não identificaram como colocar em prática o conceito. “Para saber o quanto a empresa falta para se aprimorar, sugiro que façam uma auto avaliação a partir dos indicadores Ethos e com base no ISO 26.000”, destacou. O Instituto Ethos é uma organização da sociedade civil brasileira que é referência no tema.

E para finalizar o ciclo de Brasília, o gerente nacional de Sustentabilidade e Responsabilidade Socioambiental da Caixa, Jean Rodrigues Benevides, apresentou a palestra “Iniciativas de Responsabilidade Socioambiental da Caixa no Crédito para Infraestrutura e Habitação”. O representante da Caixa mostrou que é possível colocar em prática o conceito de Responsabilidade Social nas empresas do setor da construção.  

Benevides fez também referências às ações voltadas para a sustentabilidade e os impactos da Cadeia da Construção Civil. “Hoje, 75% dos produtos utilizados pela construção civil são provenientes de recursos naturais. O investimento na sustentabilidade tem que ser pago por essa economia”, ressaltou.

As apresentações estão disponíveis nos links abaixo:

 
João Paulo Vergueiro, clique aqui

Jean Rodrigues Benevides, clique aqui

 

Fonte: CBIC

]]>