Pelo nono ano consecutivo, muitas crianças em situação de risco social celebraram o Natal de 2011 com presentes, graças à Campanha do Brinquedo do Projeto Ampliar, instituição que conta com o apoio logístico do Secovi-SP (Sindicato da Habitação). Os oito mil brinquedos arrecadados foram entregues a dez entidades da Capital, entre abrigos, creches e comunidades, além de moradores de rua.

Uma delas foi a Instituição de Amparo à Criança Asas Brancas, que cuida de 40 crianças e adolescentes, de 0 a 17 anos. Superando a cada ano a fartura e a criatividade na organização das festividades natalinas, Michel Castanho Dugaich, administrador da ONG há 3 anos, relatou que foram feitas cinco ceias nos dias 23, 24, 25 e 31/12 e também em 1º/1.

“Muitas empresas e entidades nos ajudaram, doando desde alimentos até roupas e brinquedos, como o Projeto Ampliar. Montamos kits de presentes para cada uma de nossas crianças, contendo brinquedos, roupas, utensílios para praia e material escolar”, contou Michel.

A ceia do dia 23/12 foi, nas palavras do administrador, uma grande celebração. “Participaram 150 pessoas, entre crianças e adolescentes atendidos, diretoria e funcionários da instituição e seus parentes. Tivemos até show sertanejo ao vivo. Foi uma festa maravilhosa, a molecada gostou muito. A ONG acaba virando a casa, a família deles”, disse.

As doações para a nona edição da Campanha do Brinquedo foram feitas por meio de 50 postos de coleta – escritórios e regionais do Secovi-SP, administradoras de condomínios, imobiliárias e edifícios comerciais –, Festa do Síndico, outros eventos e gincana dos funcionários do Sindicato e a tradicional Carreata do Brinquedo, que percorreu o bairro dos Jardins, na Capital, no dia 4/12.

A Campanha do Brinquedo contou com patrocínio da R Yazbek, Isover Saint Gobain e Scopel, e apoio da Granero, Sintracon, Rebouças, Gráfica Ibraphel, Big Riso, CET e Polícia Militar.