Especialistas destacam crescimento do setor em 2024, mas alertam para desafios em 2025, com crédito mais caro e incertezas econômicas
O Secovi-SP realizou nesta quarta-feira, 26/2, o webinar para divulgação da Pesquisa do Mercado Imobiliário do Interior, da Baixada Santista e da Região Metropolitana de São Paulo, referente ao 4º trimestre de 2024. Em evento on-line, foi apresentado um panorama do setor, com destaque para os números de lançamentos, vendas, estoque e valor do metro quadrado em 41 municípios paulistas.
O economista-chefe do Secovi-SP, Celso Petrucci, destacou que o retrato do mercado em 2024 foi saudável, mas alertou para um cenário mais desafiador em 2025. Entre os fatores inibidores, estão o encarecimento do crédito imobiliário – que impacta principalmente imóveis de classe média –, a indefinição sobre a política fiscal e ao aumento da taxa de juros. Ele reforça que a poupança e o FGTS continuam sendo as principais fontes de recursos para o setor.
Sobre os dados do Interior, Guilherme Werner, sócio consultor da Brain Inteligência Estratégica, disse que 2024 foi marcado pela retomada dos lançamentos, com vendas superando as novas ofertas. A região de Campinas se consolidou como a mais dinâmica, e todas as demais apresentaram forte desempenho de imóveis enquadrados nos parâmetros do programa Minha Casa, Minha Vida. Werner ressaltou que o último trimestre foi o melhor em valores lançados, com vendas de unidades se mantendo em patamar estável.
Coordenador do webinar, o vice-presidente do Interior do Secovi-SP, Frederico Marcondes Cesar, alertou para os desafios que o mercado imobiliário deverá enfrentar em 2025, com previsão de cenário mais difícil em relação ao ano anterior.