Os cuidados com o condomínio devem ser redobrados nos dias de Carnaval, período em que famílias inteiras costumam se ausentar da cidade. O vice-presidente de Administração Imobiliária e Condomínios do Secovi-SP, Hubert Gebara, ressalta que algumas medidas simples podem ajudar na prevenção de eventuais ocorrências.
Se o síndico for viajar, deve verificar o funcionamento dos equipamentos de segurança do condomínio, como câmeras e luzes de emergência. Neste caso, deve transferir a responsabilidade da gestão do condomínio para o subsíndico e informar ao zelador o endereço e os telefones do local de descanso, de maneira a permitir a rápida localização em caso de emergência. “Se o subsíndico também for viajar, a responsabilidade passa a ser de um dos conselheiros”, orienta.
Outra dica importante é que os zeladores devem ter em mãos os telefones da Polícia Militar, da Polícia Civil, do Corpo de Bombeiros, da Comgas, de encanadores, eletricistas e profissionais da área de manutenção de elevadores.
Também não se deve deixar luzes acesas. O ideal é pedir a um vizinho que recolha jornais e correspondências, não permitindo o acúmulo de papeis na porta das casas e apartamentos. Além disso, Gebara orienta a não dar folga para empregados, já que este é um período crítico. “Ao contrário, é preciso redobrar as recomendações para atenção com a vigilância”, conclui.