SENADO FEDERAL
Quinta-feira, 27 de março de 2014.
Da Redação e Da Rádio Senado
O senador Casildo Maldaner (PMDB-SC) defendeu, nesta quinta-feira (27), em Plenário, a aprovação de proposta, de sua autoria, que permite aos trabalhadores aposentados que permanecem na ativa recuperar as contribuições adicionais feitas à Previdência.
O senador explicou que o aumento da expectativa de vida e o viés econômico fazem com que, cada vez mais, os aposentados retornem ao mercado de trabalho. Casildo citou levantamento do Instituto Somatório, segundo o qual 25% dos aposentados precisam retornar à ativa para complementar sua renda.
– Há, sem dúvida, um viés econômico. É um momento da vida em que os compromissos são elevados: despesas médicas, remédios e uma série de cuidados especiais que exigem grande suporte. Isso sem mencionar outras despesas fundamentais como aluguel, alimentação, entre outras.
Casildo Maldaner explicou que a soma do benefício original do aposentado, com a devolução da contribuição realizada no período adicional de trabalho, não deve ultrapassar o teto do Regime Geral da Previdência Social, o “tetinho”. Ele ressalta que devolução é uma questão de justiça e representa um ganho real na aposentadoria, já que o valor total retornará em parcelas mensais.
Agência Senado
(Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)