O novo Código de Processo Civil, em vigor desde março, trouxe mais eficiência e rapidez para os casos de inadimplência em condomínios. Com o objetivo de fomentar o debate sobre “Protesto de Encargos Condominiais”, a Regional do Secovi em Campinas promoveu, no dia 16/8, o Ciclo de Palestras Secovi “Dia do Administrador de Condomínios”, com Reinaldo Velloso dos Santos, tabelião do 3º Cartório de Protesto do município. O encontro reuniu profissionais do setor e outros interessados no tema.
“A pessoa que tem dívida prioriza o pagamento daquilo que causa mais transtornos para ela. Antes da nova legislação, essa despesa estava em último na lista de prioridades”, destacou Reinaldo. Segundo ele, contribuir com os gastos do condomínio é um dever daquele que figura na matrícula do imóvel. “No caso de locação, a nossa sugestão é que o proprietário pague essa conta, pois é o nome dele que está exposto à inadimplência.”
Kelma Camargo, diretora de Administração Condominial da Regional do Secovi em Campinas, enfatizou a eficácia desse instrumento de cobrança: “O processo, feito pela internet, é fácil, ágil e eficiente. Como resultado, há redução significativa do número de ações na Justiça”.
O debate ainda contou com a presença de Alexandre Arcaro, tabelião do 1º Cartório de Protesto, e Rogério Venturinelli, gerente de Relacionamento do Distribuidor de Protesto na cidade.