O Conselho Brasileiro de Construção Sustentável (CBCS), em parceria com o Ministério do Meio Ambiente, apresentou em 4/11 em São Paulo, durante o 7º Simpósio Brasileiro Construção Sustentável, o estudo “Aspectos da Construção Sustentável no Brasil e Promoção de Políticas Públicas” que propõe uma série de diretrizes técnicas e objetivas para que políticas públicas futuras contribuam com o direcionamento de práticas para uma construção civil mais sustentável.

Focado nos temas Água, Energia e Materiais, o estudo de 132 páginas apresenta aspectos vulneráveis da construção civil brasileira em relação às iniciativas sustentáveis para, em seguida, sugerir mudanças voltadas aos profissionais e aos órgãos públicos.

Além de informar quais programas de financiamento para projetos de eficiência energética existem no Brasil, o documento reúne informações sobre as principais certificações voluntárias de construção sustentável, incluindo a LEED, AQUA, Selo Casa Azul, e PBE Edifica.

O estudo foi elaborado por comitês temáticos do Conselho, que contou com a participação de entidades do setor, empresas, acadêmicos e representantes de órgãos estatais. O objetivo da publicação, que está disponível para download gratuito, é dar início ao debate relativo às ações públicas de construção sustentável.

Fonte: Piniweb, 6/11/2014