Com apoio institucional do Sindicato da Habitação, a Proempi (Associação das Empresas e Profissionais do Setor Imobiliário) – representante do Secovi-SP em Jundiaí e região – lança nesta sexta-feira, 14/11, às 9 horas, a cartilha “Construção Consciente – Economia de Água”. O evento será no Auditório do DAE (Rodovia Vereador Geraldo Dias, 1500, Vila Hortolândia, Jundiaí/SP).

O material, que será distribuído em condomínios de Jundiaí, traz orientações sobre as manutenções que síndicos e moradores podem fazer sem a intervenção de profissionais para localizar vazamento ou desperdício de água. De forma simples, uma tabela ilustrada – com cálculos para uma família de 4 pessoas – reúne soluções com dados referentes à economia de água no mês, custos e tempo de retorno do investimento das novas tecnologias sugeridas.

Segundo o idealizador da cartilha, Ricardo Benassi, presidente da Proempi e diretor da Regional do Secovi em Jundiaí, as soluções em tecnologia para economizar água é o resultado de anos de pesquisa e dedicação por parte de fabricantes que atendem a construção civil nos segmentos de metais, plásticos e louças. “A Proempi, como entidade que envolve o setor da construção civil, não poderia deixar de ser instrumento para divulgar essas soluções”, destacou. “A cartilha traz, de maneira didática, alternativas fáceis de serem implantadas com vantagens para o bolso da família e para o meio ambiente”, completou.

A cartilha traz novas sugestões para a troca, por exemplo, da atual bacia sanitária de 12 litros, por bacias acopladas, com acionamento de 3 e 6 litros por uso. Em imóveis que já possuem este equipamento é possível ainda instalar o conversor de duplo acionamento. “A descarga é responsável por 14% do consumo de água em uma residência, sendo que 80% das vezes é para escoar líquidos”, explicou Benassi.

Torneiras e lavatórios também podem economizar água. “Aqui a solução que encontramos é a instalação do arejador, que mistura água e ar dando a sensação de maior volume”, acrescentou o presidente da Proempi, que destacou ainda que, para pias e lavatórios, existem outras soluções como o dispersor e o restritor. “A cartilha traz ainda os valores praticados pelo mercado, com referência ao menor preço encontrado”, completou Ricardo Benassi. Confirme sua presença através do e-mail proempi@proempi.org.br ou pelo telefone (11) 4586-3535.